=> A 'roda de água' ou 'roda d'água' é um dispositivo circular montado sobre um eixo, contendo na sua periferia caixinhas ou aletas dispostas de modo a poder aproveitar a energia hidráulica.
A roda d'água utiliza a força da natureza para realizar um trabalho, sendo para gerar energia ou força e, PRINCIPALMENTE, LEVAR ÁGUA A LOCAIS MAIS ALTOS, como currais, bebedouros para animais e até propriedades rurais. E, claro, está sempre ao lado da beleza e da simplicidade.
Em Carmo da Mata mesmo, no perímetro urbano, bem próximo da entrada da Fazenda dos Coqueiros, de propriedade da Família Firmino, há uma roda d'água, que está há anos, 'girando' com a natureza.
Confira este belo vídeo de uma roda d'água , localizada no Povoado do Quilombo. Quem esteve no local para registrar essa maravilha, foi nosso colaborador , Antônio Leanderson , o 'Toinzinho'.
{ "Perdidas no tempo e na história, as rodas d'água ainda existem e exercem muito bem sua função.
São muito mais antigas que as histórias do tempo de 'Carmo da Mata Antigo', pois suas funções, segundo historiadores, ACREDITA-SE, são atribuídas aos gregos.
Possuem inúmeras utilidades e formas, usadas na vertical, como essa, para bombear água para grandes distâncias e elevações , ou na horizontal como parte dos mecanismo que movem os moinhos d'água que moem o milho, produzindo fubá e canjiquinha, utilizados na nossa culinária.
E não podemos esquecer da produção de energia nas hidrelétricas, pois o princípio físico é o mesmo da simples roda d'água", declarou Antônio Leanderson. }
=> Fotos e vídeos da Região do Espraiado, Município de Carmo da Mata.
O Povoado do Quilombo em Carmo da Mata, como outras localidades do meio rural carmense, têm uma vital importância cultural na Cidade das Essências.
=> Tribuna do Carmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário