SERÁ QUE SOMOS MESMO CIDADÃOS?
Consultei o dicionário (o famoso pai dos burros) que, cidadania vem do latim civitas, que significa “cidade”. Não fiquei satisfeita e consultei a “belíssima” Constituição Brasileira de 1988 que, no seu artigo 5º, diz primariamente o seguinte: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
Mentira pura dizer que vivemos numa plena democracia. Vivemos sim em obediência total e incondicional a um monte de leis feitas por políticos e burocratas por mais absurdas, esdrúxulas e autoritárias que elas sejam.
O que temos é uma sociedade que nega aos seus cidadãos o conhecimento e interpretação de seus direitos, deveres e garantias fundamentais. Como pode essa mesma sociedade querer formar cidadãos, e mais, anunciar que é democrática quando não conhecemos e não praticamos as regras da cidadania? Agora, as regras de futebol são amplamente divulgadas, e tem na televisão e outras mídias debates constantes e também são ensinadas nas escolas, nas aulas de educação física, com incentivo e apoio do Governo.
Nosso fadado sistema político-educacional tem capacidade e competência para programar nas escolas aulas de “cidadania futebolística”, e patrocinar a mídia que ensina tudo sobre o futebol para o povo, porém não promovem a divulgação e ensino do Artigo 5º da Constituição Federal, artigo esse que poderá ajudar a tornar indivíduos em cidadãos completos. Como pode parte da sociedade brasileira, anunciar aos quatro cantos do país, e do mundo, que estão construindo uma cidadania para nosso povo, se os direitos dessa cidadania lhes são negados por parte dessa sociedade?
Acredito que nós cidadãos deveríamos exigir de nossos representantes legais (políticos) que criem leis e normas para desenvolvimento, divulgação e ensino da cidadania de modo simples e prático nas escolas porque, como podem os estudantes acessar algo que não é divulgado e nem para que sirvam tais informações em sua vida prática.
Vários estudantes já participam de olimpíadas estudantis de matemática, esportes em geral, então por que não existem olimpíadas ou torneios sobre cidadania legal?
A solução parece simples, pois basta os educadores aprenderem os direitos, deveres e garantias fundamentais do Artigo 5º da CF, para depois ensiná-los, pois afinal nossos educadores têm o dom de aprender qualquer assunto, e transmiti-los aos seus alunos e a outros interessados. Os mesmos poderiam, a qualquer momento, reservar um tempinho em sala de aula para ensinar educação cidadã constitucional.
A prática da cidadania também poderia ser feita através de palestras, ministradas ao longo do ano, em um consenso de educadores inserirem sutilmente dentro de cada disciplina. É preciso dar a todo estudante acesso aos seus direitos, deveres e garantias fundamentais, de forma simples e didática. A escola poderia fazer o seu papel, com o apoio da mídia, acho que seria algo espetacular, pois um cidadão que lê seus direitos, deveres e suas garantias e as exerce plenamente, não será mais uma pessoa de fácil manobra por políticos inescrupulosos.
Criar direitos, deveres só no papel é muito fácil, não incentivar sua divulgação e não ensiná-los é o mesmo de não tê-los concebido.
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