terça-feira, 19 de julho de 2022

Vereadores claudienses, Fernando Tolentino e Sargento Moisés prestam homenagem à primeira Arquiteta de Cláudio, “Zezinha” Tolentino



—► O nome de Ruas e Praças têm um significado simbólico muito grande: significa um consenso social de que esta pessoa deve ser homenageada e sua memória perpetuada, como é o caso da saudosa Maria José Guimarães Tolentino Filha, a “Zezinha”, que agora terá o seu nome na Praça localizada entre as Ruas Paraíso, Itapecerica e Milão, no Bairro Jardim Itália, em Cláudio.

E foi pensando assim, que os Vereadores Fernando Tolentino (PSDB) e Sargento Moisés (Cidadania) apresentaram um Projeto de Lei, de nº 27, datado de 30 de junho de 2022, para dar nome à referida Praça, pois “Zezinha”, como muitos a conheceram, foi uma relevante figura em Cláudio, merecendo este reconhecimento, uma vez que muito contribuiu para a história da ‘Cidade Carinho’.

Cidadã honrosa e de reputação ilibada, querida por muitos claudienses, “Zezinha” terá o seu nobre nome registrado na Praça, graças ao Projeto de Lei dos Vereadores Fernando Tolentino e Sargento Moisés, que foi aprovado, na Câmara de Vereadores, no dia 18 de julho de 2022, satisfazendo, também, a intenção e vontade dos moradores da Praça e de seu entorno para que a mesma recebesse esta nomeação. 

“Zezinha” teve uma importância histórica e uma relevante atuação na comunidade claudiense e agora recebe essa espécie de homenagem póstuma. Tanto como a primeira Arquiteta de Cláudio, “Zezinha” que acompanhava, de forma gratuita, espontânea, projetos arquitetônicos, voltados para a construção de edificações de cunho religioso, sóciocultural e assistencial, como o acompanhamento da construção  da Igreja Nossa Senhora Aparecida, da Creche ‘Mãe Chica’, do Clube de Mães ‘Saúde Mitre’, do Serviço Assistencial “Dona Quita”, a antiga Asimec, que referendava o artesanato local e do “Projeto Prosseguir”, entre outros tantos.

“Zezinha” sempre valeu-se do fiel cumprimento “àquilo que recebera das mãos de Deus”, nas sábias palavras do ex-vereador, em  idos tempos,  Florisbelo Francisco de Resende Filho, que ainda finalizou o seu histórico sobre “Zezinha”, dizendo que “sem dúvida alguma, os feitos dessa admirável mulher enchem-nos de admiração e alegria, fazendo-a merecedora do reconhecimento dos claudienses e digna do Título de Mulher Cidadã”, que lhe foi outorgado pelo então vereador Florisbelo, na Câmara Municipal de Cláudio. 

E hoje, Os Vereadores Fernando Tolentino e Sargento Moisés fazem valer essa homenagem à “Zezinha”, dando o seu nome à Praça, no Bairro Jardim Itália, perpetuando os nomes de Ruas e Praças de Cláudio que ‘contam histórias’.

“Zezinha foi filha de Quinto Guimarães Tolentino e da Senhora Maria José Guimarães Tolentino, a saudosa e amada “Dona Zezé”. “Zezinha”, a 5ª filha do casal,  se ainda estivesse entre nós, teria seus 69 anos, pois nasceu num dia 8 de junho de 1953, bem na Rua Rio de Janeiro, em Cláudio. 

Em 8 de junho se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, uma data que agora, merecidamente, foi nobremente reconhecida pelos Vereadores Fernando Tolentino e Sargento Moisés, dada  à  imensidão de ser dessa grande mulher que foi “Zezinha”, onde a  memória  permanece viva e precisa continuar em constante reflexão.

► Jornalismo Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário