quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Big Brother e sua relação com a obra “1984”

   
1984 é um livro fascinante. George Orwell, em sua obra, aponta uma sociedade onde há um Partido que controla tudo e todos. Esse Partido tem como líder simbólico o Grande Irmão, o qual está sempre de olho em você. As pessoas são vigiadas o tempo todo e em todos os lugares, tendo que agir de acordo com o que o Partido determina. Mais do que agir, precisam também pensar como o Partido determina. O protagonista se revolta contra esse regime totalitário, começa a ansiar por liberdade e, mais do que isso, pela verdade. Ele quer entender como a sociedade funciona e, principalmente, porque ela é assim. Isso o leva a se envolver com uma colega de trabalho, que compartilha de seus anseios, e com uma organização revolucionária secreta.
    O livro é uma reflexão e crítica sobre qualquer forma de poder totalitário. Mas, além disso, o autor ainda trata de outra questão: a natureza do homem. Será que o homem pode perder sua humanidade? Na sociedade criada por Orwell, os únicos sentimentos alimentados são o medo e o ódio. Ninguém é amigo de ninguém, todos são apenas “camaradas”. Tudo é feito coletivamente, mas todos vivem sozinhos.
    Mas, se pararmos para pensar, a cada dia que passa as pessoas tornam-se mais egoístas, materialistas, individualistas. O amor próprio normalmente passa por cima do amor aos outros. Além disso, estamos cada vez mais facilmente influenciáveis pela mídia A capacidade de pensar é uma das maiores características humanas, e estamos pensando menos. Isso tudo pode significar que, pouco a pouco, o homem está sim perdendo sua humanidade, tornando-se frio.

    CONCLUSÃO:

    Para quem já leu (ou ainda não) o livro “1984”, de George Orwell, é interessante notar a sua relação com o atual Big Brother. “1984” traz, no rodapé da capa do livro, os seguintes dizeres: Big Brother is watching (Grande Irmão está vigiando você).
    Foi dada a largada! Desde o último dia 08 de janeiro, milhões de brasileiros estão na frente das telinhas para ver o reality show mais esperado do ano. Isso mesmo! Refiro-me ao Big Brother Brasil 13, o programa que chega a sua 13ª edição exibido na Rede Globo de Televisão todos os dias durante três meses ao ano.
    A atmosfera de prostituição televisiva e sem limites tem invadido os lares brasileiros sem pedir licença, com cenas imorais, atos sexuais, palavras chulas, gestos obscenos e comportamentos condenáveis há cerca de doze anos. O BBB é um tapa na cara da sociedade e deixa claro como o ser humano é frágil e dependente de um sistema que diga a ele o que deve ser feito.
Há uma intenção por trás do BBB, que é nivelar toda a sociedade de tal forma que as pessoas achem que “tudo é normal”. Sinceramente está na hora de colocar o BBB no paredão. Vale a pena assistir ao BBB 13? Não deixe que a mídia influencie seus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário