A Cadeira dos Diretores, em sua maioria Diretoras, é conservada nas dependências do prédio, até os dias atuais.
Enquanto alunos e alunas, quantas vezes fomos mandados para o 'Gabinete' da Diretora? Muitas das vezes por indisciplina, por não seguirmos as regras escolares.
Quando éramos encaminhados para lá, para o Gabinete, ficávamos defronte à Diretora, assentada na mesma cadeira, que perdura por anos a fio.
Em nossa inocência de crianças, tremíamos 'na base'. Isto nos ensinava a pedir desculpas, a reconhecermos nossos erros e a não errar mais!
Foram lições e mais lições, no sentido de 'emendarmos' e construirmos nossa cidadania para o mundo, para as construções dos valores mais dignos da honradez humana.
Mais disciplina adquiríamos pelos toques da 'sineta': no início das aulas, na formação das filas no Pátio da Escola, na hora do Recreio, bem como no seu término e no final das aulas, quando saíamos alegres para podermos ir de encontro aos brinquedos, em nossos lares, correr pelos quintais, repletos de frutas e dar sequência à nossa existência de aprendizes.
Lembramos bem da 'sineta', tocada pela Dona Santinha, Dona Jandira, Dona Ione Dias, Dona Celsa, pelas professoras, pela Dona Amine Mattar e muitos outros personagens de um tempo de magia, de esplendor.
Nas estantes da Escola, complementávamos nossas pesquisas escolares pelos inúmeros 'compêndios', enciclopédias e afins.
Tempos mágicos, que não retornam mais, mas que ecoam em nossas mais doces lembranças!
Tribuna do Carmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário