No dia 25 de setembro, "Ivo da Dona Ivone Teixeira", de 81 anos, venceu a Corrida de Rua do A. Paranaense na categoria sem concorrente.
Ivo correu 12 Km em 1h40. Nas duas edições anteriores, o carmense já havia conquistado o primeiro lugar. Uma última edição do evento ocorrerá dia 27 de novembro, com um percurso de 10 Km. Os três primeiros colocados são premiados com troféus, mas Ivo já garantiu o dele por ter vencido as outras três corridas.
Ivo pretende correr o trajeto entre Carmo da Mata e Oliveira, percurso que ele já completou metade há dois anos.
Nascido no dia 22/05/1941, pelas mãos da parteira Dona Tininha, que, segundo consta, era a única em Carmo da Mata à época.
Uma curiosidade sobre seu nome: seu nome completo, Ivoberto, foi formado da junção dos nomes de seus pais, sua mãe, Dona Ivone, e seu pai, Felisberto.
Além dele, Ivone e Felisberto tiveram mais 6 filhos: Maria Aparecida, Maria Helena, Maria José, Maria Cristina Teixeira, José Maria e Luiz Carlos.
Pouco depois do seu nascimento, Ivo foi embora de Carmo da Mata com sua família, pois seu pai comprou uma fazenda em Jacuí, no sul de Minas. No entanto, Ivo retornou a Carmo da Mata com 7 anos para dar continuidade aos seus estudos, no "Silviano Brandão". Sua primeira professora foi Dona Olga Zeringota. Na ocasião, Ivo morou com seus avós maternos, Sr. Izaltino Teixeira e Esméria. Posteriormente, como era costume na época, continuou os estudos no "Ginásio Professor Eugênio Rubião".
Ivo começou sua carreira de bancário como contínuo ("office boy"), tendo se tornado, com o passar dos anos, gerente geral. Ele passou pelo Banco da Lavoura, Banco Real, Banco Rural e Banco do Progresso, que ajudou na inauguração da filial de Belém, a convite do presidente do banco, Sandoval de Moraes. O carmense gosta de agradecer aos seus colegas bancários Chaquib e Zezinho Andrade, pelos quais se sente agradecido pelos ensinamentos que lhe foram passados no começo de sua carreira de sucesso, bem como os tios Levy e Anita, que o acolheram em sua casa durante a época de trabalho no Banco da Lavoura.
Alguns anos mais tarde, já aposentado, Ivo ainda fundou uma financeira - a "Factoring" - permanecendo ativo por mais 10 anos.
Hoje, Ivo continua ativo, porém, no esporte, onde continua trazendo vitórias que orgulham os carmenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário