INSS cria serviço para a entrega de documento que falta para concluir análise de processos segurados
Todos os segurados do INSS, Institto Nacional do Seguro Social têm uma nova alternativa para entregar a documentação que falta para concluir a análise de seus requerimentos.
Como as agências da Previdência continuam fechadas por causa da pandemia do coronavírus , o Instituto decidiu estender para todo o país o serviço chamado Exigência Expressa.
A entrega de documentos por esse meio alternativo será viabilizada pela colocação de urnas na entrada das agências.
O interessado deposita, na unidade mais próxima de sua residência, cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS.
A medida foi adotada porque desde março não está sendo possível fazer atendimento presencial – apenas remoto, conforme o decreto de situação de emergência provocada pela pandemia.
Diante do problema, o INSS identificou a necessidade de buscar alternativa para facilitar a vida do cidadão cujos processos não avançam porque ele precisa cumprir a exigência para que a análise possa ser concluída.
A Exigência Expressa já vinha sendo adotada como piloto em São Paulo, desde o início de julho, para agilizar a conclusão dos processos que dependem da apresentação de algum documento faltante.
O novo sistema, apelidado de INSS Thru , começou a ser adotado em outros estados e já se encontra disponível em 803 municípios, sendo 215 em São Paulo, 158 na região Sul e 430 no Nordeste.
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