Teotônio Pio da Fonseca, homem honrado e extremamente caridoso, marcou sua existência com incontáveis benefícios a favor do povo de Cláudio, assistindo, de forma especial, aos mais necessitados. Uma de suas maiores preocupações era a precariedade do Município na Área de Saúde, principalmente no que se referia ao tratamento médico-hospitalar, até então inexistente em Cláudio. Naquela época, a população precisava recorrer às cidades vizinhas, como Carmo da Mata, Oliveira, Itaúna e até mesmo à Santa Casa de Belo Horizonte.
Para a concretização do sonho de criar, construir e instalar uma Santa Casa em Cláudio, Teotônio Pio trabalhou com firmeza e determinação, por muitos anos. Sem se desviar um instante sequer dessa motivação, juntamente com Aladim Ferreira e Mateus Salomé, apoiou a luta pela instalação do Posto de Saúde em Cláudio, ocorrida em 28 de novembro de 1.951.
No dia 28 de outubro de 1.941, foi fundada a Santa Casa de Misericórdia, provisoriamente instalada no Ginásio ‘Quinto Alves Tolentino’, sendo que sua sede própria só foi construída na Década de 50, tendo sido abençoada a Pedra Fundamental em 05 de outubro de 1952, pelo Padre Manuel da Cruz Libânio.
Nessa ocasião, a construção do prédio já se iniciara, estando já erguidas quase todas as paredes da estrutura principal.
Para levar adiante o projeto tão almejado, Teotônio Pio, como primeiro Provedor da Instituição, reuniu um grupo de benfeitores que, de muito bom grado, contribuíram com recursos financeiros próprios e com a realização de campanhas para arrecadação de fundos destinados à construção do prédio, situado na antiga Rua da Ladeira, posteriormente Avenida Araguaia.
Muitas verbas foram obtidas junto ao Governo Estadual, inclusive através do Deputado Dr. Gabriel Passos, durante a gestão do Prefeito Levy Victoi de Freitas, em 1.949. A comunidade toda participou das campanhas em prol da construção da Santa Casa, inclusive os organizadores do primeiro ‘Rodeio’ realizado em Cláudio, no ano de 1.959, que fizeram reverter para as obras de construção da Santa Casa toda a renda do Evento.
O funcionamento começou naquele ano. O primeiro médico foi o Dr. Nicanor Simeão da Silva, ótimo profissional e grande amigo do povo de Cláudio, onde deixou marcas indeléveis de um relacionamento profissional e pessoal do mais alto nível.
Seguindo os passos altruístas de seu fundador, a Santa Casa continua na busca incessante de atender às necessidades daqueles que a procuram, carentes, em sua maioria, de todo tipo de ajuda.
Atualmente a Santa Casa conta com uma Irmandade , responsável pela composição da Diretoria Administrativa, conta também com apoio do Poder Público Municipal e com o trabalho das Amigas da Santa Casa e alguns benfeitores Claudienses.
Com Reportagem de fotos Tribuna de Cláudio.