terça-feira, 12 de abril de 2022

Castração de 10% da população canina e felina é realizada em Carmo da Mata


—► Em compromisso assinado entre Prefeitura e Ministério Público, ficou firmado que o município se comprometeria em fazer no mínimo 20 castrações cirúrgicas de caninos e 03 castrações cirúrgicas de felinos, isto a se realizar mensalmente, no ano de 2018. 

No ano de 2021, o entendimento do Conselho Regional de Medicina Veterinária, é que o correto a se acertar é que se faça no mínimo de 10 % de castrações cirúrgicas por ano, baseado na população indicada pelo censo feito pelo setor de zoonoses em conjunto com agentes de saúde. 
Assim, será seguida uma ordem de prioridade para serem feitas as castrações cirúrgicas, acertada em entendimento entre APAC, veterinários consultados e o setor de zoonoses. Sendo que adequações podem ser feitas no decorrer das castrações, para melhor eficiência na diminuição da população canina e felina da cidade.
Para que se possa melhor atender a população estão sendo feitas as inscrições para castração na Loja Leco Calçados, onde se encontram as fichas. Lembrando que todo o cidadão tem direito de pedir a castração para seus animais, mas será seguido a ordem de prioridades que pode ser conferida no Instagram da zoonoses de Carmo da Mata (zoonosecm) e pelo app Carmo da Mata, ícone castração.

Identificação dos animais castrados 
Conforme solicitado no TAC de 2018, os animais de rua e os que forem adotados devem ser identificados para que se mantenha um controle da população de cães e gatos em Carmo da Mata.

Com a realização das castrações o tutor assina um termo se comprometendo a cuidar do animal conforme é indicado na prática da posse responsável. Para identificar esse animal foi comprado um aparelho de fazer tatuagem, sendo feita a identificação com número e as letras CM (Carmo da Mata), e preenchimento de uma ficha com os dados do tutor e dos animais, assim no futuro esse animal sendo abandonado ou mesmo fugindo da casa do tutor, seja mais fácil que a identificação do mesmo. 

Hoje já são 68 animais com o número de identificação.

► Tribuna do Carmo e foto divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário