quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Prefeitura de Cláudio deu destaque à premiação e foto do prefeito recebendo o diploma teve edição com retirada da secretária de Planejamento da foto



Em reunião do Legislativo, o vereador Tim Maritaca, conforme a TRIBUNA já informou, questionou a premiação que a cidade recebeu como “destaque” na educação, do Instituto Aquila, em parceria com a Rede Bandeirantes. A premiação consta da promoção “Band Cidades Excelentes” e, na opinião do vereador, custou dinheiro público. Para confirmar o fato ele disse que ia pedir à Prefeitura, por meio de pedido de informações protocolada pelo Legislativo, o quanto foi pago ao citado Instituto Aquila, ou aos promotores do Prêmio Band Cidades Excelentes.

Tim Maritaca afirmou, em sua fala, que a Câmara foi convidada pelo citado instituto, a participar da premiação, não se interessando, porém não informou o período em que foi feito esse convite, o que provavelmente pode ter acontecido quando Maritaca presidia o Legislativo claudiense.

Ao encerrar sua fala, na Câmara, o vereador disse que “fico muito triste, estamos atrasados quatro anos. Eu ajudei (a eleger o atual prefeito), peço desculpas. Não vou ajudar mais (se referindo possivelmente a apoio eleitoral ao atual mandatário)”. E reafirmou que quer saber “quanto foi (gasto com a premiação). Não é irregular, mas é vergonhoso”.

O Instituto Aquila é citado em denúncia na Câmara de Divinóplis, no ano passado, relacionado a uma CPI que estava em andamento naquele município e que, conforme afirmações locais, estaria tramitando no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCEMG, denúncia que envolvia a Secretaria de Educação de Divinópolis e o Instituto Aquila.
Para participar do prêmio, teve pesquisa ou projeto?

É uma dúvida que está sendo levantada pelos vereadores e pela comunidade claudiense. Conforme o vereador Tim Maritaca afirmou em sua fala “não sei de ninguém que respondeu a uma pesquisa sobre a educação em Cláudio”. A reportagem também não conseguiu localizar sequer um cidadão ou cidadã que tenho participado de pesquisa neste sentido. Conforme a secretária de Educação de Cláudio, Geny Melo, ela não conhecia o Instituo Aquila e nem teve qualquer contato com o órgão.

Já na página do Prêmio Cidades Excelentes, no item como participar, consta que deveria ter sido enviado projeto “até o dia 15 de setembro”. Não fala na referida página, sobre outra maneira de participar, o que leva a entender que foi encaminhado algum projeto de Cláudio, para que o município participasse. 

Assim, no pedido de informações do vereador, seria interessante que também constasse o pedido de cópia do projeto, ou que se explicasse como se deu a participação do município. Conforme a fala da secretária de Educação, ela nunca teria sequer ouvido falar no Instituto. Não há constatação de que aconteceu uma pesquisa na cidade. Será que alguém estaria assumindo a responsabilidade de falar pela Secretaria de Educação, sem informar à titular da pasta. São mistérios que precisam ser desvendados.Principalmente se teve custo para o município. Se foi usado dinheiro público nesta questão, a população precisa saber como foi encontrada a definição da qualidade – decantada em publicidade da Prefeitura – da educação local que colocou Cláudio em destaque. 

Ou seria um “projeto fake”, ou uma “pesquisa fake”? E aí, a publicidade seria um amontoado de “fakes”, tudo, investindo/gastando dinheiro público...

Com reportagem de Sérgio Cunha- Tribuna de Cláudio 📰

Nenhum comentário:

Postar um comentário