Dr. Iracy foi delegado de Carmo da Mata por mais de 20 anos, dos 35 anos de serviço como servidor público, sendo que 33 anos como delegado. Dr. Iracy Lobato Bicalho foi natural de Oliveira, nascido em 14/05/1936, é o sexto filho do casal Maria Josepha Lobato Bicalho (Marita) e Iracy Dias Bicalho.
Cursou o Ensino Primário no Grupo Escolar Francisco Fernandes e o Ensino fundamental no então Ginásio Estadual Professor Pinheiro Campos, ambos na cidade de Oliveira.
Aos quatorze anos de idade, mudou-se para cidade de Belo Horizonte onde cursou o Segundo Grau no Colégio Afonso Arinos de Melo Franco, e neste concluiu o segundo grau.
No ano de 1961, formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. E trabalhou inicialmente no Ministério da Fazenda em Belo Horizonte, na Delegacia Regional do Imposto de Renda, atual Receita Federal.
Foi aprovado no concurso público de provas e título, para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, aos 24 anos de idade, função que exerceu por 34 anos nas cidades de Belo Horizonte, Bambuí, São Lourenço, Cássia, Almenara, Piranga, Oliveira, Cláudio, Carmo da Mata e Carmópolis de Minas.
Foi presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo da Mata por dois mandatos. Dr. Iracy foi casado com Dyrce Silveira Couto com quem teve três filhos: Danilo, Humberto e Bruno.
Em Carmo da Mata exerceu o cargo de delegado de Polícia Judiciária por mais de 20 anos.
Quando veio para este município, inicialmente residiu na fazenda do irmão Mauro Lobato Bicalho, posteriormente, mudou-se para Avenida Dom Alexandre do Amaral, em casa alugada de Dona Jalcira Jeunon. Logo após, adquiriu uma casa à Rua Virgílio Silveira, onde residiu por longos anos.
Exerceu aqui em Carmo da Mata também o cargo de Secretário Municipal de Saúde, por dois anos, 1999/2000, na administração do então prefeito Fernando Lobato, época em foi inserido no município o Programa Saúde da Família (PSF).
Após sua aposentadoria como Delegado de Polícia Civil, reativou sua Carteira Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil, onde ainda exercia a advocacia, nesta comarca, bem como nas Comarcas de Oliveira, Cláudio e Itapecerica.
Dr. Iracy foi cidadão honorário de Carmo da Mata e residia no Sítio da Mata, onde administrava a propriedade rural. Foi torcedor do Clube Atlético Mineiro e, além da advocacia privada, exercia a advocacia dativa para os carentes, sem qualquer distinção, nas esferas cível, criminal e trabalhista.
No dia 8 de dezembro de 2011 foi agraciado com a Medalha Desembargador Hélio Costa, em Carmo da Mata.
Aos familiares, nossos sentimentos de pesar
TribunaWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário