quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Veja a matéria completa sobre as eleições em Cláudio

Zezinho do Zé do Juquinha é eleito prefeito de Cláudio

Kedo teve seus votos anulados devido à impugnação de sua candidatura


Os claudienses foram às urnas no dia 07/10, para eleger o prefeito e os onze vereadores que vão comandar a cidade no próximo ano. Sendo que o candidato José Rodrigues Barroso de Araújo (Zezinho do Zé do Juquinha), juntamente com seu vice Leovergílio de Oliveira Menezes, da coligação “Unidos pela Renovação”, (PDT/PRTB) conseguiu se eleger com 66,52% dos votos válidos. A chapa formada por Geraldo Lázaro dos Santos (Tindora), e Marcelo Pascoal de Morais, da coligação “Unidos por Cláudio e para Cláudio” (PRB/PSC/PR/PSDC/PSB), ficou 28,73% dos votos. A terceira chapa, formada por José Isabel de Araújo, o Zé Isabel, e Marcelo Henrique Leonel, do PT, ficou com 4,75% dos votos. E Tancredo Aladim Rocha Tolentino, o Kedo e Elzino Batista do Sacramento, do Partido Verde, tiveram seus votos anulados devido o candidato ter tido sua candidatura impugnada pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Zezinho se elegeu com 6.658 votos, contra 2.879 de Tindora e 475 de José Isabel. Compareceram às urnas 16.806 claudienses, o que equivale a 87,78% dos 19.146 eleitores inscritos no cartório eleitoral de Cláudio. Sendo que foram computados 15.802 votos válidos,  6.206 (36,93%) foram nulos e 591 em branco (3,52%).
Câmara
Na disputa das 11 vagas da Câmara Municipal, foram eleitos os candidatos a vereador Cláudio Manuel Abrahão Tolentino, da coligação PTB/ PMDB/ PV/ PSDB (945 votos); Thomas Henrique Oliveira Jorge, o Thomas da Academia, da coligação PTB/ PMDB/ PV/ PSDB (811 votos); Rosemary Rodrigues Araújo Oliveira, a Meire do Zé do Juquinha, da coligação PDT/ PRTB (784 votos); Reginaldo de Freitas Santos, o Reginaldo da Aluminas, da coligação PSDC/ PSB (646 votos); Maurilo Marcelino Tomaz, o Maurilo do Sindicato, da coligação PRB/ PSC/ PR (598 votos); Reginaldo Teixeira Santos, o Reginaldo Enfermeiro da coligação PSDC/ PSB (568 votos); José Márcio da Silva, o Zé Côco da coligação PTB/ PMDB/ PV/ PSDB (564 votos); Donizetti Alves Ferreira, o Diôra da coligação PSL/ PRP (487 votos); Renan Prado Mitre, o Renan da Casa Prado da coligação PRB/ PSC/ PR (476 votos); Neli Rodrigues Moura, o Neli da Saúde, da coligação PSDC/ PSB (392 votos) e Agostinho Nonato Gomes Martins, o Tinho Maritaca, da coligação PSL/ PRP (370 votos). Dos onze vereadores eleitos, apenas três (Cláudio, Maurilo e Neli) já exercem o mandato na atual legislatura. Sete dos candidatos eleitos são novatos no Legislativo (Thomas da Academia, Meire do Zé do Juquinha, Reginaldo da Aluminas, Reginaldo Enfermeiro, Zé Côco, Diôra e Tinho Maritaca) e um já foi vereador anteriormente (Renan da Casa Prado).
Nas eleições para o Legislativo foram 653 em branco (3,89%) e 351 nulos (2,09%).
Uma das curiosidades das eleições para o Legislativo em Cláudio é que o atual vereador, Heriberto Tavares Amaral, o Degas não conseguiu a reeleição mesmo tendo tido 389 votos, número superior ao do candidato eleito, Tinho Maritaca (370 votos). O mesmo ocorreu com o candidato Heitor de Sousa Ribeiro, da coligação PTB/ PMDB/ PV/ PSDB (377 votos). Isso ocorre por causa do sistema proporcional usado no Brasil para a eleição de parlamentares. Por esse sistema, não basta que o candidato seja bem votado para que se eleja. É necessário que seu partido ou coligação tenha atingido o quociente eleitoral, um número mínimo de votos que corresponde à divisão do total de votos válidos apurados pelo número de cadeiras da Câmara Municipal. (Nas eleições para o Legislativo em Cláudio, o quociente eleitoral ficou em 1.436 votos).  Assim, a situação mais adequada para garantir a eleição é aquela em que o candidato, além de possuir ele próprio boa votação, tem em seu partido ou coligação outros disputantes com votação razoável, capaz de assegurar que o quociente eleitoral seja atingido. (Veja nesta página a lista completa de candidatos, com o respectivo número de votos).
Normalidade
Nenhuma das urnas eletrônicas instaladas nas 59 seções eleitorais de Cláudio apresentou problemas durante a votação. Segundo o cartório eleitoral, também não foram registrados incidentes operacionais durante o período de votação. A apuração dos votos foi feita por uma junta apuradora e pela equipe do cartório eleitoral.
Com base na soma dos resultados dos boletins de urna eletrônica afixados após as 17 horas nos locais de votação (cada urna emite um boletim com a totalização dos votos nela registrados), vários eleitores e correligionários do eleito Zezinho do Zé do Juquinha conseguiram antecipar o resultado das eleições mesmo antes da contabilização de votos ter sido concluída pela equipe que trabalhava cartório eleitoral da comarca. Para comemorar a vitória, os apoiadores de Zezinho e Leovergílio realizaram manifestação festiva no centro da cidade. Segundo informação obtida pela Tribuna, não houve nenhum incidente relacionado à chamada propaganda eleitoral de boca de urna, que é irregular.
Com reportagem de Hérica Viotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário