domingo, 2 de agosto de 2020

CLÁUDIO, CIDADE DOS APELIDOS”




“CLÁUDIO, CIDADE DOS APELIDOS”
Pela Professora Noeme Vieira de Moura

Em Cláudio, qualquer pessoa pode ouvir diálogos assim:
_ Você viu o Canarinho por aí?
_ Qual deles, o Canarinho da Dona Luca ou o Canarinho do Teco?
_ Canarinho do Teco?
_ Ou Canarinho do Táxi...
_ Nem do Teco nem do Táxi. Tô precisando é do Canarinho, o irmão do Dez-pras-duas...
_ Ah, o Dez-pras-Duas? Acabou de entrar no ITAÚ pra falar com o Luneta.
_ Ah, é? Será que ainda tá lá?
_ Quem?
_ O Canarinho!
_ O Canarinho eu não sei. Tô falando do Dez-pras-Duas; ele entrou no ITAÚ com o Pato e o Negão, pra falar com o Luneta. Deve ser sobre o jogo do Fura-Fronha na Praça de Esportes. O Ribite tava na porta do Banco.
¬_ Eu tô procurando é o Canarinho, esqueceu? Será que ele também tá no banco?
_ Acho que não, sô. A turma saiu com o Cambôte, no carro da Prefeitura.
_ Que turma?
_ O Dez-pras-Duas, o Pato, o Negão, o Luneta, o Ticoco e o Ribite e o Calango .... 
_ Quem estava dirigindo ... era o Timbête?
_ Não, acho que era o Binguinha, ou será que era o Biscoito?
_ Deve ser o Biscoito, porque eu vi o Binguinha agora mesmo na casa do Zé Costela.
_ Por falar em Zé Costela, ficou sabendo que ele, mais o Barbudo voltaram a fazer seresta?
_ Uai, é mesmo?
_ Pois é. Eles juntaram uma turma, e tão mandando brasa. Olha só: o Quinco, o Carranca, o Grilo, o Sabão ... até o Pé-de-Ferro...
_ Ah, não! O Pé-de-Ferro gosta é de futebol!
_Mas eu já vi ele, o Pudim, o Marrote e o Espingarda, na maior farra, no Bar do Piquira, tocando forró... até o Precata, irmão do Boi tava lá tocando pandeiro!
_ Bom, deixa pra lá. Preciso encontrar o Canarinho pra resolver um problema com o caminhão do Moiado.
     _ Que aconteceu com o caminhão do Moiado?
_ Cê não sabe não? O Gambá do Doim foi nele pra São Paulo, levar uma carga de laranja do Cueio do Jacó e umas peças da fundição do Tubarão...
_ E daí?
_ Daí que até agora ele não voltou...
_ A família deve estar preocupada...
_Preocupada? A esposa dele tá é danada da vida. O Gambá encontrou com o Badeco, o Burro Branco, o Cebola e o Gaiolão, e os três resolveram ficar lá pra ver um jogo no Morumbi hoje à noite...
_ Essa foi boa.. Mas o que tem o Canarinho com isso?
_ Ter não tem não, mas o Tucica falou que ele vai pra São Paulo com o Nikimba pra ver o jogo, daí que tá todo mundo querendo ir também.
_ Todo mundo?
_ É... o Mulambo, o Saião, o Mosquito, o Ganso, o Marruco...
_ Aposto que o Garrafinha também  tá nessa ...
_ O Garrafinha tá lá desde ontem. Olha só:  tá lá o Piôio, o Curega,, o Tucano,  o Gererê, o Dondoca...
_ O Dondoca?
_ É. E o Piruá, o Duque, acho que o Cumbuca também vai, mas é no carro do Pezão, porque vão levar o Tatu, o Fuscão e o Goteira.
_ Que jogo é esse, afinal de contas?
_ Sei não. Só sei que tá todo mundo indo.
_ Tá certo, mas até agora eu não entendi como foi que o Canarinho entrou na história. Nem o Moiado...
-         Pra falar a verdade, nem  eu ... Topa uma cervejinha no Gatinho?
- A essa hora?
- Qualquer hora é hora. 
- Não, fica pra mais logo. Tá cedo pra mim. 
- Deixa de ser choco, rapaz...
- Outra hora, chapa!  Agora vou caçar um almoço. Té mais Piteira!
- Falô, Sanduíche.
 
E a história continua. Em outro ponto da cidade toca o telefone: 
- Alô! É da casa do Gotêra?
- Não, senhor... é da oficina do Zé.
- Zé do Caixão? 
- Não. Zé do Zoé. Quer falar com quem?
- Tô procurando o Piôio. O Bozó me deu esse número...
- Qual Bozó, o Cecotte?
- Não, sô, o Bozó da Couro de Rato. Ele não tá aí não?
- Tá não. Quem deve saber dele é o Bigode ou o Pipoca. Cê já ligou pra casa do Xibiriu?
- Pra quê?
- Tem uma festa lá hoje... ou será que é no Girafa?
- Ô sô, faz um favor: se o Pacolé aparecer por aí, fala  pra ele que o Sô Zé vai sair  às dez. Pra ele não demorar, senão o Melado e o Fuinha...
- Quem é esse Fuinha? 
- É aquele que parece uma foia... foia, entendeu? De bambu... fala pra ele... de quem é mesmo que eu tava falando? Ah, é do Timbete!
-Peraí aí ...  dá um tempo, cara. Primeiro: quem tá falando? Segundo: ocê perguntou se o Piôio tava aqui... agora vem com essa mistura toda... te orienta, cara!
- Num conheceu minha voz não, Ticoco?
-  Ticoco??? Saí fora, camarada! Aqui é o Biju!
-  Uai, Biju,  é você? Cadê o Quissuco? 
-  O Quissuco foi a Carmo da Mata com o Serrote e o Tonho Feio buscar  umas peças pro caminhão do Bandarra.
-  Vai voltar hoje?
-  Deve que vai. Ele tem hora marcada na delegacia...
- Que  que ele arrumou agora? Pegaram  ele sem carteira?
- Não, sô. Ele é testemunha do roubo no sítio do Galo Véio. É ele, o Bizorro, o Piruá, o Chupeta e o Grego,   o pessoal que viu os cara entrando pra roubar. Mas quem é que tá falando?
- É o Piteira.
- Irmão do Marruco?
- Tá me estranhando, Biju? O Dendeca é que é o irmão do Marruco. Eu sou irmão do Bujaco do Alberto do Dadá. 
-  Ah, Sô, eu já tava esquecendo. Tenho um recado procê. É pra ligar pro  Boi Dágua  lá na casa do Palito.
- Uai, será pra quê?
- Sei não. O Farelinho falou só isso.
- O Farelinho?
- É. Ele veio aqui mais cedo te procurando. Parece que é alguma coisa com o Tonho Xarope.
- Que será que o TX tá querendo agora? Ele já me entregou os tempero...
-Sei não ... eu só tô dando o recado...
-Tá bão, Biju. Vou atrás do Farelo pra saber direito esse negócio. Se o Quissuco aparecer, fala pra ele que o truco é sexta-feira. Até mais!
-Falô, Piteira.
 
Minutos depois ...
 
- Oi, Sanduíche,  tá garrado aí?
- Só, camarada. O trem tá feio... se miorá, trapaia. Quem tá falando?
- É o Piteira...
- Ah, parece que tem um recado aqui procê...
- Pra mim? De quem? É do Moqueca?
- Não. É do Ratinho.
- Uai, será o quê?
- Sei não, sô, se não me engano ele pediu procê ligar pro Cueio...
- Pro Cueio? Agora é que eu não tô entendendo mais nada! Deixa pra lá. Ce  viu o Macarrão hoje?
- Ô Piteira, vamo combinar uma coisa:  Ocê tá com o burro na sombra... eu não tô não! Preciso trabalhar, cara...
- Fica estressado não, Sanduíche! 
- Procê é fácil falar. Fica o dia inteiro garrado no telefone procurando esse, procurando aquele... devia ser procurador, já pensou nisso?
- É mesmo, cara! Eu vivo procurando todo mundo e não acho ninguém! Pensando bem, o negócio é meio esquisito.
- Quem sabe tá todo mundo ocupado, que nem eu, heim? Já pensou nisso?
- Você acredita que eu tô  procurando o Canarinho desde aquele dia que a Globo veio aqui em Cláudio, e até hoje não encontrei?
-Por acaso, já procurou na casa dele?
-Não... Será que ele tá lá?
-Te manca, Piteira! Té logo!
- Falô, Sanduíche, té mais. Que cara esquisito!
 
No dia seguinte, trimmmmmmmmm   
 
-Alô, é da Oficina do Zé?
-Não.  É do buteco do Fubá.
-Ô Fubá, o Sanduíche tá aí?
-Saiu, Sô. Foi no Mamão com o Serrote e  o Nute.
-Sabe se vai demorar?
-Sei não, cara. Do Mamão eles iam no Castejon comprar farelo pro boi do Pelego e depois iam conversar com o Bezerro pra ele consertar a carroça do Ganso.
-Ih! Então vai demorar muito!
-Acho que não, sô. O Zé tem hora marcada com o Parafuso.
-Pra quê?
- Acho que é pra resolver o caso do Bolô...
- Que aconteceu com o Bolô?
- Uai, sô. O Colorido ficou de levar uma pinga na roça do Formigão e o Tonho Torrado queimou no golpe. Aí  o Gaiolão chamou o Perereca de tratante e deu o maior rolo.
-Pera aí, o Perereca já chegou do Paraguai?
-Eu nem sabia que ele tinha ido... Por falar nisso, quem é que tá falando? É o Boi-Dágua?
-Não. É o Canarinho.
-Que Canarinho? Do táxi?
-Não! Da Luca.
-Luca? Que Luca? Do Bananinha?
-Se liga, Fubá! Luca do Emílio!
-Ah, sô, num tô sabendo que Emílio é esse. É o tio do Zabumba?
-Sua ficha hoje num tá caindo, heim, Fubá!? Aqui é o Canarinho da Luca do Emílio do Jorginho! Tá lembrado agora?!
-Que Jorginho? Irmão do Luís Boi?
-Não, o Luís Boi é irmão do Tubarão... Eu sou o Canarinho, irmão da Neusa do Orlando...
-Ah, Canarinho, é você? O Piteira tá feito doido te procurando ... 
-Ô Fubá, eu tô com pressa, preciso achar o Sanduíche.
-Liga pro celular dele...
-Ele vendeu o celular pro Jacaré. 
-Ah, então é por isso que o Tatu tava atrás dele...
-Atrás de quem? Do Sanduíche?
-Não. Do Jaú.
-E daí?
-Cê acredita que o Deco do Saroba saiu com o Preto do Chico Brechó, pra buscar uns tijolo na casa do Quinquim Barba  
-E o que tem os tijolo do Quinquim com o celular do Sanduíche?
-Calma que eu chego lá...
-Ô Fubá, vamo fazer o seguinte: se o Sanduíche chegar aí, fala pra ele me ligar.
-Pra onde?
-Agora eu tô no bar do Dico Vangelo. Depois vou pegar a gororoba na casa do Canzil...
-Uai, é festa?
-Não, sô. É uma reunião pra combinar  um torneio de futebol. 
-Me põe nessa boca aí, cara. Quem vai participar?
-O time que quiser. Um punhado já topou: o Fura-Fronha, o Ranca-Toco, o Parô-Garrô, os Muxos, os Lanterna ...
-E quem é que tá na comissão?
-Eu, o Canzil, o Lascão da Ampla, o Gasolina, o Gafanhoto, o Curega, o Cascudo... quem mais? ..... ah, o Dez-Conto e o Pepino.
-O Pepino do Zé Braz? Ele joga futebol?
-Jogar não joga não, mas ele vai tocar sanfona pra nóis. O Lasquinha também  tá.
-Ô cara, cês vão jogar bola  ou dançar vilão?
-Ó, meu fio, nós faz de tudo! Dá o recado pro Sanduíche aí, tá?
-Tá falado, Canarinho. Vai nessa, chapa! Bão, vamo trabalhar, minha gente, que a coisa tá feia. Ô Macarrão, traz aí a bicicleta  do  Lumbriga!
 
 
 
—►Nota da autora: Em 2000 e em dois anos subsequentes, esta crônica foi publicada na lista telefônica de apelidos – LISTAPEL,  mantendo os apelidos  usados nos textos originais, inclusive de pessoas que faleceram daquela época para cá. É com o maior respeito e carinho que o faço, e não poderia ser de outra forma, considerando que meu falecido pai, José Costa Moura, apelidado “Zé Costela”, assim como os demais que  integram esta página de peculiaridades claudienses, são cidadãos que enriquecem nossa história e alimentam nossa fama de povo alegre, inteligente, criativo e muito divertido!
 
                                                                                                          
►Noeme Vieira de Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário