quinta-feira, 1 de março de 2012

Eleição 2012

Sete políticos são pré-candidatos a prefeito 
de Carmo da Mata


Candidatos ou não, eles já estão na boca – e na orelha – do povo!

A pouco mais de 100 dias do período em que se permite a disputa dos votos, abertamente, nota-se nos bastidores carmenses uma movimentação incomum em busca do espaço. E, por que não, da legenda para garantir a disputa pela sucessão de Milton Neto? Passado o Carnaval, o ano começa no Brasil e como 2012 é ano político, o que antes era comentado ao pé-da-orelha, já começa a ganhar espaços mais amplos. Reuniões de correligionários, encontros de lideranças, bate-papo com apoiadores, montagem de estratégia... enfim, o mundo político começa a dar sinal de que “está vivo”.

Minas Gerais é um estado com muitos diferenciais em relação aos demais entes da Federação, pois aqui, mesmo quando não se fala em política, todos já sabem quem será candidato, quem quer ser e, ainda, quem está “jogando para a plateia”, no intuito de marcar posição e garantir o futuro. Em Carmo da Mata não é diferente. Assim, podemos garantir que estão na disputa para ver quem será mesmo candidato, sete políticos conhecidos do povão: Almir Resende Jr., Leonardo Rodrigues de Almeida, Luigi D´Ângelo dos Santos, Fernando Diniz Olivè Filho, José Carlos Lobato, Sinval Elias Rodrigues e Demóstenes Teodoro.

É claro que desses sete, uns dois, três, no máximo quatro, serão mesmo candidatos, mesmo assim, todos sabemos, a disputa ficará em dois nomes. Mas eles estão aí, nas ruas, se mostrando, para ver quem tem mais “gás” para ir até a convenção partidária, com chances de ser o escolhido.

Convenção “escolhe o escolhido”

Outra particularidade dos mineiros é que as convenções partidárias são encontros em que se consagra o escolhido. Como diz um político dos tempos antigos no Estado: “convenção partidária nas Gerais é para escolher o escolhido...”. Pura verdade. Tudo é combinado antes e o encontro serve, sempre, para registrar oficialmente o que já havia sido acertado nos bastidores.

E é por esses motivos que os possíveis candidatos já estão à caça dos apoios. Cada acordo é costurado nos mínimos detalhes, para que não existam defecções futuras. Cada apoio é negociado nos mínimos detalhes.

Grupos políticos dão “a deixa...”

Outro afunilamento a ser levado em conta é a determinação dos “grupos políticos”. Esta instituição genuinamente mineira faz dos partidos meros acessórios a serem utilizados para dar legalidade ao pleito. Tudo se define dentro dos “grupos políticos”. Assim, muitas vezes candidatos que não teriam condições de se apresentar, sobressaem na escolha e levam os apoiadores à derrota fragorosa, porque os interesses dos grupos devem sobrepor aos dos partidos.

Fazendo-se um resumo a partir destas leituras, Carmo da Mata tem hoje sete nomes que vão disputar duas a três vagas. Uma será pelo grupo ligado à administração municipal. Outro, será apontado pela oposição e um terceiro “corre por fora”. Pode se chegar a quatro candidatos, se a situação e a oposição, cada uma, colocar o seu candidato “correndo por fora”...

Cidadão deve ficar atento

Enquanto os políticos se movimentam em busca de uma vaga para disputar o pleito, o cidadão também deve ter uma tarefa para os próximos meses: decidir e definir que tipo de político ele quer no poder para os próximos quatro anos. Qual a linha de atuação é a mais benéfica para a cidade?

Caminhos para estas análises, temos vários, porém todos eles passam pelo histórico pessoal de cada proponente. É preciso saber se Carmo da Mata quer um político moderno, com visão de futuro ou se prefere aquele político estilo “coronel”, que só sabe o que lhe interessa. O futuro prefeito deve ser crítico, construtivista, ou contrário a tudo que não sai de sua cabeça?

E a questão dos grupos também é muito importante. É fácil para o cidadão saber qual grupo trará mais benefícios para o município. Até pelas suas ligações externas e suas atuações internas. Quem quer o progresso e quem quer progredir pessoalmente?

Pense, eleitor. Analise a partir dos nomes apresentados e de outros que possam se apresentar. Primeiramente, despido de quaisquer preconceitos. Coloque os nomes no papel. Depois vá agregando a eles os prós e os contras. E só depois disso, decida. Pois estão em jogo, no mínimo, mais quatro anos das nossas vidas.
*Sérgio Cunha


Conheça o histórico político e social dos 
pré-candidatos às eleições municipais deste ano


Arquivo Tribuna
Almir Resende Júnior, 46 anos
Democratas – DEM
Fazendeiro
Casado com Elma Aparecida de Resende
Pai de dois filhos
Natural de Cláudio
Foi vice-prefeito em 1993/1996, chefe de gabinete na administração do ex-prefeito Fernando Lobato 1997/2000 e secretário de agricultura no primeiro mandato do atual prefeito Milton Neto



Arquivo Tribuna


Demóstenes Teodoro, 47 anos
Partido Progressista – PP
Advogado
Casado com Aparecida Natalina Resende
Pai de dois filhos
Natural de Carmo da Mata
Até agora nenhuma participação em cargos públicos







Arquivo Tribuna


Fernando Diniz Olivé Filho, 44 anos
Partido Socialista Brasileiro  - PSB
Fazendeiro
Solteiro
Natural de Belo Horizonte
Até agora nenhuma participação em cargos públicos






Arquivo Tribuna
    
   
    José Carlos Lobato, 60 anos
    Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB
    Empresário
    Casado com Teresa Cristina Ribeiro Lobato
    Pai de uma filha
    Natural de Carmo da Mata
    Até agora nenhuma participação em cargos públicos






Arquivo Tribuna




Leonardo Rodrigues de Almeida, 31 anos
Partido dos Trabalhadores - PT
Empresário
Casado com Keila Rodrigues
Pai de um filho
Natural de Carmo da Mata
Foi vereador por dois mandatos e é o atual presidente da Câmara Municipal






Arquivo Tribuna

Luigi D’Angelo dos Santos, 34 anos
Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
Advogado
Casado com Adriana Amaral Ribeiro
Pai de uma filha
Natural de Carmo da Mata
Foi vereador, presidente da Câmara Municipal, secretário municipal de desenvolvimento social, esporte, lazer e turismo e secretário municipal de saúde. Atualmente é assessor do governador do Estado





Arquivo Tribuna


Sinval Elias Rodrigues, 36 anos
Partido Trabalhista Brasileiro – PTB
Cursando o sétimo período em  Direito
Casado com Sandra Fernandes Rodrigues
Pai de dois filhos
Foi secretário de saúde em dois mandatos, vereador, presidente da Câmara Municipal. Atualmente é o vice-prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário