segunda-feira, 11 de junho de 2012

SAÚDE


Santa Casa é beneficiada com novas Autoclaves
Os equipamentos são usados na esterilização de materiais

A Santa Casa de Misericórdia de Cláudio recebeu, na sexta-feira (25/05), dois aparelhos de autoclaves. Os equipamentos foram doados através do Programa Energia Inteligente – Projeto Autoclaves. O programa é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas e a Cemig.
Esses novos equipamentos vão beneficiar centenas de pacientes que são atendidos diariamente por essa instituição de saúde. As novas autoclaves são modernas e eficientes, e vão substituir os equipamentos de esterilização antigos com os quais a Santa Casa contava. O investimento realizado nesse projeto é de, aproximadamente, R$174 mil, e de acordo com o coordenador estadual do Programa Energia Inteligente, Higino Zacarias, todos sairão ganhando, pois o tempo dos procedimentos cirúrgicos será reduzido. “Com a instalação da autoclave eficiente, a Santa Casa vai economizar na conta de energia elétrica e, com isso, os recursos poderão ser investidos em melhorias internas”, afirma. Além disso, a nova autoclave é mais adequada, pois os processos de esterilização serão mais rápidos, proporcionando melhor qualidade no trabalho dos profissionais e mais segurança para os pacientes.
Com o novo equipamento, haverá redução de, aproximadamente, R$ 31 mil por ano nos custos de energia gastos pela instituição. Isso será possível devido à potência dos aparelhos, os quais esterilizam em menor tempo e com muito mais eficácia. Além da redução nos custos do hospital, o programa Energia Inteligente tem como objetivo disseminar a cultura do consumo consciente na instituição. “Esperamos que a substituição da autoclave seja apenas o ponto de partida para uma mudança muito maior, que tem como finalidade o não desperdício de energia elétrica e a preservação do planeta”, reforça Higino.
Segundo o prefeito Adalberto, os equipamentos vão trazer um grande benefício para os usuários da Santa Casa, pois com as autoclaves o tempo de uma cirurgia será menor, trazendo assim conforto e segurança aos pacientes e funcionários da instituição.
Autoclaves
A autoclave é um aparelho dotado de recipiente hermeticamente fechado, no qual se aquece um líquido, obtendo altas temperaturas. Esse equipamento é utilizado para esterilizar artigos por meio de calor úmido sob pressão. Para receberem os equipamentos, as instituições interessadas devem estar instaladas em municípios da área de concessão da Cemig. Através da Cemig, o Projeto vai instalar 58 autoclaves em todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário