quinta-feira, 26 de julho de 2012

REINADO

 Missa Conga é celebrada na matriz de 

Nossa Senhora do Carmo






Uma tradição de tempos foi celebrada na manhã de domingo (22/07), no Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Trata-se da Missa Conga. O evento religioso, organizado pela Irmandade do Congado de Nossa Senhora do Rosário, reuniu guardas, em uma demonstração de fé e religiosidade. Tambores, cantos e cores marcaram a missa celebrada pelo Padre Vanir José de Oliveira. Cada guarda, com seu traje e uma batida diferente, coloriu o Santuário do Carmo antes da missa. Os congadeiros passaram em frente à igreja, tocando e cantando em homenagem à festa.
História das missas congas
A missa Conga é uma manifestação recente, além de uma bonita expressão da fé na riqueza da nossa tradição religiosa, na simplicidade da arte e do folclore, em meio aos cânticos e danças características, cheias de festa e de amor. Sempre houve missas nas festas de Nossa Senhora do Rosário, mas não existiam manifestações "afro" com tambores dentro das igrejas. As irmandades cantavam suas missas festivas em latim, e muito solenemente.
 A missa Conga remete ao período do Concílio Vaticano II (década de 1960), quando, no Congo, surgiu uma famosa "Missa Luba", ainda em latim, mas de caráter fortemente africano. No canto do Credo, tambores de sinais avisam a morte de Jesus. Esta missa foi cantada dentro da basílica de São Pedro, em Roma, pelos Trovadores do Rei Balduíno, e emocionou o mundo inteiro. Foi naquele tempo que a Missa Conga surgiu em Belo Horizonte. Não se trata de uma missa com enfeite de congado, e sim de uma celebração da memória da paixão de Cristo unida à memória da escravidão do povo negro. Impressiona muito quando, no início da missa, o congado canta diante da porta fechada da igreja: "Branco ia para a missa, negro é que carregava./ Se dissesse alguma coisa, de chicote ele apanhava./ Branco reza na igreja, negro reza na senzala./" E continua: "Senhor padre, abra a porta, que o negro quer entrar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário