quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Catadoras de lenha: tradição é mantida viva em Carmo da Mata

Catadoras de lenha: tradição é mantida viva em Carmo da Mata  

Em muitas moradias de Carmo da Mata, resistindo ao tempo, o fogão à lenha fica aceso boa parte do dia, mantendo sempre quente uma gostosa comidinha caseira. 

Uma vez ou outra, como de costume, ainda pode se ver em Carmo da Mata mães, filhas, noras, crianças, amigas e vizinhas, transportando feixes de lenha seca; elas vão subindo as ladeiras de pastagens que rodeiam o perímetro urbano da cidade. 
Caminham sempre cantarolando algumas cantigas, principalmente relacionadas à religião. 

Esse costume é antigo em Carmo da Mata. Passando de avós para filhas, netas e bisnetas, de geração para geração.

Em alguns depoimentos dessas catadoras de lenha, um nos chamou mais a atenção; segundo elas, os fazendeiros não gostavam de suas presenças em suas propriedades. Muitas vezes elas tinham que arrebentar as cercas de arame para facilitar a passagem. Quando  não arrebentavam as cercas, deixavam os arames bambos, facilitando a saída de animais como gado e cavalos.

Ao catar as lenhas, as mulheres vão formando feixes, uns grandes, outros medianos, sobre cordas de bacalhau, ou até mesmo de embira; os feixes vão ficando compactos até o tamanho desejado. 

►Rodilha
As rodilhas são feitas de um pano grande que é enrolado em forma de círculo e colocado sobre a cabeça, para amortecer o peso do feixe de lenha. As catadeiras ajudam, umas às outras, a colocar o feixe de lenha sobre a cabeça.

Tribuna do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário