segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Brasil volta a ter muitos casos de Covid e população abandona cuidados.



Em pequenas cidades, como é o caso de Carmo da Mata, nota-se que as pessoas estão “cansadas” da fase de isolamento e estão abrindo mão dos cuidados, o que favorece o aparecimento de novos casos, em maior volume. 

Após uma pequena queda nos casos de contaminação com a Covid-19, doença causada pelo Novo Coronavírus, os casos positivos voltaram a subir em todo o Brasil e, consequentemente, o número de mortes pela doença, também. Alguns especialistas afirmam que se trata de uma “segunda onda” da doença e outros afirmam que é mais um caso de aumento de casos por abandono de cuidados e que uma 'segunda onda' pode vir em janeiro ou fevereiro de 2021, se até lá não for iniciado o processo de vacinação em massa da população.

O certo é que os casos voltaram a ocorrer em maior número. Em pequenas cidades, como é o caso de Carmo da Mata, nota-se que as pessoas estão “cansadas” da fase de isolamento e estão abrindo mão dos cuidados, o que favorece o aparecimento de novos casos, em maior volume. 

Com a politização da doença, que passou a ser 'bandeira política' de alguns, durante o período eleitoral, a situação ficou ainda pior. As pessoas parecem que estão se esquecendo de que a doença existe, que não é fruto de debate político da “esquerda x direita” e que mata, ou deixa sequelas graves em algumas pessoas.

É preciso, conforme especialistas consultados pela reportagem, que as pessoas voltem a ver a doença como doença e não como plataforma política e de discussão ideológica. A Covid-19 é uma doença que ataca principalmente as vias áreas do ser humano e é causada por um vírus, o Novo Coronavírus. Está presente nos ambientes, principalmente onde existe aglomeração e é transmitida pelo toque e pela respiração. Assim, é preciso evitar contatos ao máximo possível, usar máscaras sempre que sair às ruas e manter cuidados de higiene que são considerados simples, mas que têm grande eficácia: lavar as mãos com sabão, sempre que possível, desinfetar com álcool em gel 70%.
Também é preciso que as pessoas mantenham aqueles cuidados de limpar os objetos antes de entrar com eles em casa, com uma solução simples: 25 ml de água sanitária (com concentração de cloro de 2 a 2,5%) em um litro de água; agite bem para misturar; coloque em uma embalagem limpa, com borrifador. 

Essa mistura deve ser aspergida nos pacotes, embrulhos, sacolas, antes de entrar com eles em casa. Também é aconselhável trocar de roupas logo que chegar em casa e colocar a roupa usada em local separado, para ser lavada. 

Ao chegar em casa, lave as mãos e os braços com água e sabão. Use máscaras e troque-a de 4 em 4 horas ou quando a mesma estiver úmida, o que ocorrer primeiro. Guarde as máscaras usadas em um saco plástico para que seja lavada e só a reutilize após lavar e secar. E esqueça aquela discussão sobre quem produziu o vírus, aquelas mensagens mentirosas de whatsapp e Redes Sociais com soluções milagrosas... se elas existissem já estaria à venda. O Novo Coronavírus é letal, ele mata mesmo. 

No Brasil, porque os governantes perdem mais tempo em discutir coisas inúteis, ele já matou mais de 170 mil pessoas em menos de um ano. É a doença que mais mata no mundo. Para você ter uma ideia, mata mais do que o trânsito no Brasil, o câncer, ou os tiroteios nos aglomerados. Esqueça aquele negócio de ideologia política, de esquerda, de comunismo, e fique vivo, prevenindo-se contra a Covid-19. 

Tribuna do Carmo - foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário