Conselho Tutelar e a pandemia
Com o isolamento social, necessário ao combate à pandemia do novo coronavírus, o Conselho tutelar tem ação muito importante para que não sejam necessárias medidas drásticas em determinados casos. Uma ação preventiva dos conselheiros pode evitar a ocorrência de casos em que qualquer reparo não será suficiente, como nas ocorrências de abusos sexuais de crianças e adolescentes. Por mais que se busque a reparação, não se consegue retornar ao “antes de acontecer” e a marca fica, por mais que se tente apagá-la.
Assim como existe campanha em nível nacional para a prevenção à violência doméstica, é necessário que ocorra a prevenção à prática de crimes contra as crianças e adolescentes das nossas cidades.
O Conselho Tutelar pode exercer um trabalho de fundamental importância nesta prevenção. Uma das maneiras de fazer isto é realizar as chamadas “rodas preventivas”, indo onde o problema pode ocorrer. É estabelecer contatos com a vizinhança das famílias em situação de vulnerabilidade.
Uma outra maneira de atuar nestes casos é provocar uma corrente de informações do que pode ocorrer com nossas crianças e adolescentes se todos não atuarem para coibir abusos.
Todos somos responsáveis pela integridade das crianças e adolescentes e os conselheiros tutelares têm poder e mecanismos para levar essas informações onde elas devem chegar. Ajudem a dizer não aos crimes contra as crianças e adolescentes e, também, contra as mulheres. Uma sociedade sadia cuida das crianças, dos adolescentes, das mulheres e das famílias. Pensem nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário