O Papel dos Jingles nas campanhas eleitorais
Um jingle é um slogan feito com uma melodia
cativante, veiculado em carro de som de campanhas eleitorais, eventos,
facebook, propagandas eleitorais em rádios e televisões, etc...
Um jingle eficiente é feito para gravar a marca de
um candidato na memória das pessoas. Ele
tem a característica de cativar o eleitor pela emoção, pois, por ser em forma
de música, diferencia-se das demais propagandas sendo comum, muitas vezes, um
jingle fazer uma pessoa dançar e cantar sem se dar conta. Um
jingle criativo pode até mudar o resultado de uma eleição e é normal, em épocas
de campanhas políticas, vermos pessoas, principalmente crianças, cantando
jingles políticos. Um jingle eficiente faz com que a pessoa relacione e lembre
o nome do candidato “cantado” na hora da sua escolha no dia da eleição. Ao
ouvirem o início da música em um carro de propaganda eleitoral, muitas vezes as
pessoas já sabem de que candidato se trata.
Os jingles são atrativos
“Psicólogos e neurologistas que estudam os efeitos
da música no cérebro descobriram que a música possui uma forte conexão do
ouvinte. O estudo ainda mostrou que a música repetida por várias ficará difícil
de ser esquecida pelo ouvinte.
Earworms, também conhecidos pelo nome em alemão,
"ohrwurm," são aqueles pequenos trechos musicais de 15 a 30 segundos, que você não
consegue tirar da cabeça, não importa o quanto tente (o fenômeno é chamado
também de Síndrome da Música Repetitiva, repetunite, vírus da jukebox e mania
de melodia). Os pesquisadores perceberam que quanto mais curta e mais simples
for a melodia, é mais provável que ela "grude" na sua cabeça. Esse é
o motivo de alguns dos earworms mais comuns serem jingles e refrões de músicas
populares. Os jingles são feitos para serem tão fáceis de lembrar como as rimas
infantis: quanto mais curtos, melhor; quanto mais repetitivos, melhor; quanto
mais rimas, melhor. Os jingles são feitos para se infiltrarem na sua memória e
não saírem por anos. Em Carmo da Mata encontram-se jingles para todos os gostos,
paródias de músicas como: Vem ni mim Dodge
RAM, de Israel Novaes; Eu Quero Tchu , Eu Quero Tchá, de João Lucas
e Marcelo; Vamos
dar as mãos Um, dois, três, de Gian e Giovani; Balada (TCHÊ TCHÊ RERE), de Gusttavo Lima .
Os candidatos, cada vez mais, privilegiavam suas
imagens com o povo usando rimas criativas. Os jingles fazem a diferença, com uma
linguagem não coloquial, mas de fácil compreensão. Músicas para prefeitos e vereadores
contribuem diretamente para o triunfo nas urnas. Simples, mas eficazmente
endereçada, e com mensagens melódicas, os jingles são assim construídos.
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