Há 131 anos Carmo da Mata recebia imagem de Nossa Senhora do Carmo
“Realizou-se, no dia 08 de setembro de 1892, uma Festa de Nossa Senhora do Carmo, muito concorrida por diversas pessoas dos arraiais vizinhos e do antigo Arraial de Carmo da Mata. Foi celebrada uma Missa solene presidida por Padre Galdino e ‘acolitado’ pelos Padres José Cerqueira e João Alexandre de Mendonça, procedendo-se a benção da nova imagem, vinda de Paris.
Pela tarde saíram, em procissão, vários fiéis do antigo Arraial. Na chegada da procissão, ao receber a imagem, podia-se ouvir, no púlpito, o Revmo Padre José Cerqueira.
Tocaram em toda a Festa as Bandas de Itapecerica e Cláudio, ambas em fusão e muito aplaudidas. À noite, houve espetáculo dos bonecos automáticos do Sr. Alexandre Apparicio e, em seguida, animado baile.
Foram festeiros, naquele dia, os senhores Manoel Jorge de Matos e o Major José das Chagas A. Sobrinho, que muito se esmeraram pela realização da festa.
Foram batizadas, na mesma ocasião, a filha do Coronel Manoel Jorge de Mattos, que recebeu o nome de Braulina Mattos, sendo padrinhos Dr. Francisco José Coelho de Moura e esposa; e o filho do Sr. Tarquínio Dias da Silva, que recebeu o nome de Antônio.
Também, no mesmo dia, casaram-se o Sr. Joaquim Ignácio Ribeiro com a Sra. Dona Francisca Cecília.”
Fonte de pesquisa: Gazeta de Minas edição nº 263 de 11/09/1892
A reportagem do Jornal Tribuna do Carmo fotografou a imagem de Nossa Senhora do Carmo, a mesma advinda da França que, tradicionalmente, continua sendo a Nossa Senhora que é reverenciada, por anos a fio, nas procissões na data da Padroeira Carmense. Fotos de Ricardo Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário