quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CHUVAS


Defesa Civil apresenta balanço de suas ações em Cláudio
Fotos: Equipe da COMDEC



Com as chuvas que caíram no município, nas últimas semanas, a COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – de Cláudio, teve aumentada a sua atuação, especialmente no trabalho de prevenção a desabamentos, desmoronamentos e enchentes. Algumas destas intervenções foram mais intensas. No dia 15 de dezembro, devido ao forte temporal, a COMDEC atuou na Rua Cataguases, número 89, por causa de inundação no local. Segundo os registros, as águas subiram cerca de 1 metro e 50 centímetros, atingindo veículos e a residência. No local funciona uma pequena oficina mecânica e os veículos que estavam nos fundos da residência ficaram submersos. Também a residência foi alagada.
No dia 21 de dezembro, após solicitação da Polícia Militar, a equipe da COMDEC, comandada por Cláudia Barroso Ferreira, compareceu à Rua Ipê Amarelo, número 178, no Bairro São Bento, para verificar a situação de um barracão que apresentava riscos de desmoronamento. Após as vistorias a COMDEC interditou a moradia, que veio a cair uma semana depois, com as fortes chuvas.
 Ação evitou possível tragédia
Cláudia Barroso afirma que não teve dúvidas em interditar o barracão da Rua Ipê Amarelo, baseando-se principalmente no fato de as pessoas residirem no local e estarem sob risco de acidente. Segundo a ocorrência registrada, o imóvel era alugado por uma mulher de nome Daiane, que não foi encontrada no local. No barracão estavam apenas 4 menores, que se encontravam sozinhos, já que a mãe estaria trabalhando, segundo informação das próprias crianças.
Na ocasião, após a vistoria e interdição, com o registro do Boletim de Ocorrências, foi convocado o Conselho Tutelar, para que fossem tomadas as providências quanto à segurança das crianças. Seguramente, a ação da COMDEC, em consonância com a PM e o Conselho Tutelar, evitou uma possível tragédia, já que o barracão caiu uma semana depois e, felizmente, já estava desabitado.
Ribeirão Lava-Pés transborda e atinge famílias no Ipanema
Novo temporal, ocorrido no dia 29 de dezembro, atingiu residências nas ruas Niterói e Aimorés, no Bairro Ipanema, próximas ao leito do Ribeirão Lava-Pés. Em duas das residências, pelo menos, as águas destruíram móveis, eletrodomésticos e alimentos. Na Rua Aimorés a situação ficou mais crítica, com alagamento de toda a via, com a água chegando à altura do pára-brisas de um caminhão. Várias casas ficaram inundadas, com muita água e lama, tendo sido necessária a quebra de um muro para o escoamento das águas.
A COMDEC, após os primeiros atendimentos, providenciou junto à Prefeitura e à Pavibrás, caminhões-pipas, reforçados ainda com o caminhão pipa do Zé da Mancha, para fazer a limpeza do local. No mesmo dia as mesmas chuvas atingiram moradias da Rua Cataguases, no Centro. As moradias de números 89 e 45, daquela via, foram atingidas, sendo necessário, aí também, a atuação da equipe da Pavibrás, para a limpeza da rua e das casas.
Deslizamento de encosta condena moradias no Novo Mundo
O ano começou sem trégua nos temporais e já no dia 2 as fortes chuvas que caíram causaram o deslizamento de encosta no Bairro Novo Mundo, onde ocorre uma voçoroca (formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva). No local foram condenadas 4 moradias e 8 outras residências foram colocadas em sistema de alerta. O Prefeito Adalberto Rodrigues da Fonseca esteve no local, avaliando a situação e determinou que se providenciasse abrigo e alimentos para as famílias, e que fosse colocada lona nos barrancos para evitar penetração de mais água, o que evitou mais danos no local. As famílias não ocuparam o abrigo oferecido pela Prefeitura, já que algumas tinham outra moradia e outras optaram pelo aluguel.
Também no dia 2 de janeiro foram registrados mais dois deslizamentos na cidade. Um deles ocorreu em outra voçoroca, no Bairro Santa Cruz. Outro, nos fundos da Rua Itamembé, no Bairro Cachoeirinha. Nestes locais não foi necessário o desalojamento de famílias, porém 8 moradias foram colocadas em sistema de alerta e têm sido monitoradas pela Defesa Civil, diariamente.
Prefeito busca solução para os problemas
“Nós estamos atentos e buscando solução para este problema que, a meu ver, é a oferta de moradias em locais apropriados e uma política de prevenção às construções em áreas de risco”, disse o prefeito Adalberto Rodrigues, para informar que a Administração Municipal está trabalhando para evitar problemas futuros. “Hoje, para iniciar um loteamento é necessário que várias medidas sejam tomadas, no sentido de dotar o local de infraestrutura e, também, medidas preventivas. Porém, para quem já se estabeleceu em áreas de risco, é preciso fazer um trabalho que demanda recursos, o que não temos no momento. Então, estamos buscando parcerias nos governos do Estado e Federal”, disse o prefeito.
O município de Cláudio estaria trabalhando para conseguir, ainda neste mandato, a liberação de financiamento para a construção de moradias que possam ser a opção às famílias que ainda vivem em áreas de risco. Recentemente, falando em encontro na sede da AMVI, em Divinópolis, o prefeito e presidente daquela entidade, Adalberto Rodrigues indicou aos representantes do Governo do Estado, a necessidade de se financiar a aquisição de terrenos para a construção de moradias, aos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário