Tribunal Superior Eleitoral estimula voto em ficha limpa
A Justiça Eleitoral começou a divulgar a campanha
Voto Limpo, por meio de peças publicitárias no rádio e na televisão. As
mensagens visam estimular os eleitores a participar do processo eleitoral e a
escolher candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na Justiça. De acordo
com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha é composta por
cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio. Cada peça publicitária tem
30 segundos e trata de temas relacionados à Lei da Ficha Limpa, que vale para
as eleições municipais, de outubro deste ano.
Os filmes e a propaganda de rádio alertam para a
importância de se pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de
cada um. As mensagens da campanha incentivam a participação no pleito por
eleitores de todas as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de
70 anos, para os quais o voto é facultativo.
Nas eleições anteriores, as campanhas da Justiça
Eleitoral tiveram início com 60 dias de antecedência. Neste ano, a campanha, de acordo com o TSE,
ficará no ar nos 45 dias que antecedem ao primeiro turno da eleição. A campanha
vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde houver segundo turno,
será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser
encerrada no dia 26.
A decisão de exibir a campanha no mesmo período da
propaganda eleitoral gratuita foi da presidenta do TSE, ministra Carmem Lúcia.
A medida levou em conta uma pesquisa realizada a pedido do TSE que constatou
que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores, que
eram iniciadas 60 dias antes do pleito. A escolha do tema Voto Limpo, de acordo
com o TSE, também foi feita com base no resultado da pesquisa. O estudo apontou
que a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco conhecida pelos eleitores, apesar de ser
uma lei gerada por iniciativa popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário