quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Imagens de pegadas são encontradas em pedras no Povoado do Quilombo



►Imagens de pegadas são encontradas em pedras no Povoado do Quilombo

Há quinze quilômetros de Carmo da Mata, na Comunidade Rural do Quilombo, em Carmo da Mata, um fato chama a atenção de moradores, há vários anos, naquele local. Na antiga Fazenda de Antônio Borges Neto, o conhecido ‘Niquinho’, próximo a um local denominado ‘Terra Branca’, encontra-se uma pedra com marcas de pegadas, possivelmente de animais de outros períodos geológicos. 

Segundo Ronaldo Francisco da Silva, o ‘Ronaldinho da Saúde’, as marcas se assemelham com as pegadas de um cão, ou um outro animal, também, possivelmente pré-histórico. Como bem mostram as fotos, gentilmente cedidas à Tribuna do Carmo pelo próprio Ronaldo.

Esses vestígios de possíveis pegadas, nessas rochas, no Quilombo, nos ajudam a entender que há milhares de anos atrás, aquela região pode ter sido coberta por lagos e rios, ladeados por uma exuberante natureza. Não se descarta a hipótese de que animais, à procura de água, podem ter deixado suas pegadas como registros, sobre substâncias areno-argilosas que, posteriormente, com o passar dos anos ou até mesmo por cataclismas e mudanças geológicas, podem ter petrificado as mesmas pegadas. 

Outra hipótese, que não podemos descartar, é a de que algum animal, pode ter caminhado sobre aquela superfície e ter sido atacado por um outro predador e ter ali morrido, tendo as marcas de suas patas fossilizadas. Tudo são hipóteses, uma vez que a própria atmosfera da época era muito mais densa e formada por outros gases, de acordo com estudiosos, arqueólogos e paleontólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário