Escolha de cargos
na futura gestão de Almir Resende já provoca especulação por toda a cidade
O futuro prefeito
poderá nomear quase cinquenta assessores para sua gestão
A administração do prefeito eleito, Almir Resende (DEM),
ainda não começou e as especulações em torno do preenchimento dos cargos
comissionados são muitas.
O rateio dos cargos provavelmente será feito entre os
partidos da coligação “É a hora da virada”, formada pelos partidos DEM –
Democratas, PSB – Partido Socialista Brasileiro, PSD – Partido Social
Democrático, PRP – Partido Republicano Progressista, PP – Partido Progressista,
PSL – Partido Social Liberal, PDT- Partido Democrático Trabalhista e PPS-
Partido Popular Socialista e alguns de seus cabos eleitorais que se empenharam
durante a sua campanha.
Depois da reorganização da estrutura de cargos e salários,
que se deu através da Lei Complementar de nº49, do dia 29/12/2008, aprovada
pela Câmara Municipal de Carmo da Mata, o chefe do executivo poderá nomear doze
secretários municipais, sete secretários municipais adjuntos, um assessor
jurídico, um assessor jurídico adjunto, o seu chefe de gabinete, um assessor
especial de gabinete, um contador, um assistente de ensino, três diretores e
mais três vice-diretores de escola, um diretor da Casa de Cultura e Biblioteca
Municipal, um maestro, um coordenador de operações de reciclagem, quatro
coordenadores de serviço I, um coordenador de serviço II, dois coordenadores de
serviço III e, ainda, o motorista do gabinete.
Secretários
Municipais
Os secretários municipais têm várias atribuições, dentre
elas, analisar e oferecer sugestões aos programas municipais em andamento ou a
serem propostos; estudar e apresentar soluções eficazes e viáveis, capazes de
dinamizar os setores administrativos municipais; resolver os problemas gerenciais
das Secretarias Municipais; desenvolver habilidades táticas e habilidades
estratégicas, para a eficiência da equipe e qualidade do serviço municipal;
estimular as iniciativas de interesse da administração; analisar periodicamente
o desempenho da administração municipal; reunir-se, sempre que for necessário,
para propor mudanças e treinamentos, quando for o caso; prestar assessoramento
ao Prefeito em questões de planejamento, organização, controle e avaliação das
atividades desenvolvidas dos servidores da prefeitura e executar outras
atividades correlatas que lhe forem atribuídas ou delegadas pelo Prefeito.
Cada ocupante de cargo de comissão fica sujeito a quarenta
horas semanais de trabalho, salvo quando o ato oficial estabelecer duração
diversa. O exercício do cargo exigirá, de seu ocupante, integral dedicação ao
serviço, podendo o servidor ser convocado sempre que houver interesse da
administração.

Segundo a Lei Orgânica Municipal, os secretários
municipais serão escolhidos entre os brasileiros, maiores de 21 anos de idade e
no exercício de seus direitos políticos.
Com reportagem de Ricardo Câmara
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