quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

EM FOCO

SE EU NÃO VOU À ESCOLA, A ESCOLA VEM ATÉ A MIM


    Quadro-negro, cuspe e giz, usava-se dizer, eram os instrumentos de um professor. O tempo passou e vieram o quadro (branco) de melamina, o pincel, o datashow. Enfim, o mister de lecionar acompanha e conduz a evolução da humanidade e a sua necessidade de civilizar.
    Parte importante do processo civilizatório está em educar os indivíduos, através do uso da razão, superando o existir meramente instintivo, buscando o desenvolvimento do respeito ao outro na convivência social. Assim, a cultura é criada, desenvolvida e passada de geração a geração.
    A educação em geral acontece na relação entre as pessoas, no dia a dia, quando aprendem, umas com as outras, formas de viver, atitudes, tarefas, valores, mas a escola sempre é compreendida como o espaço da aprendizagem por excelência. Porém, a escola até recentemente conhecida como o conjunto de prédio, professores e alunos, não é mais o único lugar para aprender aquilo que se entenda como os ofícios que conduzirão ao exercício de uma profissão. O ambiente físico hoje convive com o ambiente virtual, pois tanto um quanto outro têm ensejado a possibilidade do aprendizado.
    Quando do surgimento da internet, muitos diziam que jornais, revistas e livros, por exemplo, em versão impressa, iriam acabar diante das novas formas de apresentação de conteúdo. Todavia, o que se verifica é que as mídias impressa e digital não se excluem e muitas vezes são até mesmo complementares, pois as realidades dos leitores são diversas e as formas de acesso aos conteúdos varia conforme as suas necessidades e preferências.
    O mesmo ocorre com as escolas. Os ambientes de aprendizagem presencial continuam a existir ao lado dos ambientes de aprendizagem virtual. Estes, conhecidos por mecanismos de ensino a distância (EAD), se multiplicam rapidamente em todo o mundo como uma forma prática e rápida de levar o acesso ao conhecimento a todas as pessoas. Representam, assim, um instrumento a mais na efetivação do direito à educação.
    Navegando pela internet, encontramos portais e sites especializados em educação a distância, assim como escolas tradicionais que disponibilizam os mais variados cursos a distância, empresas e instituições públicas e privadas que oferecem cursos desta natureza, com uma ampla gama de opções  que vai desde  a oferta de programas (em vídeos, áudio ou outras modalidades) para baixar aulas rápidas, cursos técnicos, de graduação até pós-graduação, gratuitos ou pagos a preços acessíveis, reconhecidos e com certificados, para todas as idades e perfis. As áreas para estudo abrangem temas industriais, negócios, agropecuária, agricultura, moda, saúde, artesanato, beleza, jardinagem, marcenaria, informática, gastronomia, etc.
    Esta possibilidade de acesso ao conhecimento a quem conte com um computador em casa, no trabalho ou em qualquer outro local, viabiliza a formação das pessoas para que possam descobrir e desenvolver seus talentos, atuar com qualificação necessária e adequada aos seus interesses pessoais, melhorando, por consequência, suas possibilidades de remuneração e qualidade de vida. De um ponto de vista mais amplo, há uma melhoria nas condições de produção de bens e de prestação de serviços, no comércio e na economia locais o que vem a refletir no panorama de vida da comunidade.
    Assim, além das redes sociais, jogos, músicas e vídeos, que acrescem a possibilidade de manter relações e obter satisfação lúdica, a internet é uma importante aliada daqueles que queiram se educar online, em qualquer lugar, proporcionando uso proveitoso do tempo e das facilidades tecnológicas, contribuindo efetivamente para o alargamento dos horizontes de cada um e de todos, tornando o viver mais gratificante.

PARA SABER MAIS:
www.abed.com.br
www.cursosvirtuais.net
www.cpt.com.br
www.ead.sebrae.com.br
www.senac.br/cursos/educacao-a-distancia

AUTORIA: Sulamita Crespo Carrilho Machado, professora e advogada.
COLABORADOR: Rogério Augusto Reis Silva, advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário