quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Jovem colecionador carmense de cédulas e moedas antigas faz toda a diferença em Carmo da Mata


►Gustavo Isaías Pereira, de 24 anos, já foi nosso entrevistado, há algum tempo atrás, nas páginas do Jornal Tribuna do Carmo, como exímio artesão de objetos de couro, como laços, cabrestos e variados objetos para adornar cavalos e similares.

Agora nosso protagonista vem com uma novidade, como um aficionado, um verdadeiro colecionador de moedas, principalmente as que circulavam nos tempos do Brasil Colonial e Imperial. “Meu interesse por moedas e dinheiro de antigamente veio desde meus tempos de infância, de criança, na época da escola”, iniciou Gustavo, com entusiasmo e continuou: “Foi quando estudava a respeito da História do Brasil, principalmente na época do Brasil Colônia, quando nosso País ainda pertencia a Portugal”, afirmou.

Como um atencioso aluno, Gustavo interessava-se muito em escutar a História deste Período. E foi a partir daí que começou a gostar mais da Disciplina  e de procurar por estas moedas.
Como um verdadeiro profissional da ‘numismática’, Gustavo sentiu, através das moedas antigas, a ânsia de quem procura, curiosamente, pela revelação de diversos dados como costumes, religião, forma de governo, etc., sobre determinado povo ou período.

Gustavo sabe, e muito bem, que dentro de uma concepção mais abrangente, a numismática engloba o estudo de todas as formas de pagamento, como a troca de moedas primitivas, de cédulas ou de objetos relacionados; é sim, apesar da pouca idade, um verdadeiro numismata. “Colecionador não posso dizer que eu sou, porque um colecionador de verdade coleciona por série, por numeração, por data, por assinatura, por carimbos raros e por datas raras”, disse Gustavo com a propriedade de um colecionador.  “No meu caso eu aprecio mais  guardar os modelos; tenho aqui, em mãos, cédulas do Brasil Império e moedas, também do Período Imperial do Brasil, algumas de prata”, acrescentou.

O colecionador Gustavo nos revelou que recentemente teve que desfazer de um pouco de sua coleção para poder adquirir mais peças para colocar em seu acervo, mas sempre sai à procura de mais cédulas e moedas.

“As cédulas mais antigas que eu tive eram três, do Brasil Império, muito lindas!” exclamou Gustavo. “A vontade de colecionar vem de mim mesmo”, disse. “E todas em prata 917”, acrescentou com satisfação.

Em sua coleção, Gustavo tem moedas da época do Brasil Império e do começo da República Velha Brasileira.
Gustavo nos disse que: “Gosto de tudo que tem história, fotografias antigas, documentos históricos e tudo que se refere à antiguidade”, concluiu.

►Tribuna do Carmo e fotos de arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário