quinta-feira, 30 de agosto de 2012


FESTA DA CIDADANIA


Cláudio comemora 101 anos de emancipação político-administrativa


A cidade de Cláudio comemora, neste dia 30/08, 101 anos de emancipação político-administrativa. E, para marcar a data, a prefeitura vai realizar uma comemoração intitulada como “Festa da Cidadania”.
Está prevista para acontecer, às 08 horas da manhã, sessão cívica com hasteamento das Bandeiras no Jardim Monte Castelo. Às 09 horas, abertura da festa no palco principal e iniciação dos serviços ao cidadão, na Praça Levi Vitoy de Freitas. Às 09 horas e 30 minutos haverá visita aos stands de prestação de serviços, abertura das praças e das apresentações artísticas. E, às 18 horas, missa festiva em comemoração ao 101º aniversário de Cláudio, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
No palco principal também vai acontecer, às 09 horas e 30 minutos, apresentação da Lira Musical Santa Cecília.  Às 10 horas, haverá apresentação da Escola de Danças Fernanda Bernardes e, às 10 horas e 30 minutos, será a vez da Escola de Danças Paloma Labiapari. Das 11 às 15 horas e 40 minutos, as escolas municipais de Cláudio apresentar-se-ão no palco principal. Elas mostrarão aos claudienses temas como: Uma Linda Sereia, Sítio do Pica-pau Amarelo, Paz, Trança Fitas, Pout-Porri Musical, Carrossel da Paz, Homenagem a Luiz Gonzaga, O granfino e o caipira, Coral com música sobre o tem Água e Paz, Alegria alegria, Nos bailes da vida, Andar com fé, Coral: fico assim sem você, É preciso saber viver, Ginástica Rítmica, Dança de Fitas, A quadrilha Patati Patatá, Vem dançar com tudo, Estação Humor, Tributo a Chico Anísio, Sol de Verão, Peça teatral: Os imbiras em causos populares, Pout-porri de Danças.
Paras, às 16 horas, passam pelo palco principal; o Grupo de Percussão, às 16 horas e 30 minutos; Garotos Urbanos, às 17 horas; Zezé e Mascarenhas, às 17 horas e 30 minutos; Ducarmo e Banda, às 18 horas; Anny Figueiredo, às 18 horas e 30 minutos; João Henrique e Léo, ás 19 horas; Sertasamba, às 19 horas e 30 minutos; Escola de Danças Fernanda Bernardes, às 20 horas; Inovasamba, às 20 horas e 30 minutos; ONG Mineira e encerrando, às 21 horas, grande show com Felipe Costa e Cristiano.  
A Festa da Cidadania conta com uma grande infraestrutura contendo: Praça de Alimentação com barracas de comida japonesa, pastel, churrasco, yakissoba, doces, tropeirão, kibe e muito mais. A comemoração também vai contar com atividades circenses com malabaristas, pirofagistas, equilibristas e maquiagens cinematográficas, além de praça de artesanato com produtos de artesãos locais e de cidades vizinhas. Prestação de serviços, recreação com futebol de sabão, camas elásticas, balões pula-pula, escultura em balões, piscina de bolinhas, pintura em rosto, touro mecânico, trenzinho da alegria e outros...
Os claudienses também poderão visitar os stands das Polícias Civil e Militar, Cartório de Registro Civil, Stand da Solidariedade, Departamento de Saúde, Academias Power Fitness e New Life, Coleta Seletiva, CACI, FACIG/ISEC, CRAS, CCAA, SINE, Vigilância Sanitária, Departamento de Educação, Cortes de Cabelo, Assessoria de Cultura, Cartório Eleitoral, CVT, COPASA e ACCOM.
Segundo o prefeito Adalberto Rodrigues, o município de Cláudio comemora 101º anos em momento positivo. “O município chega aos 101 anos vivendo um momento positivo, temos mais de 80 empresas gerando empregos no município e região. Cláudio destaca-se na produção de móveis em alumínio, peças de ferro fundido e outros. Também no que diz respeito à cultura, às tradições, incluindo as manifestações religiosas. O mesmo pode-se dizer da vida comunitária, educacional e política, das quais se despontam muitos significados e valores. A qualidade de vida em Cláudio vem melhorando progressivamente, tanto na zona urbana, quanto em seu distrito e zona rural. Hoje, Cláudio é um dos bons lugares para se viver no Estado”, destacou o prefeito.



ENCONTRO


Reunião do IGESP é realizada na Pousada Coqueiros
O foco da reunião foi o aumento dos homicídios tentados ocorridos em Cláudio

Na tarde do dia 20/08, na Pousada Coqueiros, em Cláudio, aconteceu uma reunião de Segurança Pública, onde foram expostos e discutidos os vários crimes que vem acontecendo no município. Estiveram presentes várias autoridades, dentre elas o prefeito, Adalberto Rodrigues; o delegado de polícia, Dr. Carlos Henrique Gomes Bueno; o Capitão Eisenhower Guerck Austríaco; a mediadora, Analice Quintanilha, representando o IGESP-Intregração da Gestão em Segurança Pública; a presidenta do CONSEP-Conselho Comunitário de Segurança Pública de Cláudio, Beramares; Dr. Alexandre, chefe do departamento da Polícia Civil; Dr. Marco Antônio, promotor de Justiça responsável pela região de Cláudio; Dr. Fernando; vereadores, policiais civis, dentre outros.
Foram apresentados os pontos de identificação dos locais com maior criminalidade, os principais bandidos envolvidos nos crimes, o horário mais perigoso, que ficou definido como sendo às 20 horas e, até mesmo os dias da semana que acontecem maiores quantidades de crimes, que seriam sexta-feira e sábado.
 O foco da reunião foi o aumento dos homicídios tentados ocorridos em Cláudio, ou seja, quando se pretende praticar o homicídio, mas o mesmo não resulta em morte, e também as várias armas de fogo apreendidas. Foi divulgado pelo Dr. Carlos Henrique e pelo Capitão Austríaco, que no 1º semestre desse ano de 2012 a principal causa das tentativas de homicídios deveu-se à disputa por pontos do tráfico de drogas. Salientaram ainda que todos os autores dos crimes foram presos. Foi comunicado aos presentes que um fato marcante na criminalidade claudiense é o grande número de menores envolvidos nos crimes, podendo tal ocorrência estar diretamente relacionada ao principal fator dificultador, que seria a falta de vagas no sistema socioeducativo, ou seja, de acautelados para esses menores infratores, gerando impunidade e colocando-os, assim, em liberdade imediata. Os autores presos foram identificados com foto e grau de periculosidade, sendo mostrado, também, o envolvimento de um mesmo indivíduo em vários crimes na cidade e região.
Segundo o delegado Dr. Carlos Henrique Gomes Bueno, “mais importante que investigar e prender os bandidos é vê-los cumprindo sua sentença final”.
Foi realizado um estudo mostrando os autores de crimes no município. Eles foram identificados pela incidência dos crimes e divididos por quadrilhas nas quais se enquadram. O intuito do IGESP é promover encontros periódicos como esse, realizado em Cláudio, onde são apresentados os principais problemas de crime, as soluções e os resultados são expostos, discutidos e avaliados de forma clara e direta entre todos os participantes. Outro fato importante exposto foi a integração entre as polícias Militar e Civil, merecendo destaque também para parceria com a prefeitura, sendo apontadas as várias benfeitorias realizados pela administração do prefeito Adalberto Rodrigues. O Jornal Tribuna de Cláudio também participou dessa integração, sendo utilizado para divulgar as fotos e os crimes acontecidos.
Uma das principais queixas, tanto do delegado de polícia quanto do capitão, foi a reduzida frota de viaturas, o pequeno números de policiais em relação à grande demanda de chamados, incluindo zona rural e urbana, e à precariedade do armamento disponível para os mesmo, sendo justificado que os bandidos estão utilizando armas perigosas e de alto calibre, deixando a polícia sem ação perante tamanho armamento apreendido.
Também foram apresentados os meios mais viáveis para a solução dos problemas encontrados, citando ainda alguns projetos e programas desenvolvidos em cidades vizinhas, como o que acontece em Divinópolis, utilizando a Rede de Vizinhos Protegidos, que se trata de uma estratégia de ação de combate à violência e à criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais. Essa poderá ser uma parceria com o CONSEP, pois trata-se de uma estratégia bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecer e a inter-relacionarem-se com mais frequência, desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.
Na discussão foi deixado em aberto uma possível viabilização na obtenção, destinação e continuidade de uma casa, destinada exclusivamente para acautelar os menores infratores. Os resultados positivos obtidos com o empenho dos policiais também foram divulgados, mesmo havendo uma precária junção entre viaturas, unidades, armas e a pequena quantidade de policiais. O encontro visou a união das forças como as polícias civil e militar, o CONSEP, os poderes executivo e legislativo, e representantes da sociedade civil em busca do combate da criminalidade em Cláudio.

BENFEITORIA


Doze ruas de Cláudio receberam pavimentação asfáltica




Teve início, no dia 17/08, sexta-feira, a pavimentação asfáltica de doze ruas de Cláudio. O serviço está sendo executado pela Construtora LPR LTDA, que tem um prazo de 120 dias para terminar cerca de 3 Km de asfalto. 
A verba para o asfaltamento é oriunda de uma emenda parlamentar do deputado estadual Neider Moreira. O valor total da obra é R$ 679.908,96, sendo que R$ 99.586,74, é contrapartida da prefeitura municipal.
As ruas beneficiadas com o asfalto são: Abaeté, Alagoas, Ceará, José Prego, Paraná, Perciliana, Sebastião Moreira, Sebastião Moreira 2, São Francisco, São Lucas, São Sebastião e São Vicente.
O prefeito Adalberto Rodrigues acompanhou os trabalhos de pavimentação das vias. “Acompanhei de perto os trabalhos realizados pela construtora. E pude constatar a alegria e a satisfação dos moradores dessas ruas que estão recebendo o asfalto, pois eles aguardavam com muita ansiedade esse momento e, agora, esse sonho está se tornando realidade”, disse o prefeito
Segundo o prefeito, as reivindicações feitas através de associações de bairros e moradores foram, também, de muita importância para a realização destes asfaltamentos. “As ruas que estão recebendo asfalto, no bairro Bela Vista, trazem, para mim, uma satisfação muito grande, pois este é um bairro que recebe grande fluxo de veículos, devido às indústrias que lá estão instaladas, e, na época de exposição, este bairro recebe um aumento maior de pedestres e carros”, falou Adalberto.
O prefeito, ainda durante entrevista concedida à reportagem da Tribuna de Cláudio, destacou a importância da presidenta da AMBAS – Associação dos Moradores do Bairro Bela Vista, Claudiane Reis de Oliveira, e da moradora Maria Vaz Adame (dona Tuta), que tanto reivindicaram pela melhoria no bairro.
Na tarde de segunda-feira, 27/08, a redação da Tribuna de Cláudio recebeu a ligação de Sebastião Rodrigues Filho, o conhecido Tiãozinho Soldado, morador da Rua Ceará, há 43 anos. Tiãozinho ligou para a nossa redação para agradecer publicamente o asfaltamento de sua rua. Segundo ele, passaram vários prefeitos em Cláudio e, só agora, na administração de Adalberto, o asfalto chegou. “Quero parabenizar ao prefeito e toda a sua administração pelo asfaltamento, não só de minha rua, mas  de todas as outras ruas que estão recebendo este benefício”, disse o morador. 

WEB CONFERÊNCIA


Município conta com um novo recurso de comunicação: a Web Conferência

Mais uma vez, a educação municipal de Cláudio conta com um novo recurso de comunicação e capacitação de seus profissionais, a Web Conferência. Essa nova modalidade utiliza recursos tecnológicos por meio da assessoria técnica à distância da equipe do Sistema de Ensino Aprende Brasil.
A Proposta Pedagógica da Educação Infantil do município busca articular a experiência e os saberes das crianças, com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico de modo a promover o desenvolvimento integral destas. O currículo das instituições é desenvolvido por meio da pedagogia de Projetos, para que possa ser realizado um trabalho de características como a globalização dos conhecimentos, o atendimento aos interesses e as necessidades das crianças e a sua participação no processo de aprendizagem.
Nesse contexto, estão sendo realizados Projetos Educacionais com temas diversificados relacionados com o Livro Integrado do Sistema Aprende Brasil, onde todas as instituições que atendem a Educação Infantil estão desenvolvendo este trabalho pioneiro que aprimora os recursos metodológicos dos docentes, através do atendimento do Coordenador Pedagógico Sílvio Alexandre e das Assessoras Ângela Cordi e Deyse Campos, do Sistema de Ensino Aprende Brasil.
As escolas municipais estão estruturadas com Laboratórios de Informática e equipamentos necessários para a realização das Webs Conferências, que totalizaram seis.
As Webs Conferências foram realizadas no período de junho a agosto, com a participação de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, que atendem a modalidade da Educação Infantil.
Os trabalhos com os Projetos Educacionais e Webs Conferências terão como culminância um Seminário com a participação e envolvimento de todos os profissionais da Educação Infantil e do Sistema de Ensino Aprende Brasil, com a exposição de todos os projetos desenvolvidos, previsto para outubro de dois mil e doze.

ADMINISTRAÇÃO


Adalberto encontra-se com representantes que vão executar as obras da avenida que liga o bairro Bela Vista à MG- 260

Estiveram na Prefeitura Municipal de Cláudio, no dia 23/08, o engenheiro responsável pelas obras da avenida que vai ligar o bairro Bela Vista à MG – 260, Yuri Alves Xavier, e o representante do DER – Departamento de Estradas e Rodagem, André Boaventura. A reunião entre a equipe e o prefeito Adalberto Rodrigues teve como intuito mostrar ao chefe do executivo o andamento das negociações com os proprietários dos terrenos por onde irá passar a avenida.
Segundo o representante do DER, as negociações já estão avançadas entre o departamento e os proprietários dos terrenos. “Vim até Cláudio, juntamente com Yuri, que é o engenheiro responsável pela obra, para acompanhar de perto as negociações, o andamento e o início das obras que a CROS - Construtora Rocha Sousa- irá executar aqui em Cláudio”, declarou Boaventura.
O prefeito municipal disse aos representantes da empreiteira e do DER, que ele anseia muito por esta obra, que foi uma reivindicação sua ao Governo de Minas. “Para mim, que administro Cláudio à quase 8 anos, a construção desta avenida será muito benéfica, pois vai evitar os acidentes nas saídas do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial,  do bairro São Lucas e da faculdade”, disse Adalberto.
Para Yuri, engenheiro responsável da construção da avenida, o canteiro de obras já está sendo estruturado e, com a chegada do maquinário, o serviço irá começar o mais rápido possível.  “André Boaventura  e eu estamos aqui em Cláudio para dar mais dinâmica aos trabalhos. Sei que a obra é muito importante e o prefeito tem cobrado isso do Governo de Minas”, falou Yuri a nossa reportagem. 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

HOMENAGEM

Márcia Helena receberá Mérito empresarial 2012
No dia 09 de novembro, sexta-feira, às 19 horas, a empresária carmense, Márcia Helena da Silva, receberá o Mérito Empresarial 2012, outorgado pela Federaminas – Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais. A solenidade de entrega do Mérito acontecerá em Araxá, nas dependências do Grande Hotel. A cerimônia deverá ser acompanhada por mais de mil pessoas. 
Márcia é proprietária da Mercearia Ponto Certo e de uma empresa especializada no ramo de recepções, que atua em toda a região. Sua empresa oferece empregos a diversos carmenses.
A homenagem
Anualmente as Associações Comerciais afiliadas à Federaminas indicam um de seus associados para ser homenageado em nível estadual. A escolha é feita por meio de votação direta, no município, pelos afiliados locais às associações. Assim, a homenagem à Márcia foi feita, inicialmente, pelos empresários carmenses, que a elegeram para receber o Mérito Empresarial 2012.
Com reportagem de Hérica Viotti

Gente Nossa edição 262



Nascimento
Chegou ao mundo, no dia 17/08, enchendo de alegria o coração dos pais, o fofo Davi Cruz Gonçalves. O menino é filho de Ana Carolina e Carlos Henrique, e o xodó dos avós, Geni e Sebastião (Neném),  e de Fátima e Sebastião.








Comemoração
No dia 17 de agosto, comemorou mais um ano de vida a competente Secretária de Educação, Beatriz Helena Corrêa de Almeida. Na ocasião, ela recebeu o carinho das filhas, Maria Clara e Maria Luíza, e do marido, Chico do PT, além do netinho Noah.








Aniversário I
Comemorou mais um aniversário, nesta quinta-feira, 23/08, Ana Cleide Teixeira. Na data, ela recebeu os muitos abraços do marido, Balduíno Júnior (Juninho), dos filhos, Ana Beatriz, Ivan e David, do pai, Ivan Teixeira, além dos amigos.




Felicidades
No dia 18 de agosto, soprou mais um vela Fernando Adame (Bervela). A data foi comemorada com muita alegria ao lado dos amigos e familiares.



Soprando velas
A jovem Juliana Silva Ribeiro comemorou mais um ano de vida neste dia 23/08. Juliana, que é funcionária da empresa Hermes Pardini, receberá, nesta data, o carinho dos colegas, dos pais e do irmão. Felicidades!








Parabéns
Soninha Pompéia soprou mais uma vela nesta quinta-feira, 23/08. A ela, muitas alegrias e felicidades!








Comemoração
No dia 24/08, comemora mais um aniversário a elegante Amanda Melo. Parabéns!









Festa
Comemora mais um ano de vida, no dia 24/08, Ana Cláudia Marques (Aninha). Pessoa muita querida, receberá, na data, os abraços dos colegas da Santa Casa de Carmo da Mata e dos familiares.





Felicidades
A nossa querida amiga, Erilda Bernardes de Morais, vai colher mais uma flor no jardim da vida, no dia 28/08. A data será celebrada junto do marido, do filho, Victor, além da mãe, Geralda (dona Nega), dos irmãos e demais familiares.






 Aniversário II
Solange Aparecida Vicente celebra mais um aniversário no dia 29/08. Pessoa agradável e alegre, ela receberá o carinho dos amigos, filhos e demais familiares.




CONHECIMENTO


Acicam realiza palestra sobre “Conflitos nas relações de consumo e Indústria de Dano Moral”


A Acicam – Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços de Carmo da Mata, em parceria com a Federaminas – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, oferece mais uma palestra a seus associados. O tema abordado nesta, que acontecerá no dia 30/08, às 19 horas e 30 minutos, no auditório da Acicam, será “Conflito nas Relações de Consumo e a Indústria do Dano Moral.
O público alvo do evento são empresários, empreendedores e funcionários. O objetivo do mesmo é, através de uma linguagem prática e objetiva, abordar os principais motivos que geram conflitos ligados às relações de consumo no dia a dia do empresário, orientando sobre as precauções necessárias para evitá-los, em conformidade com o Código de Proteção e Defesa do consumidor.
 Serão apresentados aos expectadores temas como: prazos para troca de mercadoria, garantias de produtos e serviços, assistência técnica, vício de produtos e serviços, banco de dados cadastrais SPC´s, registro de SPC´s, recebimento de cheques, cartões de crédito e de débito, produtos duráveis e não duráveis e evitando ações por danos morais nos Fóruns e Juizados Especiais das Relações de Consumo.
O evento seguirá orientando aos empresários sobre a melhor maneira de evitarem problemas e demandas processuais relativas aos Direitos do Consumidor, sobre a relação com fornecedores de produtos e serviços, sobre as principais súmulas, dentre outros. 
Os interessados em participar da palestra deverão dirigir-se à sede da Acicam. Será cobrada uma taxa de R$ 5,00 para associados e funcionários e R$ 10,00 para pessoas não associadas à Acicam. As vagas são limitadas. 

ELEIÇÕES


ELEIÇÕES
Começou, nesta última terça-feira, o programa gratuito em rádio
A coligação de José Carlos terá mais tempo de propaganda eleitoral
          
A coligação “Carmo da Mata Cada Vez Melhor” (PRTB, PTB, PT, PMDB, PSC, PHS, PTC e PSDB), que lançou a candidatura a prefeito de José Carlos Lobato, terá o maior tempo no horário eleitoral gratuito, dentre os grupos que participam da disputa da Prefeitura de Carmo da Mata, nas eleições de 7 outubro deste ano. Serão 16 minutos e 37 segundos. Em segundo lugar, com 13 minutos e 23 segundos, vem a coligação “É a Hora da Virada” (DEM, PSB, PSD, PP, PST, PSL, PPS e PRP ), que tem como candidato a prefeito Almir Resende Júnior. 
Entre os grupos que lançaram candidatos a vereador em Carmo da Mata, o maior tempo no horário eleitoral gratuito ficará com a coligação PSC/PMDB/PSDB, que terá 08minutos e 19 segundos. Vem, em seguida, a coligação PT/PRTB/PTC, com 05 minutos e 52 segundos; a coligação DEM/PSD, com 05 minutos e 10 segundos; a coligação PP/PDT/PRP, com 04 minutos e 45 segundos; a coligação PSB/PSL/PP, com 03 minutos e 15 segundos; e, por último, com 02 minutos e 39 segundos, o Partido Trabalhista Brasileiro.
No período de 21 de agosto a 4 de outubro, as emissoras de rádio deverão reservar, ainda, para a propaganda eleitoral gratuita, 30 minutos diários, no período de 07 horas às 07 horas e 30 minutos.
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV teve início na terça-feira (21/08) e vai até o dia 4 de outubro. A divisão do tempo entre os candidatos, segundo a legislação eleitoral, é feita de acordo com dois critérios (um terço distribuído igualitariamente entre os partidos e dois terços distribuídos proporcionalmente ao número de representantes do partido na Câmara dos Deputados). Nas emissoras de rádio, a veiculação do horário eleitoral é feita de segunda-feira a sábado, pela manhã (de 7 h às 7:30 h) e à tarde (de 12 h às 13:30 h). A veiculação da propaganda dos candidatos a prefeito será feita às segundas, quartas e sextas. Já a dos candidatos a vereador será divulgada às terças, quintas e sábados.  

CIVISMO


Colégio Estadual realizará desfile em comemoração ao 07 de setembro

A Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues vai realizar um desfile cívico, no dia 07/09, em comemoração à Independência do Brasil.
O desfile acontecerá a partir das 08 horas da manhã, com saída da porta do colégio estadual e contará com a presença dos alunos dessa instituição, que estarão uniformizados, além da presença dos demais funcionários da escola, e de empresas e instituições da cidade que estão sendo convidadas a participar do ato.
O desfile, que terá como tema “Independência e Vida! Por um Brasil Melhor!”, será acompanhado pela fanfarra Wilson Canaan e pela Lira Musical Santa Cecília.
Segundo a diretora do educandário, Júnia Paixão, também acontecerá, no dia, o hasteamento de bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro. “A presença da sociedade é muito importante. Quero convidar a todos para participarem deste ato de civismo”, falou a diretora. A fala de Júnia é reafirmada no convite do evento, no qual ela cita: “Entendemos que a integração da escola com a comunidade é fundamental para alcançarmos nossas metas de formarmos cidadãos críticos e vitoriosos”.
07 de setembro  
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram à metrópole, pois preparavam o caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem a Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isso poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal, que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Direto da Redação Tribuna do Carmo


Acidente grave perto da Fundição Crisfer deixa 2 feridos e um morto

Por volta das 11 horas da manhã de hoje, dia 17/08, na BR- 494, nas proximidades da Fundição Crisfer em Carmo da Mata, aconteceu um grave acidente entre um carro de passeio e um caminhão.  
A Polícia Militar foi acionada por pessoas que passavam no local a comparecer na citada BR, onde há poucos instantes havia acontecido um acidente.
Quando a reportagem da Tribuna do Carmo chegou no local do acidente, havia um senhor conhecido como Dão Vieira, caído ao solo já sem vida, possivelmente a vítima deve ter sido arremessado com o impacto da batida. Na Parati azul estava o condutor Mauro Lobato Bicalho, 70 anos, que apresentava um profundo corte na cabeça, mas estava consciente e mais um outro homem que estava no banco traseiro e também com cortes na cabeça e reclamando de dores na coluna, Ronaldo Adriano Borges, 36 anos.
Os primeiros socorros as vítimas foram prestados por um médico que passava pelo local no momento do acidente. A equipe da Santa Casa de Carmo da Mata compareceu no local e removeu as vítimas para aquela unidade de saúde.
A vítima fatal está aguardando a perícia e em seguida o corpo será liberado para a funerária.
A Polícia Militar de Carmo da Mata está fazendo os trabalhos de sinalização da pista até a chegada da Polícia Rodoviária.
Segundo o sargento Geovani, ainda não se sabe a causa do acidente e a Polícia Rodoviária já está a caminho do local. De acordo com informações obtidas na Santa Casa de Carmo da Mata, as vítimas sobreviventes ao acidente, não correm risco de morte.
Fotos: Hérica Viotti e Ricardo Câmara



 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Jornal Tribuna do Carmo edição nº 261

Já está em ciruclação a nova edição impressa do Jornal Tribuna do Carmo, edição nº 261.
Há 12 anos o jornal da cidade!

ELEIÇÕES 2012


TRE acata impugnação e mantém indeferimento da candidatura de Almir Resende
O entendimento foi de que sua condenação enquadra-se na Lei do Ficha Limpa

O TRE – Tribunal Regional Eleitoral divulgou, na noite de terça-feira, 14/08, a decisão acerca do pedido de recurso do candidato a prefeito Almir Resende Júnior (DEM), pela coligação “É a Hora da Virada”, o qual recorreu da decisão de impugnação do Ministério Público.
O recurso foi julgado pelo TER, que negou seu provimento por quatro votos contra e um voto a favor, acatando, assim, o pedido de impugnação proposto pelo promotor, Dr. Areslan Eustáquio Martins, e indeferindo o registro de candidatura de Almir Rezende.
A impugnação do Ministério Público foi motivada pelo fato de o candidato a prefeito pelo DEM ter sido condenado por improbidade administrativa em virtude de crime cometido contra a administração pública, quando este era chefe de gabinete na administração do ex-prefeito Fernando Lobato, também condenado nesse processo, cuja sentença do juiz da comarca foi proferida em 22/05/2002. Tal sentença foi confirmada, pelo TJMG – Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que aumentou a pena de Almir para 5 meses de prisão, decisão publicada em 19/08/2003, e, por fim, pelo STJ – Superior Tribunal de Justiça, última instância para recursos, ocorrendo o trânsito em julgado em 2011.
A Defesa de Almir Resende reconheceu a condenação, mas alegou que houve prescrição no processo, o que impediria a execução das penas e sanções. Os argumentos não foram aceitos pela Corte Eleitoral de Minas Gerais, que entendeu que a declaração de prescrição confirmada em 19/06/2012, após o trânsito em julgado, não tira de Almir a sua condição de candidato inelegível.
No entendimento dos juízes do TRE, a prescrição atinge apenas a esfera criminal e não a eleitoral, apenas a justiça comum e não a especial.
Na esfera eleitoral, Almir continuará inelegível por mais 08 anos, de acordo com entendimento da Lei da Ficha Limpa, pacificado pelo STF – Supremo Tribunal Federal, que é o órgão máximo da justiça brasileira, que julga a constitucionalidade (diga-se validade, legalidade) ou não de uma lei.
Portanto, Almir não pode ser candidato a prefeito e a nenhum outro cargo eletivo por mais 08 anos, ou seja, até 2020. Com este entendimento, a justiça eleitoral considera Almir “Ficha Suja”, de acordo com a Lei Complementar n.º 135/10, que é a chamada Lei da Ficha Limpa. Almir ainda pode recorrer da decisão ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral.


FESTA


Campo do Carmense vai tremer com grande show do Grupo Molejo


O Grupo Molejo voltou às paradas de sucesso de todo país com a música “Voltei”. Essa canção caiu no gosto das pessoas e todo mundo cantou junto com o grupo que entrou, neste ano, cheio de projetos e colhendo o sucesso. Com a produção do tão esperado DVD, gravado no Barra Show, no Rio de Janeiro, o grupo conseguiu uma resposta imediata, levando, na gravação, antigos e novos fãs. O grupo tem atingindo um público novo e vem fazendo shows pelo Brasil. Dia 08 de setembro será a vez de Carmo da Mata curtir esse pagode universitário, no Campo do Carmense, a partir das 23 horas. Os ingressos para o show estão sendo vendidos, antecipadamente, no Kit Real, na Mobiliadora São José e na loja Zé Miguel Sport’s a um preço de R$ 30,00 pista e R$ 70,00 camarote com open bar (cerveja Heineken), além do agito do Dj Augusto Camargo.
A produção do evento será realizada pelos empreendedores Heltone Piassi, Waldeir e Iago.
O Grupo Molejo está junto há 25 anos e possui 16 de trabalhos gravados. Desde 1991, quando formar um grupo era apenas um desejo, o vocalista Anderson de Oliveira nem sonhava que um dia venderia milhões de cópias e faria shows pelo mundo inteiro. Do início dos anos 90 até hoje, são milhões de cópias e inúmeros sucessos, dentre eles destacamos: “Caçamba”, “Doidinha Pelo Meu Samba”, “Paparico”, “A Moleque”, “Samba Diferente”, "Dança da Vassoura” e muitas outras. O Molejo chegou a fazer 44 shows por mês, viajando pelo mundo inteiro e levando a sua alegria para a Suíça, aos Estados Unidos, Portugal, Itália e até ao Japão.

FLORES


Ipês mudam a paisagem de Carmo da Mata no inverno


 

Árvore que tem sua florada na estação colore a paisagem no Estado. Em Carmo da Mata, ele está em quintais, calçadas e jardins das casas.

O inverno mudou a paisagem de várias cidades de Minas Gerais. A florada dos ipês deixou as cidades mais coloridas, e algumas pessoas até mudaram o percurso, de casa para o trabalho, para apreciar as flores.
A florada surge em grandes buquês. O leve perfume e o formato em tubo das flores são para atrair visitas. O bico dos beija-flores encaixa-se bem e suga o néctar que alimenta, também, outros pássaros e insetos.
Os ipês florescem no tempo seco e frio, quando cai a maior parte das folhas. Para quem passa pelas calçadas ou trabalha perto deste privilégio, é difícil não parar.
Existem mais de 20 espécies de ipês, mas nesta época do ano, na nossa região, predomina o ipê amarelo. É comum encontrar esta espécie em jardins de casas e empresas, em praças e em calçadas, já que as raízes não são muito invasoras.
Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes, de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilases. No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d’arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha); no Pantanal, como peúva (do tupi, árvore da casca); e, em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). Na Argentina e no Paraguai ele é conhecido como lapacho. De forma geral, os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também podem aparecer de forma exuberante no Cerrado e na Caatinga. A Tabebuia chrysotricha é uma das espécies nativas de ipê-amarelo que ocorre na Mata Atlântica, desde o Espírito Santo até Santa Catarina. Este nome científico (chrysotricha) é devido à presença de densos pêlos cor de ouro nos ramos novos.  
Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. Se não fosse pelos ipês, muitas dessas construções teriam se perdido com o tempo. Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval. Hoje é muito difícil encontrar uma árvore de ipê-amarelo em meio à mata nativa, quando isso acontece, o espetáculo é grandioso e merece ser apreciado com calma e reverência. Podendo atingir até 30 metros de altura, o ipê em flor, no meio da mata, contrasta com o verde das outras árvores. As variedades de pequeno e médio porte (8 a 10 metros) são ideais para o paisagismo e a arborização urbana. A coloração das flores produz um belíssimo efeito, tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores contrastantes com o cinza das cidades.

REINADO


Festa de Nossa Senhora do Rosário é realizada em Carmo da Mata e na Comunidade do Quilombo


Teve início, no dia 29/07, com o levantamento de mastros, a segunda festa de reinado de Nossa Senhora do Rosário. A festa prosseguiu de 07 a 09 de agosto, com o Tríduo, na Capela do Rosário.
No dia 11/08, sábado, aconteceu o desfile do Boi do Rosário pelas ruas da cidade, além de visitar reis, rainhas, princesas e princesinhas.
No domingo, 12/08, foi realizada, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, pelo Padre Vanir José de Oliveira, a missa conga com a presença dos ternos. Neste dia aconteceu o reinado de Nossa Senhora do Rosário.
Já na segunda-feira, 13/08, foi realizado o reinado de Nossa Senhora das Mercês. O reinado de São Benedito aconteceu na terça-feira, 14/08. Já na quarta-feira, 15/08, foi realizado o reinado de Santa Efigênia. Na quinta-feira, 16/08, acontece o reinado de Nossa Senhora Aparecida.
Nesta sexta-feira, 17/08, realiza-se o reinado de Nossa Senhora do Rosário. Promessa.
No sábado, 18/08, está prevista para acontecer missa às 19 horas, na Matriz.  Em seguida, os ternos dirigem-se até a Capela do Rosário, para a coroação dos novos reis e a troca de bastão para o ano de 2013. E acontece o descimento dos mastros e encerramento da festa.  
Reinado Quilombo
A festa de reinado de Nossa Senhora do Rosário, realizada na comunidade rural do Quilombo, está prevista para começar no dia 06/09, com desfile do Boi do Rosário.
Na sexta-feira, 07/09, está prevista para acontecer, às 18 horas, missa conga. Em seguida, levantamento dos mastros. No 08/09 e no dia 09/09, acontecem a festa de reinado com desfile de reis, rainhas e ternos. E, na segunda-feira, 10/09 está previsto para acontecer, às 19 horas, a descida dos mastros. 



ENSINO


Secretaria de Educação está realizando cadastramento escolar

As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira, 17/08


A Prefeitura Municipal de Carmo da Mata, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando o cadastramento escolar para o ano letivo de 2013. As inscrições, que começaram no dia 06/08, foram prorrogadas até o dia 17/08. O cadastramento poderá ser feito pelos responsáveis das crianças, na sede da secretaria de Educação, que fica na Rua Virgílio Silveira, centro, no horário de 8h às 14horas.
Este primeiro cadastramento é para as crianças que deverão iniciar suas atividades no ensino fundamental e que tenham até seis anos completos ou que irão completá-los até o dia 31 de março de 2013.
Para realizar o cadastramento escolar das crianças, os responsáveis pelo aluno devem apresentar a certidão de nascimento e um comprovante de residência. Já os alunos que estão matriculados na educação infantil (antigo pré de 5 anos) possuem vaga garantida e não precisam fazer o cadastramento.
No final de dezembro, os estudantes receberão em suas casas uma carta com a indicação da escola para a qual foi encaminhado.
De acordo com a secretária de educação, Beatriz Helena Corrêa de Almeida, as matrículas para a educação infantil de 4 anos (Cemei) e educação infantil de 5 anos, vão ser realizadas na última semana de outubro, também na secretaria de educação. 
A secretária ainda destacou a importância do cadastramento. “O cadastramento é um levantamento utilizado para planejar e garantir vaga do estudante na rede municipal e é muito importante que os pais não percam o prazo de cadastramento. Gostaria também de lembrar que para a educação infantil não há transporte escolar”, declarou Beatriz.
Foto: Hérica Viotti