O vereador Fernando Tolentino apresentou mais uma indicação na Câmara, desta feita solicitando ao prefeito que seja instalado na cidade de Cláudio, um Centro de Reabilitação Pós-Covid. Conforme o vereador, esse centro é necessário para dar tratamento adequado às pessoas que se contaminaram pela doença, passaram por tratamento e, conforme estudos mundiais, a maioria apresenta sequelas, sendo necessário tratamento médico. A proposta do vereador é para que este centro tenha, além de médico especializado no tratamento das sequelas, também os profissionais especializados em fisioterapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física e nutrição.
Conforme o vereador, a necessidade aponta para o futuro bem próximo, já que é preciso acompanhar a pandemia conforme seus passos junto à população. “Se antes nós tínhamos que nos preocupar em evitar o contágio, depois passamos a buscar o tratamento necessário à doença, distribuição adequada da vacina, já devemos nos preocupar em tratar as sequelas da doença. Esta necessidade é presente, para que não tenhamos os mesmo problemas das fases anteriores, pois já sabemos que a doença deixa sequelas e, antes que tenhamos um número grande de pessoas com esse problema, é preciso nos preparar para já começar a atender os casos atuais, o que nos permitirá estarmos à frente, quando o problema for amplo, em todo o País, o que certamente acontecerá”, disse Fernando.
Conforme o vereador, é possível notar que até o momento as autoridades públicas estão em um processo de “correr atrás, de socorrer”, os efeitos da doença. Mas é preciso dar um passo adiante, para que não estejamos sempre um passo atrás no combate à Covid e seus males. “Este vírus, que produz uma doença mortal, de alta fatalidade, já sabemos, também gera sequelas em quem a contrai. Um grande número de pessoas que, felizmente vence a morte provocada pela Covid, já enfrenta outros problemas vindos com a doença: Problemas físicos e emocionais, pois além de levar o físico à exaustão, também abala o emocional das pessoas. E é preciso estarmos preparados para tratar esse público”, alertou Fernando Tolentino.
E afirma ainda que “já sabemos de iniciativas neste sentido em alguns locais, mas ainda são poucas. Ao mesmo tempo, vemos que existe um número muito grande de pessoas que está se livrando da morte, mas que apresenta outros problemas, após este primeiro momento, que são as sequelas da doença. Estudos mostram que os problemas estão sendo encontrados em várias frentes e, por isto, precisamos nos preparar nestes vários espaços, nessas especialidades e até em outras que possam ser apontadas posteriormente. Nós entendemos que é necessário a implantação deste centro o mais rápido possível, para que Cláudio dê um passo adiante para quando for necessário focar neste público, e isso vai ser preciso, nossa cidade já esteja preparada”, arrematou. O vereador disse ainda que o alerta veio ao ler matéria na TRIBUNA, recente, abordando a questão das sequelas e dos cuidados necessários para lidar com elas. “Ao ler a matéria, vi que o problema já é presente, e que precisamos enfrentá-lo o mais rápido possível, para que não seja maior em pouco tempo”, concluiu.
Com Reportagem de Sérgio Cunha - Tribuna de Cláudio
Nenhum comentário:
Postar um comentário