quarta-feira, 6 de junho de 2012

TRADIÇÃO


Festas juninas vão movimentar Carmo da Mata



Locais enfeitados a caráter com bandeirinhas, fogueiras, danças e músicas folclóricas, somados à comidas e bebidas típicas, fazem parte das comemorações registradas no mês de junho, em Carmo da Mata.
Esses festejos juninos atraem centenas de pessoas que mantêm viva a tradição na cidade.
Uma dessas festas tradicionais é o “Arraiá do Estaduá”, que vai ser realizado no dia 16 de junho, na quadra poliesportiva da própria escola. O evento será marcado por danças típicas, quadrilhas, barraquinhas de bebidas e comidas típicas, merecendo destaque o convite para a festa, que é feito artesanalmente, e a cada ano que passa fica mais bonito. Esse evento conta com o apoio da direção, dos funcionários e dos alunos da Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues.
Outra festa, também de peso, é o “Arraiá do Silviano Brandão”, que já está sendo realizado há diversos anos e conta com o apoio dos funcionários, dos pais e dos alunos da escola. Este ano o evento acontecerá na sexta-feira, dia 15 de junho, na quadra da Praça de Esportes.
Os alunos do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil Conceição Guerra) realizarão o seu segundo arraial no dia 24 de junho, na sede da escola.
Outras instituições de ensino da cidade também realizam suas festas juninas, como a Escola Municipal “Padre Galdino Ferreira Diniz”, que realizará sua festa no domingo, 24 junho, na quadra esportiva da própria escola, e a Escola Municipal Nephtali Gonzaga de Melo, cuja festa ocorrerá no dia 10 de junho, também na quadra da instituição, localizada no bairro da Várzea.  Já a Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, que fica na Comunidade dos Campos, realizará o seu arraial no dia 23 de junho, na sede da própria escola.
O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) também realizará o seu segundo arraial, que acontece na quarta-feira, 20/06. Os participantes do evento poderão apreciar deliciosas comidas típicas, além do show da dupla Alexandre e Hélder, às 18 horas.
Outra festa tradicional é o Arraiá do Pesque Pague Tabatinga, que vai acontecer neste sábado, 02/06, com show dos sertanejos Fábio Nunes e Gabriel, conhecidos como “Canarinhos”. Em seguida acontece rodeio amador.
Tradição
As festas típicas realizadas em Carmo da Mata mantêm sua fidelidade às raízes das comemorações juninas e julinas, com o “Noivado” e o “Casamento do Jeca”, que têm um fundo religioso identificado por vários folcloristas renomados. Nessa matriz religiosa estaria uma invocação a São João, considerado pela cultura popular, junto com Santo Antônio, um favorecedor do casamento.
Os participantes das festas juninas e julinas realizadas em Carmo da Mata talvez não saibam, mas estão participando de uma tradição cultural antiquíssima. Os folcloristas brasileiros são unânimes em dizer que esses festejos foram transplantados de Portugal para o Brasil, ainda em meado do século XVI. Um dos primeiros relatos sobre esses festejos deve-se ao padre Jesuíta Fernão Cardim, que integrou uma missão religiosa que esteve no país entre 1583 e 1590. Em seu “Tratado da terra e da gente do Brasil”, o sacerdote descreve comemorações juninas entre os indígenas, que a assimilaram dos colonizadores portugueses.
No Brasil, as comemorações folclóricas de junho e julho foram adaptadas a elementos da realidade local. A adaptação pode ser vista na culinária típica do período. Em Carmo da Mata, assim como nos demais municípios de Minas Gerais, que mantêm a tradição, destacam-se pratos à base de milho, como canjica e pamonha, além do chamado “milho-verde” cozido. Também faz parte dessa adaptação o consumo de quentão, feito à base de aguardente de cana, a mais tradicional bebida mineira, acrescida de elementos reunidos por folclorista e historiadores. Pode-se afirmar que cada festa junina realizada em cidades do interior, como Carmo da Mata, é também uma divertida aula de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário