quinta-feira, 1 de março de 2012

RELIGIÃO: Campanha da Fraternidade dá início à Quaresma

Que a saúde se difunda sobre a terra é o tema para este ano

Teve início na quarta-feira de cinzas, 22/02, a quaresma, período de 40 dias que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa. E para marcar a data foi realizada no Santuário Nossa Senhora do Carmo, às 17 horas e 30 minutos, a tradicional “Missa de Cinzas”. O Santuário do Carmo ficou lotado de fiéis que foram receber as cinzas pelas mãos dos ministros e do Padre Vanir Oliveira.
Também aconteceu na quarta-feira o lançamento da maior campanha da solidariedade do mundo cristão “Campanha da Fraternidade 2012”, com o tema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O objetivo da campanha é propor a reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no lançamento da campanha e agradeceu o gesto da CNBB por escolher o tema para estimular o debate sobre o assunto durante todo o ano.
Divulgação
Segundo o secretário-executivo da Campanha da Fraternidade, Padre Luiz Carlos Dias, a Igreja quer colaborar para melhorias na saúde do País. “Com essa campanha nós queremos realmente procurar contribuir na consolidação do nosso SUS. Queremos mobilizar nossas comunidades com reflexões e ações nesse sentido para que tenhamos um bom envolvimento nos conselhos de saúde municipais, estaduais. Queremos que as pessoas percebam a saúde como um grande dom, mas que requer da nossa parte a incorporação de hábitos de vida saudável.”
O padre Luiz Carlos ressaltou que a campanha deste ano também pretende dar mais visibilidade ao trabalho de aproximadamente 100 mil agentes da Pastoral de Saúde, que trabalham em todo o País na atenção aos doentes mais carentes, e destacou mais detalhes ao Blog da Saúde.
Curiosidade
A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contam, perfazendo então 40 dias.
A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta, quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário