Polícia Militar
lança campanha para evitar trotes no 190
A Polícia Militar de Minas Gerais, buscando a cada dia
aperfeiçoar os serviços prestados à população Mineira e garantir a Segurança
Pública, lançou uma nova campanha com o intuito de conscientizar a todos sobre
o perigo de um trote.
O 190 da Polícia Militar é, provavelmente, o número de
prestação de serviços de emergência mais conhecido em todo o Estado. Para
chegar aos 853 municípios mineiros e levar segurança às pessoas de todas as
idades, a Instituição conta com profissionais treinados para detectar chamadas
reais e trotes.
Atende, aproximadamente, um público-alvo de 5 milhões de
pessoas, em uma demanda diária de 15 mil ligações, com precisão e objetividade.
Para isso, essas chamadas são avaliadas e, rapidamente, seguem um processo de
encaminhamento.
Todos os dias, a PM recebe 3 mil trotes, ligações que tomam
o tempo do atendente e impedem que um fato real receba atendimento. E o pior:
essas chamadas são, em sua maioria, feitas por crianças e adolescentes.
Como o 190 é um serviço de emergência que a todo o momento
salva vidas, a campanha Sem Trote, Você pode Salvar uma Vida pretende reduzir
essas brincadeiras e, com isso, ampliar o serviço 190, atendendo, com mais
agilidade, um maior número de pessoas.
Nessa campanha, a participação de pais e responsáveis é de
fundamental importância para observar, orientar e impedir que os jovens e
pessoas desocupadas atrapalhem o 190.
A prática do trote é crime previsto no Código Penal e
prevê pagamento de multa ou cumprimento de pena de um a seis meses de detenção.
Você sabia?
Que podemos falar com um atendente pelo número 190 de
qualquer lugar e a qualquer hora? A ligação é gratuita e não necessita de
cartão. Você não deve ligar sem ter um motivo, porque, agindo assim, você ocupa
o lugar de uma pessoa que realmente precisa da PM. Em outro momento essa pessoa
pode ser você.
Ao ligar para o 190, a pessoa que o atender se
identificará. Identifique-se, você também. Exponha seus motivos.
E lembre-se: o teleatendente fará perguntas necessárias
para o bom atendimento da ocorrência: o que está acontecendo? Há alguém ferido?
Onde você se encontra? Quem está envolvido? Como está a situação? Quando
ocorreu? Onde ocorreu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário