quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tribuna nas Ruas

A participação da população do Bairro Jardins

ADILSON GONÇALVES DOS SANTOS,
Pedreiro, 52 anos morador na Rua Cesário Rios
nº 498, há 52 anos – Bairro: Jardins
    Antigamente a minha rua tinha um calçamento péssimo, melhorou um pouco quando foi asfaltada, mas agora vem complicando cada vez mais com vários buracos no asfalto, muito lixo na porta de minha casa, muita enxurrada  com lixo caseiro que entopem os bueiros e causa muito mal cheiro.
    Eu quero pedir ao órgão competente que faça uns quebra molas ou lombadas ou mesmo coloquem mão única se for preciso, porque a rua Cesário Rios está perigosa demais e temos muito medo que aconteça um acidente com vítimas, porque já teve vários, e graças a Deus nenhuma morte.  Nossa rua tem muitas crianças que ficam jogando bola, andando de bicicleta e isto é muito perigoso. Eu mesmo, quase já fui atropelado aqui por duas vezes, porque os carros descem em alta velocidade. Tem muitos motoqueiros fazendo gracinha nesta rua, empinando motos, andando em uma roda só e eu quero pedir em nome de todos os moradores, que a polícia passe pelo menos de hora em hora por aqui, pois raramente eles passam em nossa rua, assim pegariam esses motoqueiros irresponsáveis.
    Outra que também está abandonada pela Administração é a Rua Pedro Luiz Milanez, que é chamada também de Rua do Açude, até hoje não foi calçada, tem água parada e ninguém faz nada. Os agentes da dengue vêm em nossas casas para prevenir o mosquito da dengue e não tomam uma atitude quanto a água cheia de mosquitos que está parada na rua. Tinha umas manilhas lá, eles vieram e jogaram outras manilhas por cima, então acontece o seguinte: A rede que passa na minha rua que é a Cesário Rios e vai cair no córrego da Rua Pedro Luiz Milanez e acaba tampando as manilhas e inundando a rua.
    Eu quero que a Administração resolva o mais rápido possível a nossa situação que está muito precária: é lixo para todo lado, animais peçonhentos e ratos entrando em nossas casas. Alguma providência tem que ser tomada, porque isto é um absurdo.






MARIA APARECIDA DA SILVA, dona de casa,
moradora há 18 anos na Rua Pedro Luiz Milanez
nº 139 – Bairro Jardins.







MARIA APARECIDA DA SILVA, dona de casa,
moradora há 18 anos na Rua Pedro Luiz Milanez
nº 139 – Bairro Jardins.
     Quero pedir ao Prefeito da cidade Sr. Almir Resende, que faça em nossa rua uma Rede de Esgoto, pois os detritos deságuam no quintal de nossas casas. Não temos coleta de lixo em nossa rua e nossa maior preocupação é o lixo exposto que desce da cidade para a nossa rua que não é calçada, cheia de buracos e quando chove, nosso sofrimento aumenta porque temos várias crianças que estudam e muitas vezes não conseguem ir à escola por causa da água que invade as nossas casas.





NEREID CLEMENTE CASSIANO, costureira,
moradora na Rua Pedro Luiz Milanez –
Bairro Jardins há 23 anos.
NEREID CLEMENTE CASSIANO, costureira,
moradora na Rua Pedro Luiz Milanez –
Bairro Jardins há 23 anos.
NEREID CLEMENTE CASSIANO, costureira,
moradora na Rua Pedro Luiz Milanez –
Bairro Jardins há 23 anos.




    Eu quero pedir providências imediatas a Saúde Pública, pois o lixo da cidade desce todo para a nossa rua com a enxurrada. E que tomem também uma providência na Rua Fátima, onde foram feitos bueiros enormes, mas não tamparam colocando em risco a vida de crianças que qualquer hora podem cair nestes buracos
    Procurem melhorar nossas ruas, principalmente as Ruas: Pedro Luiz Milanez, Cesário Rios e Fátima, porque está uma vergonha este abandono aqui no Bairro Jardins.
    Somos trabalhadores, lutamos com dificuldades e eu como Costureira tenho perdido clientes por causa do descaso público.




JOAQUIM DONIZETE CASSIANO, 57 anos,
Micro Empreendedor morador da
Rua Pedro Luiz Milanez há 23 anos.
JOAQUIM DONIZETE CASSIANO, 57 anos,
Micro Empreendedor morador da
Rua Pedro Luiz Milanez há 23 anos.

JOAQUIM DONIZETE CASSIANO, 57 anos,
Micro Empreendedor morador da
Rua Pedro Luiz Milanez há 23 anos.

 Sendo um dos primeiros moradores, ou melhor, o primeiro morador da Rua Pedro Luiz Milanez no Bairro Jardins há 23 anos, fui eu que durante 15 anos coloquei ela em condições de transitar a pé abrindo a rua com um enxadão.
    De uns oito anos para cá ela teve uma melhoria, mas não é o suficiente, pois ainda falta muita coisa: rede de esgoto, coleta de lixo, pavimentação, um melhor atendimento de água potável, pois a tubulação que temos aqui é insuficiente para a quantidade de casas e famílias que existem. Chega ao ponto de faltar águas nas torneiras.
    A coisa que mais me preocupa também são essas fossas que nós temos para coletar o esgoto primário que é de vaso de banheiro e o nosso medo maior é que essas fossas venham no futuro impregnar o lençol freático que nós temos aqui ao fundo, que poderia vir a ser também no futuro a salvação da alimentação de água potável na cidade, pois se isso fosse feito aqui teria uma despesa menor, pelo fato de estar perto da caixa d’água e ser uma água com uma bactéria fácil de ser tratada, às vezes até mais fácil do que a do rio Boa Vista.
    Somos ao todo oito moradias com aproximadamente 10 crianças em idade escolar que fazem este trajeto de suas casas até o ponto do ônibus escolar e que na época de chuva dificulta muito pelo fato de empossar água na parte mais baixa e este acúmulo de água na via nos deixa preocupado também pelo fato do curso do rio não fluir como deveria, por ser pouco e ainda acrescentaram um fluxo de água de chuva que coleta praticamente a metade da cidade nesse rio, contrariando o curso dele e provocando um alagamento de água que chega a transbordar a via pública e inundando casas.
    Em relação ao lixo de nossas casas, a gente tenta descartá-lo de uma forma até perigosa que é incinerando porque na época da seca corre o risco deste fogo usado para queimar o lixo se alastrar para algum pasto vizinho acarretando danos maiores.
    Voltando a questão da pavimentação se nós moradores que temos carro fôssemos correr atrás do ressarcimento de pneus perdidos, eu acredito que seria uma dívida bem pesada para a Administração pública porque não é um, dois pneus que estouram, são vários. De quinze em quinze dias estamos perdendo pneus. Hoje mesmo perdi um pneu novinho. E isso acontece com todos os moradores que tem carro nesta rua praticamente intransitável.
    Eu tenho há vários anos um comércio de calhas na Rua Pedro Luiz Milanez e tenho uma dificuldade no recebimento de material para o meu comércio, pois os caminhões não conseguem descer até aqui e somos obrigados a ir  até a esquina para pegar o material que são bobinas pesadas que carregamos nas costas.
    Seria muito bom que a administração olhasse mais por nossas dificuldades, que essa rua fluísse bem o trânsito, porque acredito que teríamos até mais clientes para o nosso trabalho, pois muitos deixam de vir até aqui, chegando até a dizer que nossa rua é intransitável.
    Faço um apelo aos órgãos da Administração Pública em nome de todos os moradores que, de início o primordial para nós seria a Pavimentação da Rua, Rede de Esgoto, Coleta de Lixo, aumento na pressão da Água Potável que é muito fraca para suprir nossas necessidades básicas de moradia.
    Olhem com mais carinho pela nossa Rua, nosso Bairro Jardins, porque nós também somos cidadãos que pagamos nossos impostos iguais aos outros comerciantes que tem suas ruas pavimentadas e limpas.
    Com reportagem de Jane Barbosa







Nenhum comentário:

Postar um comentário