quinta-feira, 5 de abril de 2012

Jaguatirica é encontrada em escola

Polícia Militar apreendeu o felino no pátio do Quinto Alves Tolentino



Na terça-feira, 03/04, Policiais Militares de Cláudio, atenderam a uma ocorrência inusitada. Segundo ligações atendidas no 190, havia uma jaguatirica dentro de uma escola no centro da cidade.
Os militares compareceram na Escola Estadual Quinto Alves Tolentino, e encontraram o animal, que estava no pátio do educandário. Foi feita uma tentativa de capturá-lo, mas ele acabou fugindo para um terreno próximo.
O felino foi localizado e acabou retornando para o pátio da escola. Com a ajuda de várias pessoas o animal foi encurralado e acabou se abrigando em uma árvore. Usando uma tarrafa a jaguatirica foi capturada.
A jaguatirica foi colocada em uma gaiola e encontra-se no Quartel da 139ª Companhia de Polícia Militar de Cláudio e será encaminhada para a Polícia Militar Ambiental em Divinópolis, onde passará por uma avaliação veterinária e em seguida será devolvida para o seu habitat natural.
A espécie da jaguatirica (leopardus pardalis) quando adulta, pode chegar até 1,35 m de comprimento (incluindo o rabo), sua altura pode chegar a 50 cm, seu peso oscila entre 11 e 16 kg e sua expectativa de vida é de até 20 anos. A jaguatirica, considerada um felino de tamanho médio, é o terceiro maior felino da América, ficando atrás somente da onça pintada e do puma. Sua pelagem é espessa, curta e macia. A cor da pelagem é marrom, branco e preto. No Brasil, a jaguatirica é encontrada no Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e na Amazônia.
No Brasil, mesmo sendo proibida, a caça à jaguatirica ocorre abundantemente no nordeste e em outras regiões. Isto se deve a grande procura pela pele deste animal, que é muito bonita. Além disso, existe também o contrabando de animais, visto que a jaguatirica é tida em muitos lugares como um bicho de estimação exótico. Como acontece com muitos animais a jaguatirica está ameaçada de extinção devido à destruição do seu habitat.




Nenhum comentário:

Postar um comentário