Escolha de cargos
na futura gestão de Almir Resende já provoca especulação por toda a cidade
O futuro prefeito
poderá nomear quase cinquenta assessores para sua gestão
A administração do prefeito eleito, Almir Resende (DEM),
ainda não começou e as especulações em torno do preenchimento dos cargos
comissionados são muitas.
O rateio dos cargos provavelmente será feito entre os
partidos da coligação “É a hora da virada”, formada pelos partidos DEM –
Democratas, PSB – Partido Socialista Brasileiro, PSD – Partido Social
Democrático, PRP – Partido Republicano Progressista, PP – Partido Progressista,
PSL – Partido Social Liberal, PDT- Partido Democrático Trabalhista e PPS-
Partido Popular Socialista e alguns de seus cabos eleitorais que se empenharam
durante a sua campanha.
Nas esquinas, nas rodas políticas, o assunto é um só: quem
irá compor as quarenta e duas vagas de provimento em comissão e mais o cargo de
diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, ou seja, as pessoas de
confiança da nova administração, a qual irá assumir a partir do dia primeiro de
janeiro de dois mil e treze.
Depois da reorganização da estrutura de cargos e salários,
que se deu através da Lei Complementar de nº49, do dia 29/12/2008, aprovada
pela Câmara Municipal de Carmo da Mata, o chefe do executivo poderá nomear doze
secretários municipais, sete secretários municipais adjuntos, um assessor
jurídico, um assessor jurídico adjunto, o seu chefe de gabinete, um assessor
especial de gabinete, um contador, um assistente de ensino, três diretores e
mais três vice-diretores de escola, um diretor da Casa de Cultura e Biblioteca
Municipal, um maestro, um coordenador de operações de reciclagem, quatro
coordenadores de serviço I, um coordenador de serviço II, dois coordenadores de
serviço III e, ainda, o motorista do gabinete.
Secretários
Municipais
Os secretários municipais têm várias atribuições, dentre
elas, analisar e oferecer sugestões aos programas municipais em andamento ou a
serem propostos; estudar e apresentar soluções eficazes e viáveis, capazes de
dinamizar os setores administrativos municipais; resolver os problemas gerenciais
das Secretarias Municipais; desenvolver habilidades táticas e habilidades
estratégicas, para a eficiência da equipe e qualidade do serviço municipal;
estimular as iniciativas de interesse da administração; analisar periodicamente
o desempenho da administração municipal; reunir-se, sempre que for necessário,
para propor mudanças e treinamentos, quando for o caso; prestar assessoramento
ao Prefeito em questões de planejamento, organização, controle e avaliação das
atividades desenvolvidas dos servidores da prefeitura e executar outras
atividades correlatas que lhe forem atribuídas ou delegadas pelo Prefeito.
Cada ocupante de cargo de comissão fica sujeito a quarenta
horas semanais de trabalho, salvo quando o ato oficial estabelecer duração
diversa. O exercício do cargo exigirá, de seu ocupante, integral dedicação ao
serviço, podendo o servidor ser convocado sempre que houver interesse da
administração.
No organograma da Prefeitura Municipal de Carmo da Mata,
as doze secretarias, consideradas cargos de primeiro escalão, estão ligadas
diretamente ao gabinete do prefeito, sendo elas: Secretaria Municipal de
Governo, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Tesouraria e Contabilidade,
Secretaria Municipal de Tributação, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária
e Abastecimento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria
Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e
Turismo, Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas, Secretaria
Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Relações Institucionais e
Articulação Política.
Segundo a Lei Orgânica Municipal, os secretários
municipais serão escolhidos entre os brasileiros, maiores de 21 anos de idade e
no exercício de seus direitos políticos.
Com reportagem de Ricardo Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário