quarta-feira, 27 de março de 2013

Dr. Lineu de Carvalho: 80 anos de exemplo e dedicação a Carmo da Mata





   
No dia 30/03/1933, nascia em Carmo da Mata, o historiador, exímio odontólogo e grande homem público, Lineu de Carvalho, filho de Juvêncio de Carvalho e Josefina Notini de Carvalho, os conhecidos Dr. Juvêncio e Dona Finoca.
    Lineu iniciou seus estudos no curso primário do antigo grupo Escolar Silviano Brandão e o ginasial nos ginásios São Geraldo, da cidade de Divinópolis e Professor Pinheiro Campos, em Oliveira. O científico foi feito nos colégios Santo Antônio, da cidade histórica de São João Del Rei, e o Anchieta, na capital mineira. Sua formação superior foi de cirurgião dentista, concluída pela Faculdade de Odontologia do Triangulo Mineiro em Uberaba, no ano de 1955.
    Em 1970, terminou o curso de letras na faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Divinópolis. Foi um dos fundadores do Diamante Clube, cuja construção dirigiu. Também foi um dos fundadores do clube de serviços Lions de Carmo da Mata. Foi prefeito do município entre os anos 1973 a 1977. Fundou o jornal “O Carmense” e, quando estudava em Uberaba, foi diretor da sucursal da “Folha de Minas”. Também atuou como revisor dos jornais “O Triângulo e Correio Católico”.
    Dr. Lineu é viúvo da saudosa dona Aída Bernardes de Carvalho, professora diplomada pela Escola Normal Nossa Senhora de Oliveira. São filhos do casal: Patrícia Aída Bernardes de Carvalho Salgado, Andréia Bernardes de Carvalho Teodoro, Mônica Bernardes de Carvalho, Lineu Bernardes de Carvalho, Ana Cristina Bernardes de Carvalho Ribeiro, Leonardo Juvêncio de Carvalho e Alexandre Bernardes de Carvalho.
    Lineu de Carvalho é exemplo de correção como homem, político e pai de família. Dr. Lineu já escreveu vários artigos publicados em jornais da região e a edição do livro “A Família Notini”, com informações biográficas sobre um dos ramos familiares da sociedade carmense. Neste livro, assim como em artigos historiográficos produzidos pelo autor percebe-se a nítida preocupação não só como o método de buscar informações. Lineu também estabelece critérios bem definidos para o tratamento de dados, incluindo a disposição de viajar para outras cidades em busca de informações.
    Cidadão credor da admiração do nosso povo, Dr. Lineu é uma referência na cultura de Carmo da Mata.
    Nós do jornal Tribuna do Carmo e do Suplemento Histórico em Revista Memória Carmense, temos o orgulho de parabenizá-lo, nesta data tão importante. Não somente por ser um de nossos colaboradores e sim como um grande cidadão que valoriza e dedica a história de nossa Carmo da Mata.
    Neste dia 30/03, a comunidade carmense, com certeza, abraça de corpo e alma um cidadão que tanto contribuiu e contribui para perpetuar o desenvolvimento e a história de nossa Carmo da Mata. Parabéns a este grande homem!

    Com reportagem de Hérica Viotti e Ricardo Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário