quarta-feira, 14 de novembro de 2012

POLÍTICA


Escolha de cargos na futura gestão de Almir Resende já provoca especulação por toda a cidade


O futuro prefeito poderá nomear quase cinquenta assessores para sua gestão

A administração do prefeito eleito, Almir Resende (DEM), ainda não começou e as especulações em torno do preenchimento dos cargos comissionados são muitas.
O rateio dos cargos provavelmente será feito entre os partidos da coligação “É a hora da virada”, formada pelos partidos DEM – Democratas, PSB – Partido Socialista Brasileiro, PSD – Partido Social Democrático, PRP – Partido Republicano Progressista, PP – Partido Progressista, PSL – Partido Social Liberal, PDT- Partido Democrático Trabalhista e PPS- Partido Popular Socialista e alguns de seus cabos eleitorais que se empenharam durante a sua campanha.
Nas esquinas, nas rodas políticas, o assunto é um só: quem irá compor as quarenta e duas vagas de provimento em comissão e mais o cargo de diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, ou seja, as pessoas de confiança da nova administração, a qual irá assumir a partir do dia primeiro de janeiro de dois mil e treze.
Depois da reorganização da estrutura de cargos e salários, que se deu através da Lei Complementar de nº49, do dia 29/12/2008, aprovada pela Câmara Municipal de Carmo da Mata, o chefe do executivo poderá nomear doze secretários municipais, sete secretários municipais adjuntos, um assessor jurídico, um assessor jurídico adjunto, o seu chefe de gabinete, um assessor especial de gabinete, um contador, um assistente de ensino, três diretores e mais três vice-diretores de escola, um diretor da Casa de Cultura e Biblioteca Municipal, um maestro, um coordenador de operações de reciclagem, quatro coordenadores de serviço I, um coordenador de serviço II, dois coordenadores de serviço III e, ainda, o motorista do gabinete.  
Secretários Municipais
Os secretários municipais têm várias atribuições, dentre elas, analisar e oferecer sugestões aos programas municipais em andamento ou a serem propostos; estudar e apresentar soluções eficazes e viáveis, capazes de dinamizar os setores administrativos municipais; resolver os problemas gerenciais das Secretarias Municipais; desenvolver habilidades táticas e habilidades estratégicas, para a eficiência da equipe e qualidade do serviço municipal; estimular as iniciativas de interesse da administração; analisar periodicamente o desempenho da administração municipal; reunir-se, sempre que for necessário, para propor mudanças e treinamentos, quando for o caso; prestar assessoramento ao Prefeito em questões de planejamento, organização, controle e avaliação das atividades desenvolvidas dos servidores da prefeitura e executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas ou delegadas pelo Prefeito.
Cada ocupante de cargo de comissão fica sujeito a quarenta horas semanais de trabalho, salvo quando o ato oficial estabelecer duração diversa. O exercício do cargo exigirá, de seu ocupante, integral dedicação ao serviço, podendo o servidor ser convocado sempre que houver interesse da administração.
No organograma da Prefeitura Municipal de Carmo da Mata, as doze secretarias, consideradas cargos de primeiro escalão, estão ligadas diretamente ao gabinete do prefeito, sendo elas: Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Tesouraria e Contabilidade, Secretaria Municipal de Tributação, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política.
Segundo a Lei Orgânica Municipal, os secretários municipais serão escolhidos entre os brasileiros, maiores de 21 anos de idade e no exercício de seus direitos políticos.
Com reportagem de Ricardo Câmara

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