quinta-feira, 29 de março de 2012

RELIGIÃO


Semana Santa começa neste domingo com a tradicional Procissão de Ramos 

Domingo de Ramos
Foto: Luciana Corrêa

O Domingo de Ramos abre a Semana Santa. Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Esse domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde Jesus passava montado em um jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... E assim, Jesus entrou triunfante em Jerusalém despertando, nos sacerdotes e mestres da lei, muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começou, assim, uma trama para condenar Jesus à morte na cruz.
Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias. E incitada pelos sacerdotes e mestres da lei, exigiria de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que o condenasse à morte. 
Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, proclamamos dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém, fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, em que são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Julgamento, injusto com testemunhas compradas, e com o firme propósito de condená-lo à morte. Antes de sua condenação, no entanto, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos que produziam, no supliciado, profundos cortes, com grande perda de sangue. Somente após passar por tudo o que foi citado anteriormente, situações impossíveis de serem descritas com palavras, e às quais Jesus se submeteu por amor a nós, é que Ele foi condenado à morte, pregado numa cruz.
O Domingo de Ramos pode ser chamado também de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”.  Nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus, que se entregou ao Pai, como Vítima Perfeita e sem mancha, para nos salvar da escravidão do pecado e da morte. Crer nos acontecimentos da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo é crer no mistério central da nossa fé, é crer na vida que vence a morte, é vencer o mal, é também ressuscitar com Cristo e com Ele, Vivo e Vitorioso, viver eternamente. É proclamar, como nos diz São Paulo: ‘“Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai’ (Fl 2, 11). 
Esse ano, o Domingo de Ramos vai ser celebrado no dia 1º/04, com missa solene às 17 horas e 30 minutos, seguida de Procissão de Ramos, saindo da Igreja do Rosário para o Santuário do Carmo.
Na segunda-feira, 02/04, acontece missa no santuário, às 19 horas, e Procissão do Senhor dos Passos para a Igreja do Rosário. O sermão será proferido por Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, Bispo Diocesano.
No dia 03/04 haverá missa às 19 horas, seguida de Procissão de Nossa Senhora das Dores para a Capela de São Vicente de Paulo, na Vila da Melhor Idade.
Na quarta-feira, 04/04, acontecerá santa missa, às 19 horas, na Igreja do Rosário e na Capela de São Vicente de Paulo. Posteriormente acontecerá a procissão com Senhor dos Passos pelas ruas José Antônio Ferreira, Lafaiete Brandão e Avenida Dom Alexandre Amaral. A imagem de Nossa Senhora das Dores seguirá pelas Ruas José Teodoro Rodrigues e Virgílio Silveira. O encontro entre as duas imagens será na Praça do Santuário, onde haverá o referente sermão.
No dia 05/04, quinta-feira santa, será realizada, às 08 horas e 30 minutos, missa e bênção dos Santos Óleos, em Oliveira. E às 19 horas, missa da Ceia do Senhor e lava pés. Após a missa, transladação do Santíssimo Sacramento para a capela, onde haverá vigília até a meia noite.
Na sexta-feira da paixão, 06/04, a programação começa às 06 horas, com reinício da adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento, até as 15 horas. Às 08 horas, Via Sacra pelas ruas da cidade, coordenada pela Pastoral da Juventude. A solene ação litúrgica, celebração da Paixão do Senhor, adoração ao Cristo na Cruz e comunhão, acontece às 15 horas. O sermão do descendimento da cruz, no adro do Santuário, acontece às 20 horas e, em seguida, haverá a procissão luminosa do Enterro de Jesus.
No dia 07/04, sábado santo, às 15 horas, acontece a celebração da penitência para casais.  Às 19 horas e 30 minutos haverá solene Vigília Pascal.
No domingo da páscoa (Ressurreição do Senhor), 08/04, às 06 horas, começa a Santa Missa na Igreja do Rosário, seguida da Procissão da Ressurreição para o Santuário e Bênção do Santíssimo Sacramento. Já às 10 horas será realizada missa com as crianças, no Santuário, e às 18 horas, missa no Santuário seguida de Procissão do Triunfo de Nossa Senhora.
Na Semana das Dores haverá confissões das 10 horas e 30 minutos às 11 horas e 30 minutos, e das 14 horas às 16 horas. E na Semana Santa, segunda e quarta-feira, das 14 horas às 16 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário