quarta-feira, 29 de julho de 2020

DIRETOR TÉCNICO DO PRONTO ATENDIMENTO DA SANTA CASA DE CLÁUDIO FALA SOBRE O CORONAVÍRUS.

DIRETOR TÉCNICO DO PRONTO ATENDIMENTO DA SANTA CASA DE CLÁUDIO
FALA SOBRE O CORONAVÍRUS.

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes deanimais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

O novo coronavírus é uma doença que pode cursar como assintomática ou com um variado e amplo espectro de sintomas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 85% das pessoas pegarão e passarão pela doença de maneira assintomática. Sua transmissão é quando uma pessoa contaminada entra em contato com outra pessoa através de aperto de mãos, espirros, tosse, gotículas de saliva.

Os principais sintomas da COVID-19 são:
- Dor de garganta; - Coriza; - Tosse; - Febre; - Dificuldade para respirar; - Alteração do paladar; - Perda de olfato; - Cansaço
A prevenção da doença se dá através do isolamento respiratório, ou seja, do uso de máscaras, e através da lavagem frequente das mãos. As mãos são vetores, isso significa que elas ao tocarem alguma superfície contaminada podem levar o vírus até "a porta de entrada" do nosso corpo que são, os olhos, a boca e o nariz.
Quando falamos em distanciamento social, agimos justamente no controle da disseminação do vírus. No distanciamento diminuímos as chances de contato, seja respiratório ou físico, com pessoas/ objetos contaminados.

Ainda não existe medicamento que cure a doença. Tudo que se tem falado até o momento não possui dados concretos, evidência científica robusta que comprove a eficácia de alguns medicamentos no combate ao coronavírus.
Portanto neste momento de crise, de pandemia, devemos ser solidários uns aos outros, evitando a disseminação/ propagação deste vírus. Acima de tudo devemos permanecer firmes na fé e sabedoria para que juntos possamos passar por esse momento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário