quinta-feira, 26 de abril de 2012

ANIVERSÁRIO


Homenagem aos irmãos nonagenários João do Abílio e Leonor Ribeiro




No último dia 6 de abril, completou 97 anos o carmense João Ribeiro de Oliveira, o João do Abílio, que é filho de Abílio Ribeiro da Silva e Estela Umbelina de Oliveira. Em 16 de setembro de 1936, ele se casou com Leonor Franciscani, que foi sua companheira por 55 anos. O casal teve doze filhos: Hélio, Adilson, José Abílio, Conceição Aparecida (Filinha), Maria Lúcia, João, Geraldo, Gabriel, Estela, Antônio, Claret, Ângela e Eleonor.
Trabalhador incansável, João do Abílio exerceu diversas funções no decorrer de sua vida, entre elas as de boiadeiro (era exímio berranteiro), agricultor, pedreiro nas horas vagas, e comerciante por quase meio século. Ele foi ainda soldado do Exército, vereador na Câmara Municipal de Carmo da Mata e delegado (no tempo em que o cargo era exercido por nomeação). Possui um temperamento alegre e animado. João do Abílio sempre tratou a todos com amizade e respeito, recebendo em troca o carinho dos familiares e dos muitos amigos. Como chefe de família, usou sua grande experiência de vida, junto com a esposa Leonor (falecida em 16 de fevereiro de 1991), para orientar e preparar os filhos para os bons e maus momentos da vida.
Hoje, já aposentado, João do Abílio goza de um merecido descanso ao lado de sua atual esposa, Neusa.

Leonor Ribeiro

Também neste mês de abril é a ocasião em que aniversaria Leonor Ribeiro de Oliveira Rezende, irmã de João do Abílio, que completou 96 anos. Dona Leonor foi a companheira de toda a vida de Antônio Ribeiro Rezende, o Toniquinho do Lafaiete, com quem se casou em 25 de fevereiro de 1932. Da união nasceram cinco filhos: Lafaiete Ribeiro de Rezende (falecido), Abílio Ribeiro de Rezende (falecido), Luci Ribeiro de Rezende (falecida), Ângela Maria de Rezende Andrade e Maria das Graças de Rezende Câmara. Toniquinho do Lafaiete faleceu em 27 de agosto de 1987.
Dedicada à família e aos amigos, assim como João do Abílio, dona Leonor também se parece com o irmão no gosto pelo trabalho. Esforçada, dona Leonor ajudou o marido Toniquinho no tempo em que ele manteve um estabelecimento comercial na Rua Afonso de Bragança.
É digno de destaque, nesta senhora de 96 anos, a firmeza de caráter, a franqueza e o senso de correção. É com um sorriso amigável e o semblante alegre que ela recebe todos os familiares e amigos que chegam para visitá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário