Uma das primeiras e mais antigas bicicletarias em atividade na cidade
Há mais de trinta anos consertando e dando manutenções em bicicletas, a “Oficina do Carmo” já se tornou referência em Carmo da Mata
Uma criança nem bem aprende a andar e a falar, mas já consegue fazer entender qual será seu presente de natal: “uma quéta”, uma referência à bicicleta. Em meio de tantos aros, raios, esferas, pneus, correntes e catracas, trabalha Carmo Gomes do Nascimento, o conhecido Carmo Bicicleteiro. Com quarenta e oito anos de vida e trinta de profissão, o dono da bicicletaria, que também leva seu nome, “Bicicletaria do Carmo” começou a mexer nas magrelas aos 18 anos. O ofício de mecânico de bike, ele aprendeu com Gedevaldo Xavier, conhecido “Geraldo do DJ”, em uma pequena garagem, localizada na Rua José Antônio Ferreira, próxima à antiga mercearia do “Cuçu”. Hoje, a oficina de manutenção e consertos do Carmo encontra-se na Rua Antônio Pedro, quase na esquina da Rua Maria Assunção.
De lá pra cá, as coisas mudaram muito, segundo Carmo. Antigamente ele colocava faróis, buzinas, garupeiras, e outros acessórios, que hoje não são mais usados. “Atualmente, meu movimento aqui na oficina, consiste é mais na troca de aros, raios e no remendo de pneus” - afirma o mecânico.
Carmo trabalha sozinho e tem aproximadamente dez consertos de bicicletas por semana. O personagem em questão, de estatura baixa e fala mansa, nos revela o seu amor e paixão pela profissão: “Eu não vendo peças, eu faço apenas a manutenção e alguns serviços nas bicicletas” - disse Carmo à nossa reportagem.
Em uma pequena lavanderia, dentro da Oficina Carmo, tira a graxa das mãos, depois de um dia exaustivo de trabalho, em sua bicicletaria.
Carmo Nascimento, cultua boas amizades ao longo desses trinta anos, consertando inúmeras bicicletas. Com certeza, Carmo é um dos mais antigos mecânicos de bicicletas em atividade em Carmo da Mata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário