segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Documentário - A Importância das Cirurgias de Cataratas Realizadas em Carmo da Mata


Oportunidade de enxergar (uma vida) melhor!

Ainda bem não amanheceu o dia e o senhor Antônio Ferreira da Silva já estava de pé, na sua casa, em Elói Mendes, cidade do Sul de Minas, pouco depois de Varginha, a mais de 200 quilômetros de Carmo da Mata. No rosto, avermelhado, um leve sorriso de esperança. Quatro da madrugada e já está na van que o levará para Carmo da Mata, onde concretizará um sonho dos últimos 6 meses, desde quando foi detectada a catarata que o incomoda bastante. “Quero ver melhor, as vistas da gente falham muito, dá muita água nos olhos, muita lágrima e aí as coisas ficam embaçadas”, disse ele ao repórter, na antesala de cirurgia. Outro Antônio, sentado em uma cadeira no corredor que dá acesso à sala de espera, também vivencia seu sonho. Há 3 anos, espera pela cirurgia, “para ver melhor, especialmente esta que está aqui, ao meu lado”, fala ele ao mostrar a esposa. Ele quer “ver as coisas mais bonitas. Enxergar bem ajuda até no namoro”, comenta ele, bem humorado. Ele viajou menos. Foram pouco mais de 30 quilômetros, de São Francisco de Paula, “logo ali, depois de Oliveira”. Mas o sonho é o mesmo.

De Luz, a quase 200 quilômetros, não era Antônio, mas um Pedro Felizário, já com a bandagem em um olho, também mostrava felicidade por estar “quase enxergando melhor”. Para ele, só o tempo da bandagem o separa de “ver o que Deus faz”, com mais luz, mais cor... E assim, gente de Felixlândia, a 319 quilômetros de distância, ou de Oliveira, “a um pulo”, esperava ansiosa pelo “presente de Deus”, que lhes é entregue mensalmente pelas mãos de uma equipe de médicos, enfermeiros e trabalhadores da saúde que atendem na Santa Casa de Carmo da Mata. A cada mutirão, mais centenas de pessoas realizam o sonho de ver mais e melhor. 

A reportagem da Tribuna registrou, nos dias de realização de mais um mutirão de cirurgias de cataratas em Carmo da Mata, presença de pessoas das cidades de Elói Mendes, Boa Esperança, Formiga, Campo Belo, Bom Despacho, Nova Serrana, Itaúna, Divinópolis, Curvelo, Oliveira, Ouro Preto, São Gonçalo do Pará, Carmo do Cajuru, Itapecerica, Felixlândia, Cláudio, Moema, Carmópolis, Itaguara, Passatempo, Pitangui, Luz, Pedra do Indaiá, Dores do Indaiá, Raposos, Varginha, Raposos e São Francisco de Paula. As ruas no entorno ficam lotadas de carros, vans e pessoas. A maioria, em idade mais avançada... que quer ter o direito de enxergar melhor, de novo, o que lhes é possibilitado com a cirurgia de cataratas. 

Com reportagem de Sérgio Cunha e fotos Ricardo Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário