Evento compõe a programação da 9ª Jornada do Patrimônio, buscando valorizar a história e a cultura do município
Uma exposição focando a história da ferrovia em Carmo da Mata e região está sendo programada para acontecer na Estação Ferroviária da cidade, durante os dias 17 de agosto a 18 de setembro. A exposição faz parte da programação da 9ª Jornada do Patrimônio de Carmo da Mata, programa que visa celebrar e valorizar o patrimônio histórico carmense e da região.
O subtema da jornada, que comporta a exposição trata dos “caminhos ferroviários – territórios e estradas de ferro que evidenciam o patrimônio ferroviário do estado, assim como, equipamentos culturais associados”, como destacam os organizadores da exposição.
O Brasil foi ‘construído’ ao longo dos trilhos, como conta a história desenvolvimentista brasileira e, a partir de um determinado momento, os trilhos foram sendo trocados por estradas rodoviárias. Porém, mais recentemente a história brasileira está sendo recontada a partir dos trilhos, na busca, talvez, da retomada do desenvolvimento a partir das composições férreas.
Hoje, no País, a estrada de ferro é usada no transporte de cargas. O transporte de pessoas é feito apenas em roteiros turísticos. Porém, há estudos para que essa retomada das estradas de ferro possa voltar a fazer parte do cotidiano dos brasileiros.
E enquanto esperamos, as histórias havidas sobre os trilhos são recontadas em exposições como a que acontecerá em Carmo da Mata.
Segundo o presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Culturalde Carmo da Mata, Ricardo Câmara, "A programação é um histórico completo do que poderá ser apreciado e experimentado na exposição que deverá ser divulgado em breve".
Com Reportagem de Sérgio Cunha - Tribuna do Carmo📰 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário