sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Personalidade da vida carmense e claudiense

Personalidade da vida carmense e claudiense

►Doutor Éolo Torres: um clínico de corpo e alma
—►Em suas duas passagens por Carmo da Mata, Doutor Éolo Torres foi (e é) um profissional da Medicina com amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano em seu conjunto, mas também trabalhava como um psicólogo, como um verdadeiro orientador, aplacando quadros depressivos e dando um novo rumo à vida de seus e suas pacientes.

Doutor Éolo, desde o primeiro contato com quem necessitava de seus cuidados, acompanhava, com carinho, e diagnosticava, com precisão os possíveis e prováveis problemas de saúde em seus pacientes.

Em seu confortável consultório, muito bem decorado, em Carmo da Mata, ele recebia a todos com um sorriso e uma atenção que a todos encantavam. Após uma conversa rápida e de um exame, feito com presteza, o Médico já passava, através de uma mágica empatia, a entender e identificar os sintomas, mas como todo bom médico, pedia e analisava os exames, prescrevendo, certeiramente, os medicamentos ou até mesmo encaminhando, se necessário fosse, seus pacientes para especialistas adequados e tratar de suas doenças, de suas mazelas.  

Doutor Éolo Torres tinha, e tem, a consciência e conhecimento necessários para não encaminhar problemas simples para as outras especialidades e evitar a realização de exames desnecessários.

Nos dias atuais, tanto em Carmo da Mata, como em Cláudio, onde atuou, com propriedade e altivez, o grande médico mostrou que um clínico geral é um médico que também se especializou, num todo, num intrincado sistema de reabilitação da saúde humana. 

Em Carmo da Mata, quando não estava de plantão, na Santa Casa de Misericórdia, nos finais de semana, dirigia-se até a vizinha cidade de Oliveira para adquirir a ‘Folha de São Paulo’ e outros periódicos que não eram acessíveis aos carmenses. Noutros momentos de maior descontração, tomava, com responsabilidade, seu adorável vinho branco.

Mas, tanto em Carmo da Mata, como em Cláudio, Doutor Éolo salvou vidas, cuidou, amparou, e, acima de tudo, louvou, com muita dignidade, a saúde, a alegria da vida.

 
►Jornais Tribuna do Carmo e Tribuna de Cláudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário