sexta-feira, 21 de agosto de 2020

DICAS PARA PASSEIOS CICLISTICOS EM MEIO À NATUREZA




DICAS PARA PASSEIOS CICLISTICOS EM MEIO À NATUREZA

Com o início do período pandêmico, causado pelo COVID-19, muitas rotinas e atividades do cotidiano da sociedade sofreram mudanças. Uma das principais alterações, foi o distanciamento social e limitação de funcionamento de diversas atividades e estabelecimentos.

Nesse sentido, como forma de manutenção da saúde e de lazer, muitas pessoas, até famílias inteiras, aderiram novas práticas de atividades físicas. Vamos falar de uma delas, que conseguiu enorme adesão, e está sendo muito praticada principalmente em ambientes rurais em meio à natureza.

Com essa nova prática esportiva e de lazer massivamente cultuada nos últimos tempos, necessário se faz repassar algumas dicas de preservação ambiental, da prática do ciclismo e de segurança. Assim, em parceria   com praticantes mais experientes da atividade, a Polícia Militar de Meio Ambiente, por meio do Pelotão de Lavras, vem repassar algumas informações que pode contribuir para um melhor e mais saudável passeio ciclístico.

• *PEDALE SEMPRE EM COMPANHIA DE ALGUEM, E COMUNIQUE SOBRE SEU PASSEIO*
Evite sair isoladamente, dê preferência para passeios coletivos, mas se for sozinho, avise o trajeto que irá percorrer e horários de saída e previsão de chegada a uma pessoa conhecida para que, em algum caso de necessidade ou imprevisto, possa ser encontrado. Levar pessoas conhecidas para as trilhas é sempre bom. Além da diversão de realizarem o percurso juntos, é ótimo ter alguém por perto em caso de necessidade.

• ESTEJA PREPARADO PARA O DESAFIO
Prepare a sua musculatura antes para praticar o passeio ciclístico. Dependendo do passeio que irá realizar, com até uma semana de antecedência, exija do seu corpo com pedaladas longas e percursos mais extensos e difíceis para que ele crie melhor resistência. A correta alimentação, juntamente com a boa noite de sono, são fundamentais para esse tipo de atividade.

Como o assunto é especialmente para iniciantes, você deve ter atenção em dois pontos iniciais, primeiro fazer uma avaliação médica para verificar sua condição fisiológica, e segundo se informar sobre a manutenção da sua bicicleta. Não precisa ser um especialista em mecânica, mas é recomendável que consiga realizar algumas tarefas básicas de manutenção.

• *CONHEÇA O LOCAL A SER PERCORRIDO*
Dê preferência para uma a trilha já conhecida por você ou por um colega. Para praticar o mountain bike, é fundamental para saber o que o espera. Converse com outros ciclistas que já fizeram o percurso para verificar se ele está compatível ao seu nível de habilidade. Cuidado especial para essa época, devido poeira e cascalho.

• EQUIPE-SE BEM
No mountain bike, não é diferente, então, além das vestimentas corretas, alguns equipamentos são indispensáveis para o ciclista, em qualquer modalidade, tais como: capacete, luvas, bermuda acolchoada, camisa de ciclista, joelheiras e cotoveleiras. Portanto, é sempre bom estar devidamente equipado e levar na mochila acessórios extras, como câmara de ar reserva e kit de ferramentas básico, para uma eventualidade. 

Sua bicicleta deve estar bem regulada e pronta para sua prática, mas, o primeiro e mais importante equipamento é um capacete adequado. Outros assessórios fundamentais são as luzes de sinalização, que fazem toda a diferença na segurança ao entardecer e à noite.

• RESPEITE SEUS LIMITES E DE SUA BICICLETA
Conheça os seus limites e de seus equipamentos. Não exagere no passeio. Querer fazer quilometragens cada vez maiores, pedalar em ritmo forte, passar por lugares mais rústicos, são desejos comuns de ciclistas, mas lembre-se que está sujeito a eventualidades.

• PREOCUPE-SE COM SUA ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO
Assim como em qualquer outro esporte, na prática de ciclismo, o cuidado com a alimentação e com a reposição hídrica  é muito importante, tanto para iniciantes, quanto para veteranos. De forma geral, quem pedala deve privilegiar uma alimentação rica em carboidratos e uma hidratação constante, em função do alto consumo calórico exigido pela atividade. Lembre-se de levar sua garrafa ou mochila de hidratação, pois vai precisar.

Outro ponto importante é cuidar da proteção à exposição solar, use protetores ou vestimentas adequadas.

• RESPEITE AS PROPRIEDADES E IMÓVEIS DE TERCEIROS
Ao fazer acessos em propriedades particulares, tente solicitar ou comunicar ao proprietário sobre a sua presença ali. Não sendo possível, tenha o bom senso de deixar o lugar nas mesmas condições que encontrou, fechando as porteiras e outras formas de bloqueio que encontrar.


• PRESERVE A NATUREZA
Quanto mais preservado o local que você for, mais prazeroso será seu passeio. Assim, nunca jogue lixo nos locais por onde pedalar, sempre recolha o lixo por você produzido e se possível o que encontrar pelo trajeto e deposite num local apropriado. 

Não ascenda fogueiras, há menos que seja necessário, e, logo após o uso, certifique-se que esteja totalmente apagada. Não recolha nada da natureza, pois pode, sem querer, causar um desequilíbrio naquele ecossistema, além de estar sujeito a sansões criminais e infracionais às normas ambientais.
Quando estiver em sua atividade, aproveite para vislumbrar as belezas naturais da nossa região, que vão desde pequenos riachos até lagos artificiais, de vegetações restarias até bosques com formação do bioma Mata Atlântica, além da riqueza da fauna.

Caso presencie algum ato de degradação ambiental, se possível, filme ou fotografe, inserindo coordenadas geográficas, acionando a Polícia Ambiental ou outro órgão de proteção ambiental.

Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças.
_“Rodrigo Milla”_

• PEDALE DE FORMA CONSCIENTE E SEGURA
Por mais intuitivo que seja no começo, não pedale perto do meio-fio, pois, isso traz um grande risco de acidentes, caso ocorra um simples toque da roda na guia. Durante seu trajeto, mantenha um distanciamento mínimo das laterais da pista, urbana ou rural.

Não pedale paralelamente com vários ciclistas, priorize pedalar em fila indiana ou, no máximo, em duplas. Pois, em sua maioria, as estradas são estreitas e você pode ser surpreendido com um veículo vindo na direção contrária. Evite desenvolver velocidades incompatíveis com a via, visando evitar algum acidente, pois outras pessoas podem não ter reflexo suficiente, e isso pode acarretar em pessoas vitimadas.

Considerando que passamos por um período de pandemia, causado pelo COVID-19, evite aglomerações, ou a proximidade com outras pessoas, leve sempre sua máscara, se possível um frasco de álcool gel.
Evite ainda levar consigo objetos de valor, como uso de joias, volumes excessivos de dinheiro e outros objetos de valor, e de pouca significância para o passeio. Agindo assim, diminui os riscos de possíveis ações delituosas.
Para sua segurança, tenha um registro fotográfico de sua bicicleta e especialmente do número do quadro, pois em caso de extravio ficará mais fácil a localização e reconhecimento.

• FAÇA ALONGAMENTOS ANTES E DEPOIS DA ATIVIDADE
Não se esqueça dessa dica, pois vale ouro, sendo ignorada por muitos iniciantes. O alongamento, além de colocar seu corpo para movimentar antes do treino, vai aquecer seus músculos e prepará-los para a carga da pedalada, além de colaborar para o relaxamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário