domingo, 7 de fevereiro de 2021

►REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO E A ASSOCIAÇÃO CIRCUITO CAMPO DAS VERTENTES◄



—►O Programa de Regionalização do Turismo, idealizado e orientado pelo Ministério do Turismo (MTur), tem por objetivo principal apoiar a estruturação dos destinos, a gestão descentralizada e a promoção do turismo no país.
 
Em Minas Gerais, a política pública de Regionalização do Turismo está em desenvolvimento desde o ano de 2001, e é referência para os demais estados brasileiros no que tange à gestão da atividade turística.
 
Em 2003, os Circuitos Turísticos são institucionalizados por meio do Decreto 43.321, publicado em 08 de Maio, que considera o conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável.
 
Minas Gerais conta, atualmente, com 44 circuitos turísticos certificados, de acordo com a resolução 045/2014, envolvendo todas as regiões do estado, A certificação do Circuito Turístico Campo das Vertentes  foi assegurada, no dia 2 de junho de 2017, por meio das resoluções Setes 45/2014 e Setur 36/2016. 

Atualmente, por meio do Decreto nº 47.687, publicado em 2019, e da Resolução Secult nº16/2020, os Circuitos Turísticos são reconhecidos como Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), e, dessa forma, se tornam oficialmente executores, interlocutores e articuladores da descentralização e da regionalização do Turismo em Minas Gerais.

A Associação Circuito Turístico Campo das Vertentes [IGR Campo das Vertentes] é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem a responsabilidade de organizar o turismo regional gerando diálogo e projetos com entes públicos e privados e apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região a partir da atividade turística.

Envolvida diretamente com as prefeituras associadas e os empresários de estabelecimentos turísticos destes municípios, a IGR Campo das Vertentes atua há dois anos promovendo a melhor estruturação dos destinos turísticos associados e estimulando a circulação de turistas por toda região.

►DECLARÇÃO DE VALORES 

►MISSÃO DA ASSOCIAÇÃO CIRCUITO TURÍSTICO CAMPO DAS VERTENTES
Ser a principal instância de governança do seguimento turístico desta região do Estado, não apenas em potencializar a estruturação, a organização e a promoção da oferta turística dos municípios afiliados, mas em capacidade de promover mudança social nas comunidades receptoras da atividade turística.

►PRINCÍPIOS

A Associação Circuito Turístico Campo das Vertentes é livre, laica, apartidária e defende o respeito a princípios sem os quais uma sociedade não pode se desenvolver plenamente, como as liberdades individuais, a democracia, a livre iniciativa, os direitos humanos, o avanço da ciência e a preservação do meio ambiente.

►O TERRITÓRIO CIRCUITO TURÍSTICO CAMPO DAS VERTENTES

Este imenso e rico acervo a céu aberto, síntese do Brasil, oferece paisagens deslumbrantes, entrecortadas por montanhas, vales, rios, represas e cachoeiras.

O território abriga vários exemplos da arquitetura civil colonial e do ecletismo do final do século XIX e princípio do século XX, protegidos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

A formidável gastronomia mineira, as expressões populares e a genuína hospitalidade são algumas das marcas do povo da região Central e Sul de Minas Gerais.

O patrimônio natural é propenso à prática de esportes de aventura e de observação de espécies nativas dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

No turismo rural, os municípios associados ao Circuito Turístico Campo das Vertentes se destacam pelas belas paisagens e o ritmo tranquilo. As imponentes fazendas bicentenárias, além de cultivarem a terra com excelência, empreendem em técnicas de produção artesanal de alimentos, fermentados e destilados de alta qualidade.

O Circuito Turístico Campo das Vertentes também é um importante destino religioso de Minas Gerais. Tanto por manter tradições do cristianismo ainda proferidas em latim quanto por abrigar expressões étnico-raciais enunciadas na língua crioula.

Palco de manifestações artísticas de grande valor nacional e internacional, o território do Circuito Turístico Campo das Vertentes é berço do maior cientista do Brasil, de grandes personalidades políticas, de sítios arqueológicos, de observatórios astronômicos, de importantes museus, de parques temáticos e de ofícios milenares que conjugam com o legítimo jeito mineiro de ser.

—►DESCRIÇÃO DOS MUNICÍPIOS AFILIADOS

►CARMO DA MATA 

Carmo da Mata é o município das essências. Abriga, desde 1950, a empresa Georges Broemmé Aromas e Fragrâncias Ltda, fundada pelo casal russo Vera Broemmé von der Launitz e Georges Broemmé. O município também abriga importantes monumentos arquitetônicos em seu centro urbano e no campo, onde ainda permanecem edificações de estilo colonial. A religiosidade e a cultura são pulsantes em Carmo da Mata, que mantém importantes festas religiosas e profanas centenárias. Há 15 quilômetros do centro histórico encontra-se o "Quilombo", povoação de origem negra que, além da cachaça fabricada no local e da gastronomia característica de Minas Gerais, tem como pontos turísticos duas cachoeiras: uma chama-se “Cachoeira do Zé do Mané” e a outra “Laje do Osório”. Carmo da Mata sedia o maior Acervo Particular de Carros e Relógios Antigos de Minas Gerais e fazendas seculares que, além de cultivar a terra, empreendem em técnicas artesanais de produção de alimentos e destilados, como monjolos, alambiques e engenhos. O bioma do município é riquíssimo e o patrimônio natural é propenso à prática de esportes de aventura.

►CARMO DO CAJURU

ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Carmo do Cajuru abriga o terceiro maior polo moveleiro de Minas Gerais. É conhecida como “Cidade dos Móveis” por produzir e exportar para países das Américas. O patrimônio natural é riquíssimo e propenso à prática de esportes de aventura. Destaque para a “Pedra do Calhau”, o “Bosque”, a “Serra do Galinheiro” e a “Prainha”. Outros aspectos não naturais, como a barragem de Carmo do Cajuru, moldada com a construção da hidrelétrica de mesmo nome, operada pela Companhia Energética de Minas Gerais [CEMIG], e a arquitetura das igrejas do Rosário, Matriz de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora do Líbano o qualificam como município diverso. Carmo do Cajuru também abriga belas festas religiosas, profanas e culturais com rico patrimônio material e imaterial.

►CARMÓPOLIS DE MINAS

Carmópolis de Minas ocupa o segundo lugar na produção do tomate de mesa em Minas. O cultivo ocupa pouco mais de 300 hectares de terra e a produção ultrapassa 100 mil toneladas por ano. O município abriga quatro sítios arqueológicos, onde são encontrados petróglifos [rochas originárias do período da pré-história, que contêm inscrições gravadas em sua superfície]. Carmópolis possui ainda a Estação Ecológica Mata do Cedro, importante área de proteção e preservação do bioma Mata Atlântica. A Serra da Laje é um local propício para a prática de escalada e rapel. Belas cachoeiras se somam ao patrimônio natural. O município é berço da Mazé Doces Artesanais, charmosa loja que fabrica e exporta os melhores doces artesanais de Minas Gerais. Carmópolis de Minas também mantém importantes festas tradicionais religiosas e profanas bicentenárias com rico patrimônio imaterial.

►CLÁUDIO

Cláudio é a capital mineira dos apelidos. É parte da cultura local apelidar moradores e visitantes. Até uma lista telefônica que ao invés de utilizar nomes e sobrenomes usa apelidos é publicada na cidade anualmente. O município também é conhecido por seu grande polo de fundições e metalúrgicas, um dos maiores da América Latina. Cláudio também é banhado pelas águas da Usina Hidrelétrica de Cajurú, localizada no Rio Pará, operada pela Companhia Energética de Minas Gerais [CEMIG]. A terra dos apelidos detém lindas cachoeiras, belas montanhas e fazendas centenárias que se dedicam à agricultura, a pecuária e a produção de destilados. Cláudio também é berço de importantes referências políticas e mantém inúmeras manifestações culturais e artísticas que o qualificam como município diverso.

►DIVINÓPOLIS

Com rotulo de Capital Mineira da Moda por abrigar milhares de confecções e pontos de venda, Divinópolis é o destino dos fãs da música sertaneja e do rodeio que se encontram para unir as duas paixões em um dos maiores eventos do interior mineiro, o DivinaExpô. A Terra do Divino abriga a maior festa fantasia de Minas Gerais, a maior festa junina do interior mineiro e a tradicionalíssima Festa Nacional da Cerveja. Divinópolis é o destino da "Cruz de Todos os Povos", iniciativa coordenada pela Associação Terra de Deus, que propõe a construção de uma estrutura em forma de cruz com 74 metros de altura, a ser instalada no Morro do Gurita, no bairro Santo Antônio dos Campos [Ermida], em um terreno de 10 mil metros quadrados. Segundo informações da Diocese de Divinópolis, outras duas torres com as mesmas dimensões já existem no México e no Líbano. Divinópolis também é destino de milhares de pacientes que buscam na rede pública e privada tratamento médico, hospitalar ou espiritualistas que objetivam a melhora da saúde ou busca do seu bem-estar. O Turismo Esportivo, Cultural e da Educação também são destaques em Divinópolis. O patrimônio natural do município é propenso à prática de esportes de aventura e de observação de espécies nativas dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Além de oferecer paisagens deslumbrantes, entrecortadas por montanhas, vales, rios, represas e cachoeiras, a gastronomia atende todos os gostos.

►ITAPECERICA

Nascida no final do século XVII e situada no coração do Vale do Itapecerica no Centro-Oeste de Minas, a cidade foi o décimo município criado na Capitania de Minas Gerais, hoje estado de Minas Gerais. Seus principais monumentos histórico-culturais são seu centro urbano, onde ainda permanece o casario de estilo colonial, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de São Francisco e a Matriz de São Bento, obra mais imponente da cidade e local do palco principal do Festival de Inverno, formidável evento artístico da região que ocorre anualmente na última semana de julho. Outro ponto de destaque está há dois quilômetros do centro urbano do município, é o casarão colonial bicentenário da Fazenda Palestina, que foi recentemente restaurado e adaptado para o turismo rural. O município abriga, entre as belas montanhas, uma aldeia Muã Mimatxi, da etnia Pataxós, centenas de referências históricas e artísticas que rotularam o município como “Berço Cultural do Centro Oeste Mineiro”. Itapecerica promove o tradicional Festival de Gastronomia Rural, que reúne uma série de ações, que inclui degustação de pratos típicos mineiros, além de workshops de culinária e shows de artistas regionais. O município detém saberes e fazeres milenares, como luthiers de corda e de acordeons, cuteleiros, marceneiros e mestres cervejeiros. Além da Nacional de Grafite, mineradora referência no beneficiamento do grafite natural cristalino de alta qualidade.

►SEGUIMENTO – Cultural

►SÃO FRANCISCO DE PAULA

São Francisco de Paula é conhecida por “Cidade Gêmea” de Pimonte, uma cidade italiana da província de Napoli. Abriga fazendas bicentenárias que, além da atividade cafeeira, se dedicam à agropecuária e a produção de destilados de alta qualidade, cada uma com sua identidade própria, seu sabor característico, histórias e individualidades. O município abriga o Parque Hotel Pimonte, considerado no seu gênero o maior complexo turístico regional. São Francisco de Paula se destaca também por suas cachoeiras e belas montanhas, ideias para a prática de esportes radicais. Além de um folclore que mexe com a imaginação das pessoas e centenas de referências culturais, históricas, arquitetônicas e artísticas que conjugam com o legítimo jeito mineiro.

►PANORAMA

Criada em janeiro de 2005, a Associação Circuito Turístico Campo das Vertentes caracteriza a política pública de Regionalização do Turismo, em desenvolvimento pelo Governo do Estado de Minas Gerais desde o ano de 2001. Para organizar e desenvolver a atividade turística regional iniciou com os municípios de Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Carmo do Cajurú, Cláudio, Desterro de Entre Rios, Iguatama, Oliveira, Piracema, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo e São Francisco de Paula por possuírem afinidades culturais, sociais e econômicas.

À época, promoveu importantes e relevantes iniciativas para organizar e desenvolver a atividade turística regional, em destaque: incentivo à criação de produtos e serviços turísticos, implementação da Política Municipal de Turismo e sinalização turística dos municípios afiliados.

Em meados de 2009, a Associação Circuito Turístico Campo das Vertentes perdeu seu credenciamento junto a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes face enfraquecimento político e administrativo da instituição, levando-a a estacionar as atividades relacionadas à promoção da política pública de Regionalização do Turismo, em desenvolvimento pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Na perspectiva de potencializar a oferta turística dos municípios das Regiões Central e Sul de Minas Gerais, a Associação Circuito Turístico Campo das Vertentes retomou as atividades em 2016 por iniciativa dos gestores públicos dos municípios de Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Cláudio, Oliveira, Santo Antônio do Amparo e São Francisco de Paula.

Nesse período, orienta gestores públicos e privados quanto às diretrizes para reestabelecer nos municípios afiliados a Política Municipal de Turismo, promove capacitação profissional dos colaboradores da associação e realizou o I Festival do Café de Santo Antônio do Amparo, em parceria com a Associação de Desenvolvimento da Cafeicultura de Santo Antônio do Amparo, que difundiu a importância socioeconômica da atividade cafeeira para o município de Santo Antônio do Amparo, principal produtor dessa Região do Estado, através de cursos, palestras, feiras, entre outras iniciativas, na perspectiva de fomentar mecanismos que possam estimular a atividade turística na cadeia produtiva do café em sintonia com a sustentabilidade cultural e ambiental.

Atualmente, os públicos de relacionamento do Circuito Turístico Campo das Vertentes são pessoas físicas jovens e adultas interessadas no patrimônio material, imaterial e ecológico dos municípios das Regiões Central e Sul de Minas Gerais e gestores de instituições públicas e privadas que desejam investir no turismo para revitalizar áreas urbanas, rurais e, principalmente, ampliar a economia das cidades associadas.

Os principais atributos dos municípios afiliados ao Circuito Turístico Campo das Vertentes são: a singularidade da arte, da história, do patrimônio, dos personagens reais e míticos e do saber fazer. Além de concentrar uma variedade de oportunidades culturais, como: visita a museus e monumentos, galerias de arte e um infindável número de eventos culturais.

Os municípios afiliados ao Campo das Vertentes ainda não são um destino exclusivamente turístico, muitas pessoas a eles se deslocam no intuito de visitar parentes ou amigos, fazer negócios ou em conferências. O fluxo turístico existente é predominantemente regional e tem o Estado de Minas Gerais o maior emissor. O uso de pacotes turísticos é inexistente. Carros e ônibus são os meios de transporte mais utilizados pelos visitantes, uma vez que existem apenas três aeroportos na região com fluxo de aeronaves privadas e de remoção. 

Porém, dada à proximidade e facilidade de acesso aos equipamentos com potencial turístico e às atrações culturais, a visita é praticamente inevitável.

Já os clientes em potencial encontram-se na região sudeste do Brasil e são aqueles interessados em consumir largamente as atrações dos municípios de destino por experiências sociais, diversões, compras e oportunidades culturais.

Em relação à qualidade dos serviços ofertados, é importante ressaltar que o sucesso da Associação Circuito Turístico Campo das Vertentes depende inicialmente da capacidade de planejamento e implantação de roteiros que transformem o potencial turístico dos municípios afiliados em produtos turísticos.

Diante da análise dos critérios e dos conceitos utilizados para fundamentar esse Plano de Negócio, conclui-se que o Circuito Turístico Campo das Vertentes será a principal instituição interlocutora e articuladora da cadeia produtiva regional junto ao mercado e esferas de gestão pública e privada em sintonia com a Política Estadual de Turismo de Minas Gerais.

►ÁREA DE ATUAÇÃO

Atualmente, os municípios afiliados ao Circuito Turístico Campo das Vertentes são: Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio Divinópolis, Itapecerica e São Francisco de Paula, que congregam cerca de quatro mil Km², população aproximada de quatrocentos mil habitantes.

Os municípios associados ao Circuito Turístico Campo das Vertentes congregam cerca de três mil Km², população aproximada de cento e trinta mil habitantes e apresentam destacada posição estratégica para promoção e desenvolvimento sustentável do turismo regional graças às imensas riquezas biológicas, minerais, hídricas, históricas, culturais e relevantes equipamentos com potencial para a atividade turística.

O associativismo entre esses municípios visa somar os atrativos, equipamentos e serviços turísticos com objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes nesta área geográfica, geração de trabalho, renda, integração regional, qualidade de vida e o fortalecimento da cadeia produtiva do setor turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário