Santa Casa e PSFs receberão equipamento de
triagem de pacientes
Será implantado nos PSFs (Programa Saúde da Família) e na Santa Casa de Carmo da Mata o “Protocolo de Manchester”, que é um equipamento que visa, em sua metodologia de trabalho, ao atendimento rápido de identificação dos pacientes que recorrem a esses locais, permitindo atender, em primeiro lugar, aos doentes mais graves, e não necessariamente a quem chega primeiro.
O equipamento vai funcionar da seguinte forma: o paciente que chegar a um PSF ou à Santa Casa será encaminhado ao setor de triagem, onde será atendido por um enfermeiro treinado, que o observará de forma rápida e objetiva, atribuindo um grau de prioridade clínica ao atendimento, bem como o tempo recomendado de espera. A pessoa será identificada pela máquina com uma cor, ou seja, o paciente identificado pela cor vermelha (emergência) tem atendimento imediato; ao paciente identificado pela cor laranja (muito urgente), recomenda-se o atendimento em dez minutos; ao paciente identificado pela cor amarela (urgente), o atendimento deve ser feito em até 60 minutos; o verde (pouco urgente) prevê o atendimento em até 120 minutos; já o azul (não urgente) representa que o paciente pode ser atendido em até 240 minutos.
A Secretária Municipal de Saúde, Betânia da Penha Curto Jeunon, exemplifica como o programa funciona: “O atendimento visa classificar o paciente que chega para atendimento nos PSFs e Santa Casa. Por exemplo, uma mãe chega com um filho tendo muita febre, crises compulsivas , e na mesma hora chega outra com o filho com sintomas de gripe. Essas duas crianças vão passar por um sistema de triagem rápido, feito por um enfermeiro treinado para esta função, que vai avaliar qual deve ser atendido primeiro naquela unidade. A partir de então, eles são classificados pelas cores fornecidas pelo aparelho”, disse a secretária.
Ainda segundo a secretária, o equipamento deve começar a funcionar em alguns meses nestas unidades de saúde. “Os aparelhos irão entrar em funcionamento nos próximos meses. Estamos aguardando apenas as enfermeiras passarem pelo treinamento, para operarem as máquinas”, falou Betânia.
Funcionamento do equipamento
Ele é utilizado tanto no monitoramento do tempo de classificação, quanto no atendimento médico. Agrupa a informatização tornando o atendimento ágil e eficaz, além de disponibilizar um banco de dados, no qual são armazenadas informações e históricos dos pacientes, posteriormente integrando-os a toda a rede .
O programa recebeu esse nome porque foi aplicado pela primeira vez em 1997 na cidade britânica de Manchester. Essa triagem foi rapidamente implementada em vários hospitais do Reino Unido. Em Portugal, são poucos os hospitais que ainda não utilizam esse sistema, que já está sendo empregado em outros países da Europa como Espanha, Holanda, Alemanha e Suécia. O sistema de triagem de Manchester é apoiado pelo Ministério da Saúde, pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Enfermeiros.
Vermelho - EMERGENTE
Laranja - MUITO URGENTE
Amarelo - URGENTE
Verde - POUCO URGENTE
Azul - NÃO URGENTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário