quinta-feira, 14 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE


Consórcio de saneamento básico reúne cidades envolvidas para traçar diretrizes
Assessor jurídico representa Carmo da Mata no evento em que participaram várias cidades

Na tarde de quarta-feira, dia 06 de junho, ocorreu, no salão nobre da Prefeitura Municipal da cidade de Cláudio, mais uma reunião do Consórcio Regional de Saneamento Básico Boa Vista, o Coresab. Representando a administração municipal estava presente o assessor jurídico Alexandre Bernardes Carvalho. Participaram também dessa reunião integrantes do Conselho e pessoas ligadas às administrações das cidades de Oliveira, Itaguara, Itapecerica e Cláudio.
 Em pauta estavam o orçamento do Consórcio, a compra do terreno para a instalação da usina onde será processado o lixo das cidades que fazem parte do Coresab, parcerias entre o poder público e o privado e os licenciamentos ambientais. O presidente do Coresab, Adalberto Rodrigues da Fonseca, apresentou a todos um relatório mostrando as novas tecnologias para o setor. Esse relatório foi desenvolvido a partir das últimas duas viagens que o presidente do Consórcio fez, sendo uma ao Rio de Janeiro, na cidade de Rezende, e a outra a Tatuí, no Estado de São Paulo.
Em entrevista à Tribuna do Carmo, o assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Carmo da Mata, Alexandre Bernardes de Carvalho, disse que o mais importante nesse consórcio, que tem a finalidade de desenvolver o saneamento básico das cidades que fazem parte de sua atuação e cuja meta é a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, é a valorização das ações que os municípios vêm desempenhando através da construção de estações de tratamento de esgoto, ETEs, e a usina que irá beneficiar todas as cidades integrantes do Consórcio. “O trabalho que o Consórcio está desenvolvendo é muito importante para as cidades como Carmo da Mata, Oliveira, Cláudio, Itapecerica e Itaguara. Em Carmo da Mata, o primeiro passo para a realização de um saneamento básico com responsabilidade já foi dado, através do projeto de instalação da estação de tratamento de esgoto que se encontra em andamento, pela administração municipal”, declarou Alexandre. Finalizando sua entrevista a nossa reportagem, Alexandre disse que foi marcada a próxima reunião para o dia 18/06, também em Cláudio, tendo como tema “a coleta seletiva”, na qual irão participar assessores do meio ambiente das cidades que fazem parte do Consórcio e assessores jurídicos de todas as partes envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário