quinta-feira, 15 de março de 2012

ADMINISTRAÇÃO : Carmo da Mata ganha Centro Municipal de Educação Infantil

CEMEI “Dona Conceição Guerra”, “uma das obras mais importantes do meu mandato!”, afirma Milton Neto
Fotos: Ricardo Câmara


O desenvolvimento de um povo se mede pela escola onde ele aprende. E o prefeito Milton Neto sabe que oferecer condições de ensino à população é a melhor maneira de construir um futuro melhor para toda a população. Por esse motivo é que ele classifica a construção e entrada em funcionamento do CEMEI “Dona Conceição Guerra”, como uma das principais realizações de seu período à frente da Prefeitura de Carmo da Mata.
A escola é grandiosa também em números práticos. São 120 alunos que completam 4 anos até o próximo dia 31/03, que perfazem quatro turmas, e mais duas turmas de crianças com idade de 5 anos. A escola foi entregue à comunidade com gesto simples da Administração, que compareceu ao primeiro dia de aula, com o prefeito Milton Neto; o vice-prefeito Sinval Elias Rodrigues; e o presidente da Câmara, Leonardo Rodrigues de Almeida. Compareceram ainda a esse primeiro dia de aula, os pais dos alunos.
Secretária explica funcionamento do CEMEI
A secretária de Educação de Carmo da Mata, Beatriz Helena Corrêa, informou que o projeto pedagógico do CEMEI “é focado no educar e no cuidar, usando recursos lúdicos, sem forçar a alfabetização”. Explicou também que “a escola não é uma creche, é um centro de educação infantil”.
Para o funcionamento do CEMEI atuam quatro agentes de serviços, seis professoras, uma diretora e uma coordenadora pedagógica e quatro estagiárias. No futuro, ainda segundo a secretária Beatriz Helena, o CEMEI vai atender crianças com idade inferior a quatro anos. A escola está localizada na Avenida Petrônio de Paulo Câmara, número 60, no Conjunto Habitacional “Milton Sales”, conhecido como Cohabinha.
O CEMEI atende às crianças de 4 anos residentes no meio urbano e crianças de 5 anos residentes no entorno da escola, já que o MEC ( Ministério de Educação e Cultura) não aconselha o transporte de crianças em veículos não adaptados. A Secretaria Municipal de Educação está adquirindo brinquedos pedagógicos para o atendimento das crianças e brevemente será instalado um playground na escola, que faz parte do Projeto Pró-Infantil do Governo Federal.
O prédio do CEMEI, construído a partir de projeto moderno e funcional, conta com área administrativa, divida em secretaria, recepção, sala dos professores e sala da direção. Tem, ainda, estacionamento, área de serviço, pátio, laboratório de informática e leitura multimídia, um playground e um anfiteatro, além das salas de aula e outros espaços reservados ao alunado.
Justa homenagem
A proposição do nome de Dona Conceição Guerra para nomear o CEMEI recém-instalado, partiu do presidente da Câmara de Carmo da Mata, Leonardo Rodrigues de Almeida e foi aprovado pela unanimidade dos vereadores. Dona Conceição dizia que Carmo da Mata era sua “segunda terra natal”. Ela nasceu no Serro em 6 de dezembro de 1930 e faleceu no dia 18 de julho de 2009. Era viúva, de Djalma Andrade Carneiro.
Dona Conceição deixou quatro filhos – Deise, Djalma, Délio e Denise –, 11 netos. Antes de se mudar para Belo Horizonte, viveu por um período em Conceição do Mato Dentro, terra onde nasceu seu marido. Comunicativa, cordial e sempre disposta a conversar com os amigos, Dona Conceição desenvolveu uma afeição especial por Carmo da Mata, onde o ex-genro Antônio Milton Sales, já falecido, comprou uma fazenda aonde veio a fixar residência após ter cumprido vários mandatos de deputado estadual.
Avó materna de Milton Neto era sabidamente uma das pessoas mais próximas afetivamente do prefeito. Participou ativamente das campanhas de Milton Neto, na disputa pela Prefeitura de Carmo da Mata. Na primeira delas, em 2004, documentou os principais momentos da campanha. Esse registro se transformou em dois painéis que estão expostos na casa do prefeito, na Fazenda Barro Preto.
Segundo o presidente da Câmara, a homenagem a Dona Conceição foi um resgate à memória de uma pessoa que muito fez pela cidade. O prefeito Milton Neto disse estar muito feliz com a homenagem, que registra bem a importância da avó Conceição e do CEMEI, tanto em sua vida pessoal quanto político-administrativa.

Um comentário:

  1. Parabéns a Tribuna e toda equipe de trabalho pela matéria. Gostaria de também um agradecer o Dep. Jaiminho Martins pelo empenho na ajuda de liberação dos recurso e em especial ao ex-presidente Lula e a Presidenta Dilma, o ex-ministro Fernando Haddad, que mudaram o paradigma da Educação no Brasil. Antes do governo do PT, de Lula e Dilma, os recursos da Educação era para servir somente aos ricos e empresários, agora é PRÓ INFÂNCIA, um atendimento a uma reivindicação do movimento social por Escola/Creche pública e de qualidade, o ENEM, onde filho de trabalhador pode hoje também completar o 3º grau.

    ResponderExcluir