quinta-feira, 26 de abril de 2012

PREVENÇÃO


Polícia Militar lança campanha para evitar trotes no 190


A Polícia Militar de Minas Gerais, buscando a cada dia aperfeiçoar os serviços prestados à população Mineira e garantir a Segurança Pública, lançou uma nova campanha com o intuito de conscientizar a todos sobre o perigo de um trote.
O 190 da Polícia Militar é, provavelmente, o número de prestação de serviços de emergência mais conhecido em todo o Estado. Para chegar aos 853 municípios mineiros e levar segurança às pessoas de todas as idades, a Instituição conta com profissionais treinados para detectar chamadas reais e trotes.
Atende, aproximadamente, um público-alvo de 5 milhões de pessoas, em uma demanda diária de 15 mil ligações, com precisão e objetividade. Para isso, essas chamadas são avaliadas e, rapidamente, seguem um processo de encaminhamento.
Todos os dias, a PM recebe 3 mil trotes, ligações que tomam o tempo do atendente e impedem que um fato real receba atendimento. E o pior: essas chamadas são, em sua maioria, feitas por crianças e adolescentes.
Como o 190 é um serviço de emergência que a todo o momento salva vidas, a campanha Sem Trote, Você pode Salvar uma Vida pretende reduzir essas brincadeiras e, com isso, ampliar o serviço 190, atendendo, com mais agilidade, um maior número de pessoas.
Nessa campanha, a participação de pais e responsáveis é de fundamental importância para observar, orientar e impedir que os jovens e pessoas desocupadas atrapalhem o 190.
A prática do trote é crime previsto no Código Penal e prevê pagamento de multa ou cumprimento de pena de um a seis meses de detenção.
Você sabia?
Que podemos falar com um atendente pelo número 190 de qualquer lugar e a qualquer hora? A ligação é gratuita e não necessita de cartão. Você não deve ligar sem ter um motivo, porque, agindo assim, você ocupa o lugar de uma pessoa que realmente precisa da PM. Em outro momento essa pessoa pode ser você.
Ao ligar para o 190, a pessoa que o atender se identificará. Identifique-se, você também. Exponha seus motivos.
E lembre-se: o teleatendente fará perguntas necessárias para o bom atendimento da ocorrência: o que está acontecendo? Há alguém ferido? Onde você se encontra? Quem está envolvido? Como está a situação? Quando ocorreu? Onde ocorreu?

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