terça-feira, 26 de junho de 2012

MINERAÇÃO


Carmo da Mata receberá cerca 550 mil de royalties pela extração de grafite
Dois profissionais da empresa Nacional de Grafite LTDA realizaram, na noite de sexta-feira, 22/06, mais uma palestra para falar sobre a abertura de uma mina de exploração de grafite em Carmo da Mata.
Segundo eles, desde 2002 a empresa vem realizando estudos sobre os indícios do mineral na região do Quilombo.  O que foi apurado pelos profissionais da Nacional de Grafite é que a região tem um potencial para exploração de grafite por 20 anos.  Com isso, a empresa resolveu abrir uma mina para explorar o mineral em Carmo da Mata.
Com a extração do grafite, o município deve receber cerca de 550 mil anualmente em royalties, que deverão ser aplicados nas áreas de meio ambiente, saúde, educação e segurança.
Segundo os palestrantes, a empresa vai retirar o mineral do município e beneficiá-lo em Itapecerica. “Por enquanto vamos levar o grafite para ser beneficiado na nossa sede em Itapecerica. Mas as nossas pesquisas continuam e, se elas apontarem que a mina em Carmo da Mata tem potencial para 30 anos de exploração, ficará viável a abertura de uma fábrica na cidade”, disse o palestrante.
A Nacional de Grafite está apenas aguardando a liberação dos órgãos ambientais para começarem as explorações no local. A mão de obra usada pela empresa deverá ser a local. “Vamos dar preferência para mão de obra do município”, ressaltou o palestrante.
Também foi mostrado na palestra que a empresa possui um compromisso ambiental que é a utilização racional e objetiva do minério e dos recursos materiais renováveis. Cumprindo, assim, a legislação ambiental e garantindo a qualidade dos produtos oferecidos.

Um comentário:

  1. Tão importante pensar nas receitas de royalties da mineração (CFEM) é pensar nas consequências para a comunidade e para o meio ambiente. Mineração não é sustentável por conta de seu recurso finito. No Brasil não há políticas públicas para tratar a questão social da mineração, desta forma a maioria das comunidades afetadas pela mineração só tiveram prejuízos pagando no futuro o preço pela exploração mineral.
    Dentre os impactos negativos da mineração de uma forma geral se inclui:
    Doenças na comunidade provocadas pela poluição;
    Doenças nos trabalhadores;
    Destruição de lençóis freáticos;
    Conflitos com pequenos agricultores e comunidades adjacentes;
    Exploração de mão de obra;
    Acidentes ambientais de mineração;
    Possibilidade de não fechamento da área trazendo à comunidade o passivo ambiental.
    Antes de iniciar a exploração sugiro que a comunidade (atores sociais) de Carmo da Mata se reuna para discutir os projetos de exploração, mitigação de riscos ambientais e discussão do plano de fechamento da mina daqui a 20 ou 30 anos. Não se deve esperar pelo depois, pode sair muito caro. Um exemplo de degradação ambiental e social pode ser vista nas comunidades de Serra do Navio AP, Caldas e Poços de Caldas, MG, as minas de carvão de Santa Catarina e as minas de Asbestos (Amianto) por todo o Brasil.
    Há inúmeros estudos discutindo que os ganhos da mineração não são capazes de cobrir os custos que a comunidade / sociedade terão no futuro.
    Colaborou com o comentário:

    José Antônio de Almeida
    Carmense. Vive em São Paulo. Mestre em Administração com linha de pesquisa em sustentabilidade em mineração pela FEI-Faculdade de Engenharia Industrial.

    ResponderExcluir